Browsing by Author "Fazenda, Iara Alexandra Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção da Qualidade do Ambiente Educativo no Mestrado Integrado em MedicinaPublication . Fazenda, Iara Alexandra Matos; Neto, Isabel Maria Fernandes; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias RodriguesO ambiente educativo é definido por tudo aquilo que se passa na sala de aula, na faculdade, na instituição, englobando assim características físicas, sociais, tecnológicas e psicológicas. Tanto os aspetos positivos como os aspetos negativos do ambiente educativo vão ter influência sobre como o aluno se sente na sua escola médica. Deste modo, a forma como o ambiente educativo é percecionado pelos alunos tem um impacto profundo neste e na sua formação, nomeadamente nos seus resultados académicos e profissionais, na sua motivação, no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Por estas razões, demonstrou-se relevante avaliar qual a perceção dos alunos de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde quanto ao seu ambiente educativo. Com essa finalidade, aplicou-se um questionário aos alunos de medicina que tinham concluído o 3º ano curricular, ao longo de 7 anos letivos (2014/15 até 2020/21). Em geral, os resultados foram bastante positivos e demonstraram que os alunos de medicina da Universidade da Beira Interior têm uma perceção bastante boa do seu ambiente educativo. Porém, existem ainda áreas que requerem melhoria, tendose destacado sobretudo a área da investigação, na qual os alunos demonstraram sentir falta de oportunidades e de motivação. Através da avaliação da perceção dos alunos do seu ambiente educativo é possível identificar quais as áreas onde as medidas de melhoria a aplicar são mais urgentes e posteriormente, através da aplicação de questionários, avaliar se as medidas implementadas tiveram impacto na opinião dos alunos.