Browsing by Author "Ferreira, Ana Cristina Almeida"
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- Esgotamento emocional parental face a crianças com problemas de comportamentoPublication . Ferreira, Ana Cristina Almeida; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloA parentalidade representa, para muitos, o papel mais satisfatório desempenhado pelo adulto ao mesmo tempo que se torna no desafio mais exigente no seu ciclo de vida devido às exigências, quer emocionais quer físicas, que acarreta. Assim, tornou-se significativo explorar a emocionalidade, as práticas e dimensões parentais caracterizando, ainda, a sua própria perceção de competência, a noção de coparentalidade e as diferenças de papéis entre mãe e pai. Na presente investigação pretendeu-se analisar o funcionamento parental, mais especificamente ao nível do esgotamento parental e das práticas educativas, dos pais face a crianças com problemas de comportamento. A amostra é constituída por 18 participantes, nomeadamente 9 casais, sendo eles “pais” e “mães” de crianças utentes das consultas externas de pediatria por motivos de problemas de comportamento, indicados para o serviço de psicologia do hospital. No estudo foi aplicado, a ambos os membros do casal, um protocolo que consistia num questionário sociodemográfico e quatro instrumentos de medida psicológica, nomeadamente a Escala de Sentido de Competência Parental, Escala de stress Parental, Escala de Avaliação das Emoções, Questionário de Coparentalidade e o Questionário de Dimensão e Estilos Parentais. Os resultados desta investigação constituíram, à sua maneira, mais um contributo para a compreensão dos fatores que influenciam os níveis de stress parental e para maior conhecimento desta temática. Dos resultados obtidos destaca-se a não verificação de diferenças estatisticamente significativas, em função do género, no que respeita ao stress parental, emocionalidade, coparentalidade, estilos parentais e sentido de competência. Porém, devido ao diminuto tamanho da amostra, estes dados não são passiveis de uma generalização. Verificou-se, também, baixos níveis de stress parental, altos níveis de coparentalidade, altos níveis de competência parental, aliados a um estilo maioritariamente autoritativo.