Browsing by Author "Fazenda, Tatiana Baltazar"
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- O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicasPublication . Fazenda, Tatiana Baltazar; Camilo, Eduardo José MarcosApesar da evolução que o Ensino Superior tem vindo a mostrar em Portugal, a conjuntura actual em que o País se encontra, gera alterações estruturais e financeiras obrigando as Instituições a fazerem reajustes nas suas políticas. Aspectos fundamentais como as restrições financeiras, as transformações ocorridas na sociedade em geral e no meio em que se insere, a concorrência acrescida, a inadequação entre a oferta de formação ao nível superior e a procura dessa formação pelo mercado de trabalho, bem como a redução do número de candidatos ao Ensino Superior, tornam complexa a actuação das Instituições de Ensino Superior no mercado. A sua sobrevivência dependerá em grande parte do seu espírito de inovação, do conhecimento, da sua capacidade de captação, relacionamento e adaptação às necessidades do público-alvo, e fundamentalmente da sua estratégia no mercado. Assim, as Instituições de Ensino Superior para conseguirem obter elevados níveis de competitividade., deverão definir um plano estratégico de actuação, bem como optar por uma metodologia voltada para a política de Marketing e Relações Públicas. Desenvolvido em duas partes, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o trabalho a seguir apresentado tem como objectivo fundamental perceber a importância da participação em Feiras como estratégia desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior. Note-se que as Feiras vão aqui ser trabalhadas como o instrumento de comunicação mais relevante para estas instituições, inserido no campo das Relações Públicas. Para tal, em primeiro lugar e baseado numa componente mais prática, é apresentado o Relatório de Estágio que surge no âmbito do Estágio realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Nele apresenta-se um enquadramento ao nível de conteúdos teóricos e práticos, e encontram-se descritas as actividades relacionadas com a operacionalidade do Gabinete. Ainda nesta primeira parte é feita uma correlação entre os conteúdos curriculares trabalhados na Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e as actividades exercidas ao longo do Estágio. Perceber até que ponto existe essa correlação e a sua importância. Na segunda parte, a dissertação teórica, trata inicialmente um paralelo entre as Relações Públicas e o Marketing, o conceito de Marketing, o Marketing de Serviços, o Ensino Superior como um serviço, os elementos do Marketing Mix aplicados a este campo. Ainda dentro da segunda parte, é trabalhado o estatuto das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superior e os seus instrumentos, dois quais no último capítulo se particulariza e aprofunda o mais relevante para este estudo, as Feiras.
- A influência dos media no futebol profissional português: um estudo qualitativo sobre as perceções dos jogadores, treinadores e assessores de comunicaçãoPublication . Fazenda, Tatiana Baltazar; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daAo longo dos anos a relação entre o futebol e os media tem vindo a modificar e a intensificar-se. Por um lado, a profissionalização das suas organizações e por outro, o crescimento dos media e o seu impacto na sociedade. Os media transmitem mensagens que podem influenciar normas, condutas e valores sociais, transformando a imagem de muitos jogadores de futebol profissional ao tornarem-nos famosos. As suas vidas dentro e fora de campo mostraram-se apetecíveis aos olhos dos media e dos seus consumidores, podendo com isso sofrer consequências no seu desempenho desportivo. Numa relação que se pretende que seja cada vez mais disciplinada e menos perturbadora, este estudo tem como objetivo primeiro avaliar a relação de influência que os media exercem sobre os jogadores de futebol profissional, nomeadamente no que respeita ao desempenho desportivo. Para o efeito desenvolveram-se três estudos nos quais procurámos: a) primeiramente realizar uma revisão da literatura do tipo narrativa, no sentido de contribuir para uma melhor compreensão da relação de convivência complexa e mutuamente vantajosa entre o futebol e os media, cuja evolução tem vindo a acontecer ao longo de várias décadas; b) analisar como a influência dos media é percebida pelos jogadores profissionais de futebol, principalmente no que diz respeito ao seu desempenho desportivo; c) por último investigar a influência dos media no futebol profissional, considerando a perceção dos treinadores e dos assessores de comunicação dos clubes. Tendo por base uma amostra de 37 jogadores profissionais de futebol, 7 treinadores e 5 assessores de comunicação foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para avaliar a relação atual entre estes e os media. Os resultados mostram a existência de um número reduzido de estudos que interliguem na academia, a temática da comunicação ao futebol profissional. No primeiro estudo denotou-se alguma dificuldade em definir um modelo comunicacional específico ao desporto particularmente, no que diz respeito à sua hipotética relação causa/efeito (emissão de mensagem/efeito sobre o recetor). O segundo estudo demonstrou, a existência de uma relação espontânea e de proximidade entre os media e os jogadores profissionais de futebol bem como, uma influência sentida por estes como relevante e com impacto no seu desempenho desportivo. No terceiro e último estudo, à semelhança do anterior, verificou-se que os entrevistados consideram os media um fator relevante de influência sobre o futebol profissional, com potencial de provocar nas equipas, nomeadamente, estados de falta de confiança, coesão e tensão. Face ao exposto, sugere-se a importância de desenvolver habilidades psicológicas como estratégia para lidar com essa tensão, bem como, a realização de formação interna continua aos jogadores e treinadores de futebol profissional, para obtenção de uma melhor eficácia da comunicação dos clubes.