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- Multi-Hop Simulator for Ad-Hoc IEEE 802.11ePublication . Ferro, João Miguel; Velez, Fernando JoséAbstract|This work addresses the development of a cross-layer wireless network simulator for IEEE 802.11e in a multi-hop environment. Based on a previous simulator created by our research team for physical plus MAC layers, it involved the upgrade of a previous version of that simulator to model the transmission of packets from the source to the destination using intermediate nodes. From the results obtained for an initial routing algorithm, one can conclude that the system is capable of deliver the packets regardless of the source/destination, and successfully calculate several metrics such as end-to-end delay and number of packets lost.
- Helicobacter pyloriPublication . Ferreira, Pedro Manuel Negreiro de Moura; Maçôas, Fernanda Maria TrovãoO Helicobacter pylori (HP) constitui uma entidade fundamental quando nos reportamos à patologia gastro-duodenal. As indicações para a erradicação desta bactéria constituem, actualmente, uma das grandes controvérsias na área da Gastroenterologia. Com o objectivo principal de estabelecer o actual ponto de situação no que diz respeito às indicações para a erradicação do HP, realizámos uma revisão sistemática aprofundada do tema com base em artigos científicos de boa qualidade metodológica. Existem duas indicações inequívocas para efectuar o tratamento de erradicação do HP: a doença péptica ulcerosa e o linfoma MALT gástrico de baixo grau. Apesar da grande e continuada investigação nesta área, persistem ainda algumas dúvidas relativamente a determinadas situações clínicas em que o HP está envolvido como agente patogénico. São elas a dispepsia funcional, a doença de refluxo gastroesofágico e a utilização concomitante de anti-inflamatórios não esteróides. Nos doentes com anemia por deficiência de ferro inexplicada ou com púrpura trombocitopénica idiopática, recomenda-se que a infecção por HP seja investigada e tratada.
- Characterization of oligoadenylate synthetase-1 expression in rat mammary gland and prostate: effects of 17beta-estradiol on the regulation of OAS1g in both tissuesPublication . Maia, C J; Socorro, Sílvia; Schmitt, Fernando; Santos, CecíliaOAS1 belongs to a protein family of interferon-induced enzymes characterized by their ability to catalyze the synthesis of 2'-5'-linked oligomers of adenosine from ATP (2-5A). 2-5A bind to the latent Ribonuclease L (RNase L), which subsequently dimerizes into the active form, acquiring the capacity of cleaving cellular and viral mRNA. Several studies indicate that OAS1 is an important inducer of apoptosis in human cancer cells and that it may be regulated by 17beta-estradiol (E(2)). The aim of this study was to characterize OAS1 gene expression in rat mammary gland and prostate, and to analyze its regulation by E(2) in both tissues. It is demonstrated that OAS1g is the most abundant OAS1 gene expressed in both tissues, and that OAS1 protein is present in the nucleus of rat mammary gland and prostate epithelial cells. In addition, it is shown by Real Time PCR that OAS1g is up-regulated by E(2) in rat mammary gland, but down-regulated in prostate, suggesting that the OAS1g gene may be related to estrogen dependent pathways in rat mammary gland and prostate physiology.
- Línguas em contacto, o ensino do espanhol em contexto pedagógico: um olhar de supervisão num estudo casoPublication . Cacholas, Maria do Rosário Torneiro; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO presente estudo teve como propósito demonstrar e fundamentar a metodologia utilizada no estágio pedagógico de Espanhol no ano lectivo de 2006/07, desenvolvido na Escola Secundária c/ 3.º CEB Campos Melo, na Covilhã, sob supervisão do Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior. Partimos de uma reflexão teórica sobre a supervisão pedagógica e sobre o ensino do Espanhol como língua estrangeira nos ensinos Básico e Secundário em Portugal, sendo esta uma realidade recente que exige a preparação de professores orientadores. Assim, ousamos apresentar neste trabalho o nosso modelo, desde a fase de preparação para a investigação-acção à avaliação do trabalho desenvolvido. Ainda na primeira parte do trabalho, evidenciamos a nossa opção pelo método enfoque por tareas, uma vez que defendemos uma pedagogia centrada no aluno e encaramo-la como uma ciência em constante mudança, salvo o que, em nossa opinião, sempre será clássico no ensino - alunos, professores, escola. Com a apresentação das sequências de aprendizagem, sob forma de portfólio, que os professores estagiários prepararam e executaram, pretendemos defender que o sucesso no processo de ensino-aprendizagem pode passar pela capacidade de organização de cada docente, pela forma como planifica a longo, médio e curto prazos e como aplica na sala de aula o que previamente planificou. O uso do portfólio, além de outras funções, promove o desenvolvimento reflexivo do trabalho docente e obriga a pensar e a variar actividades que levem os alunos a atingir os objectivos comunicativos para cada sequência de aprendizagem. Por último, abordamos, ainda que de forma breve, a questão da avaliação, a qual entendemos como um processo contínuo e regulador que favorece o processo ensino-aprendizagem.
- A necessidade de reinvenção da identidade visualPublication . Belo, Elsa Marina de Oliveira; Tomás, António Rebelo DelgadoNuma sociedade sobrecarregada de informação visual, a existência de uma «identidade visual» actual e bem definida torna-se indispensável para que uma entidade possa captar a atenção do público, tanto a identidade como a imagem institucional têm uma importância crescente na gestão das entidades, nomeadamente das universidades. Dada a emergência da denominada «Sociedade do Conhecimento» e dos novos desafios que são impostos às universidades, estas entram num contexto de mercado onde são exigidos parâmetros de gestão equivalentes aos empresariais. Os componentes intangíveis como é o caso da identidade visual, que iremos analisar, tomam elevada importância. O presente estudo debruça-se sobre a identidade visual institucional, nomeadamente da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, e a necessidade desta ser redesenhada. A base de estudo é uma análise comparada da identidade visual da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, ambas foram identificadas através do brasão, a Universidade da Beira Interior ainda é, no entanto, a Universidade do Minho já renovou o seu símbolo de identificação. Assim, constitui propósito deste trabalho reflectir sobre as motivações que levam ao redesenho da identidade visual institucional, especialmente no caso das universidades do Minho e da Beira Interior.
- A presença da biblioteca escolar na prática pedagógica dos professores da EB 2,3-S Aquilino RibeiroPublication . Dias, Licínia Albuquerque da Costa; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaAcreditamos que a biblioteca escolar e o professor bibliotecário têm um importante papel a desempenhar no desenvolvimento do currículo, não devendo ser encarados como recursos marginais ao processo de ensino e aprendizagem. Com este estudo quisemos saber se e de que modo os professores da EB2,3/S Aquilino Ribeiro integravam nas suas práticas pedagógicas os recursos da biblioteca escolar. Utilizando uma metodologia eminentemente quantitativa, recorremos a um inquérito por questionário. Através deste instrumento de recolha quisemos essencialmente fazer uma descrição da situação problema identificada, visando compreender o problema em extensão e não em profundidade. Procedemos à revisão da literatura, consultámos alguns dos estudos feitos em Portugal sobre esta temática, bem como nos socorremos dos estudos feitos internacionalmente e que evidenciam a importância de um ensino baseado em recursos. Abordámos também a importância da formação da competência leitora nos nossos alunos e que constitui um dos grandes objectivos da Biblioteca Escolar. Com os dados obtidos construímos gráficos de frequência e de distribuição cujos resultados foram alvo de análise. Entre outros dados importantes, os resultados do questionário mostraram-nos que a maioria dos docentes concordava com a importância da biblioteca escolar como centro de recursos pedagógicos na escola. Contudo, a utilização da biblioteca escolar nas práticas lectivas não corresponde à importância que é evidenciada nessa percepção, parecendo existir uma “teorização” da ideia de importância da biblioteca escolar que não tem uma correspondência nas práticas dos docentes.
- Cross-layer multi-hop simulator for ad-hoc IEEE 802.11ePublication . Ferro, João Miguel; Velez, Fernando JoséThe purpose of this paper is to present a custom-made cross-layer network simulator for wireless IEEE 802.11e in a multihop environment. A previous work of our research team created a simulator just for the physical plus MAC layers, which in this work was adapted to model the transmission of a packet from a source to a destination using intermediate nodes. Some initial tests were performed using a simple routing algorithm, and the results obtained from these tests indicate that the system is capable of deliver the packets regardless of the source/destination, and successfully calculates several metrics such as end-to-end delay and number of packets lost.
- O simbolismo da Domus Religionis no Liber de Concordia Novi ac Veteris Testamenti de Joaquim de FiorePublication . Rosa, José Maria SilvaJoaquim de Fiore, nos fins do séc. XII, princípios do séc. XIII, num momento em que a Escolástica está a atingir o seu auge e o estilo gótico se impõe decisivamente como arte dominante, parece inserir-se na tradição desses homens videntes visionários-profetas, cobertos talvez pela ‘sombra de Deus’ ou pela ‘asa do anjo’, pois que, segundo a antiga tradição dos Oráculos Caldaicos, não é o homem que imagina, mas antes o «intelecto divino que enche a alma de símbolos». Ou, dizemos nós, semeia símbolos na alma. Os símbolos seriam assim, literalmente, sementes atiradas ao húmus da alma.
- Implementation of IEEE 802.11e Block Acknowledgement PoliciesPublication . Cabral, Orlando; Segarra, Alberto; Velez, Fernando JoséOptimisation of IEEE 802.11e MAC protocol performance can be performed by modifying several parameters left open in the standard, like buffer size and acknowledgement policies. In this work, an event driven simulator was developed, and a comparison of the results between the case of standalone services and several services supported simultaneously was addressed. With only a single service, higher values for the goodput are obtained for video and background (BK) traffics, while the lowest is found for the voice application. The number of supported users is higher for voice. With mixtures of traffic, when the number of station is small the goodput is lower for voice. However, for higher number of station, the lowest values of the goodput occur for background traffic. By using the Block Acknowledgement (ACK) procedure, for video and BK traffics, the capacity is improved when the number of station is equal or higher than 16 and 12, respectively. From a detailed analysis of the video application, a reduction of more than 40% was achieved in the delay.
- O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicasPublication . Fazenda, Tatiana Baltazar; Camilo, Eduardo José MarcosApesar da evolução que o Ensino Superior tem vindo a mostrar em Portugal, a conjuntura actual em que o País se encontra, gera alterações estruturais e financeiras obrigando as Instituições a fazerem reajustes nas suas políticas. Aspectos fundamentais como as restrições financeiras, as transformações ocorridas na sociedade em geral e no meio em que se insere, a concorrência acrescida, a inadequação entre a oferta de formação ao nível superior e a procura dessa formação pelo mercado de trabalho, bem como a redução do número de candidatos ao Ensino Superior, tornam complexa a actuação das Instituições de Ensino Superior no mercado. A sua sobrevivência dependerá em grande parte do seu espírito de inovação, do conhecimento, da sua capacidade de captação, relacionamento e adaptação às necessidades do público-alvo, e fundamentalmente da sua estratégia no mercado. Assim, as Instituições de Ensino Superior para conseguirem obter elevados níveis de competitividade., deverão definir um plano estratégico de actuação, bem como optar por uma metodologia voltada para a política de Marketing e Relações Públicas. Desenvolvido em duas partes, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o trabalho a seguir apresentado tem como objectivo fundamental perceber a importância da participação em Feiras como estratégia desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior. Note-se que as Feiras vão aqui ser trabalhadas como o instrumento de comunicação mais relevante para estas instituições, inserido no campo das Relações Públicas. Para tal, em primeiro lugar e baseado numa componente mais prática, é apresentado o Relatório de Estágio que surge no âmbito do Estágio realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Nele apresenta-se um enquadramento ao nível de conteúdos teóricos e práticos, e encontram-se descritas as actividades relacionadas com a operacionalidade do Gabinete. Ainda nesta primeira parte é feita uma correlação entre os conteúdos curriculares trabalhados na Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e as actividades exercidas ao longo do Estágio. Perceber até que ponto existe essa correlação e a sua importância. Na segunda parte, a dissertação teórica, trata inicialmente um paralelo entre as Relações Públicas e o Marketing, o conceito de Marketing, o Marketing de Serviços, o Ensino Superior como um serviço, os elementos do Marketing Mix aplicados a este campo. Ainda dentro da segunda parte, é trabalhado o estatuto das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superior e os seus instrumentos, dois quais no último capítulo se particulariza e aprofunda o mais relevante para este estudo, as Feiras.