Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Educação Física em contexto de pandemia: influência sobre a força muscular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
8694_18487.pdf813.38 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, na Escola Secundária, durante o ano letivo de 2020/2021, sob o acompanhamento e supervisionamento do professor cooperante e do professor orientador. O trabalho desenvolvido ao longo do ano e a intervenção prática foram centrados em três turmas do ensino secundário e uma turma do ensino básico, a turma 10º CT3 (turma residente), 12º CSE (turma partilhada), 11º CT2 (turma de observação) e uma turma de 5º ano. Com o estágio pretende-se aplicar todos os conhecimentos teóricos adquiridos e aplicá-los na prática, efetuar uma preparação inicial do professor de educação física, que posteriormente irá integrar o mundo do trabalho. As tarefas realizadas durante o estágio foram a condução do ensino de três turmas, a sua conceção, em que se desenvolveu o plano anual de turma, as unidades didáticas e os planos de aulas, a execução, em que foram lecionadas as aulas e a avaliação diagnóstica, formativa e sumativa. Parte desta lecionação foi realizada à distância, em regime online, devido ao período de confinamento. Tivemos ainda oportunidade de lecionar a modalidade de futsal no escalão de juvenis no desporto escolar e de vivenciar uma parte do papel de diretor de turma, colaborando na elaboração de documentos, reuniões com alunos, pais e professores. Para além destas tarefas, colaborou-se em projetos de integração com o meio e a comunidade escolar. Uma das componentes do estágio envolveu o desenvolvimento de um estudo com o intuito de verificar o efeito das aulas de educação física à distância num período 9 semanas, na força muscular dos alunos do ensino secundário. 50 estudantes foram avaliados na força inferior (salto horizontal), força média (abdominais) e na força superior (flexões de braços) antes e após o período de confinamento. Os resultados obtidos indicaram que houve uma melhoria significativa no teste flexões de braços (13.00 ± 7.40 vs. 15.65 ± 9.07, p<0.05), mas não se verificaram diferenças no salto horizontal e abdominais. Assim, as aulas de educação física mesmo que realizadas à distância parecem contribuir para a manutenção ou melhoria da força nos alunos do ensino secundário.
The pedagogical internship was carried out at the Fundão Schools Group, at Escola Secundária, during the 2020/2021 school year, under the monitoring and supervision of the cooperating teacher and the guiding teacher. The work developed throughout the year and the practical intervention were centered on three secondary school classes and one primary school class, the 10th CT3 class (resident class), 12th CSE (shared class), 11th CT2 (observation class) and a 5th grade class. The main objective of the internship was to be able to apply all the theoretical knowledge acquired and apply it in practice, to carry out an initial preparation of the physical education teacher, who will later integrate the world of work. The tasks performed during the internship were conducting the teaching of three classes, where the design part was carried out, where the annual class plan, the didactic units and the lesson plans were created, then the execution part was carried out. where the classes were taught. Throughout this process, we carry out the assessment, of three types, diagnostic, formative and summative. Part of this teaching was carried out online, with distance classes, during the confinement period. Futsal was taught at the youth level in school sports. We had the opportunity to experience part of the role of the class director, where documents were prepared, and students collaborated in meetings with the respective class director, parents and teachers. In addition to these tasks, it collaborated on integration projects with the environment and the school community. The study aimed to verify the effect of physical education classes online over a 9-week period on the muscle strength of secondary school students. 50 students were evaluated in lower strength (horizontal jump), medium strength (abdominals) and upper strength (push-ups) before and after the confinement period. The results obtained indicated that there was a significant improvement in the push-up test (13.00 ± 7.40 vs. 15.65 ± 9.07, p<0.05), but there were no differences in the horizontal jump and sit-ups. Thus, physical education classes, even if held at a distance, seem to contribute to the maintenance or improvement of strength in secondary school students.

Description

Keywords

Aprendizagem Educação Física Ensino Intervenção Pedagógica Professor

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue