Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-2"
Now showing 1 - 10 of 51
Results Per Page
Sort Options
- Espalhamento Intraocular e Aberrações Oculares em Pacientes com DiabetesPublication . Magro, Marta Sofia Milheiro Joaquim Chaves; Fonseca, Elsa Susana dos Reis da; Monteiro, Pedro Miguel LourençoIntrodução: A Diabetes Mellitus é uma doença crónica, que nos últimos anos tem tido um crescimento acentuado e que constitui uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. Associado a esta patologia, ocorrem alterações nos principais órgãos do corpo humano, nomeadamente, os olhos. Deste modo, torna-se necessário e útil, o estudo das alterações da qualidade visual, entre elas a qualidade da imagem retiniana, uma vez que os pacientes diabéticos estão sujeitos a alterações precoces quando comparados com pacientes sem esta patologia. Objetivo: Avaliar a influência da Diabetes na qualidade de imagem retiniana através de medições de espalhamento intraocular e aberrometria. Métodos: Estudo caso-controlo em que a população em estudo é portadora de Diabetes, tendo sido constituída por 50 pacientes e a população controlo por 30 pacientes. Ambos os grupos realizaram medições de espalhamento intraocular através do C-Quant (Cataract Quantifier) da Oculus e medições de aberrometria pelo Aberrómetro Topógrafo Corneano OPD Scan III da Nidek. Posteriormente, realizaram a medição da acuidade visual em alto e baixo contraste e responderam a um questionário de encandeamento. Resultados: A dimensão das amostras analisadas para ambos os grupos foi de 50 pacientes com diabetes (59±7 anos) e 30 pacientes sem a patologia (55±10 anos). Quando comparados ambos os grupos, para parâmetros como o espalhamento, embora sem significância estatística nesta variável, os valores foram superiores em pacientes com diabetes. No caso das aberrações, verificou-se significância estatística para o Trifólio Vertical, a Aberração Esférica e o HORMS, observando-se também na análise das aberrações que o grupo com diabetes volta a apresentar valores superiores ao grupo de controlo para estes parâmetros. Aquando da realização de testes de correlação entre os parâmetros anteriormente mencionados, nomeadamente, o espalhamento e as várias aberrações analisadas no estudo, não se verificou a existência de correlações entre estes, à exceção do valor de espalhamento que apresenta correlação positiva moderada com ambas as acuidades visuais e com a idade. Conclusões: O objetivo principal do estudo ficou cumprido, uma vez que se mostrou que pacientes com diabetes apresentam maiores valores de espalhamento intraocular e de aberrações oculares, quando comparados com indivíduos sem esta patologia. A associação entre algumas aberrações e os valores de espalhamento não ficou provada neste estudo.
- Apreciação da competitividade das empresas na presença da discriminação por géneroPublication . Almeida, Rita Alexandra Rodrigues; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesA forma como as pessoas ditas “diferentes” são encaradas no local de trabalho ainda é motivo de discussão. Com o passar dos anos, as organizações têm vindo a lidar com a questão da diversidade, nomeadamente a de género, raça, nacionalidade, cultura, idade, etc. Para isso, os gestores precisam de saber gerir dentro das organizações e valorizar da melhor maneira, com vista a melhor a produtividade nas mesmas. O foco principal desta investigação é evidenciar a discriminação sofrida pelas mulheres no seu local de trabalho e as possíveis desigualdades de género dentro das organizações. Para este estudo empírico, elaborou-se um estudo qualitativo, à base da realização de questionários mistos entregues presencialmente e por via e-mail a entidades empregadoras, na sua maioria, da região de Viseu. Conclui-se que, em muitas empresas existe desigualdade salarial em função do género e ainda existem dificuldades da mulheres crescerem dentro das empresas. De facto, os homens beneficiam de maiores níveis salariais, mesmo quando as mulheres têm o mesmo nível de formação e ocupam as mesmas funções nas empresas.
- Proposta de requalificação urbana na Frente de Mar em São Vicente (Madeira)Publication . Garcês, Catarina Raquel Oliveira; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasO objeto de estudo desta dissertação é a Frente de Mar de São Vicente, na ilha da Madeira. A malha urbana da vila de São Vicente, desenvolve-se ao longo de um vale montanhoso, sendo um local muito procurado para o lazer quer dos seus residentes, quer dos visitantes. A atratividade deste local deve-se, entre outros fatores, às suas verdejantes paisagens montanhosas, que promovem passeios a pé pelo interior da Laurissilva, e que invadem graciosamente as linhas de água, ribeirinha e mar, sendo parte integrante da paisagem das praias naturais. Os pontos turísticos como as grutas de São Vicente, os miradouros, o património histórico e cultural, a prática de inúmeros desportos radicais, escassos na restante região, são fatores que aumentam a procura deste local, aliados à calma e tranquilidade de um ambiente ainda rural e único. Designada por “Capital da Costa Norte” da ilha, esta vila desde há muito que tem vindo a ser alvo por parte do Município, de investimentos no sector do desenvolvimento urbanístico. Contudo, a sua frente de mar continua esquecida e necessita, com alguma urgência, de uma requalificação. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo, elaborar um projeto de requalificação urbana na Frente de Mar em São Vicente, tendo por base a integração do pré-existente com a uma nova proposta de desenho urbano. Desta forma, será possível dar continuidade á linhas articuladoras das vias rodoviárias e pedonais, mantendo os seus espaços públicos, e reconverter um espaço da área de estudo no qual foi apurado forte potencial económico e dinamizador, local. Será implementado um conjunto edificado de uso coletivo, no apoio direto a toda a costa norte que atualmente se encontra carenciada de qualquer tipo de apoios deste género, nas suas proximidades. A proposta aparece como resposta ao levantamento in situ, dos aspetos negativos e positivos, aliados às carências e exigências da população. Assim sendo é apresentado uma proposta urbanística juntamente com um plano de melhoramento de toda a zona de estudo, de modo a cumprir com as exigências populacionais e turísticas, que é uma atividade em grande expansão um pouco por toda a região, na valorização e divulgação da imagem da Vila de São Vicente.
- Os estilos motivacionais, a prática do exercício físico e o bem-estar psicológico em idosos: estudo exploratórioPublication . Ribeiro, Catarina Oliveira; Ramos, Ludovina Maria de Almeida; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsA presente investigação teve como finalidade compreender e analisar os fatores que motivam os idosos a praticar atividade física e de que forma este facto contribuiu para o seu bem-estar físico e psicológico. Desta forma, contextualizou-se a problemática do envelhecimento ativo tendo em conta o Modelo Ecológico de Lawton e os contributos da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan. Para o efeito, descreveu-se e caracterizou-se os estudantes universitários seniores relativamente aos estilos motivacionais, à prática de atividade física e aos níveis de bemestar psicológico, bem como a compreensão de algumas associações entre estas variáveis. Realizou-se um estudo de natureza transversal, constituído por uma amostra de 70 estudantes universitários seniores, estudantes de Universidades Seniores localizadas no Porto e em Santa Maria da Feira. O protocolo de instrumentos administrado aos participantes foi constituído por: o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Regulação de Comportamento no Exercício Físico (BREQ-2) (Palmeira, Teixeira, Silva & Markland, 2007), a Escala de Ânimo ou a Escala de Moral do Centro Geriátrico de Filadélfia; Lawton, 1975; versão portuguesa de Paúl, 1992) e o Mini exame do Estado Mental (Folstein & Mchugh, 1975; adaptado para a população portuguesa por Guerreiro & Colabs, 1994). Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que a maior parte dos participantes tinham um estilo de vida saudável e que, com a entrada nas universidades seniores, aumentaram a prática do exercício físico, sendo que 65 (94.2%) indicaram que estas atividades tiveram impacto nas áreas da sua vida. Para além disso, verificou-se a existência de correlações positivas, estatisticamente significativas, entre a regulação externa e a idade, bem como entre a regulação externa e o número de bisnetos. Os resultados sugeriram, ainda, a existência de uma associação negativa entre a regulação introjetada e a idade, estando as atitudes no envelhecimento associadas positivamente às habilitações académicas e ao tempo na universidade sénior.
- A aula de filosofia como exercício filosóficoPublication . Baptista, Ricardo Miguel Sardinha; Domingues, José António Duarte; Amaral, José António Campelo de SousaEste trabalho é o relatório final do estágio pedagógico feito no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por base a investigação feita sobre os melhores métodos para o ensino da filosofia e do filosofar que despertem genuinamente nos alunos o interesse pelo exame crítico das ideias. Nele se explora, num primeiro momento, a conceção de educação e a possibilidade e importância do ensino de filosofia. Num segundo momento, investigamos a estratégia de ensino-aprendizagem denominada de aprendizagem por inquirição, visto esta ser uma estratégia que estimula a atitude zetética, a cooperação, a tutoria entre pares e a investigação. Num terceiro momento procuramos relatar como foi a aplicação desta estratégia na nossa prática de ensino supervisionada.
- O Turismo na Cidade de BarcelosPublication . Rodrigues, Joana Tamara Figueiredo; Campos, Inês Daniel de; Pires, Amílcar Gil eA presente dissertação tem como principal objetivo promover a valorização turística do património cultural, através de uma proposta de Reabilitação e Requalificação da Casa de Santo António de Vessadas, na localidade de Barcelos. Inicialmente apresenta-se o estudo sobre a história, cultura e evolução da cidade de Barcelos, bem como a importância turística que teve noutros tempos. Deste modo, é importante compreender o que é o turismo atualmente, explorando-se alguns tipos de intervenções na requalificação do património construído, na maioria em estado de ruína ou com necessidade de intervenção, introduzindo novos usos. Com isso procura-se comprovar que, através de um processo de reabilitação e consequente modernização, ainda possa ser uma mais-valia para o desenvolvimento do concelho. A Numa época em que muitos setores da atividade económica se encontram em acentuado abrandamento, o turismo assume um papel cada vez mais preponderante na economia nacional. Deste modo, é essencial compreender qual a melhor forma de reavivar estes espaços nas cidades, como por exemplo com a implementação de novos programas funcionais para este património cultural de excelência, de forma a impulsionar a busca de turismo cultural. Os turistas culturais procuram adquirir e apreender conhecimentos, cultura e vivenciar na prática essas experiências. O trabalho pretende fomentar o património cultural como produto turístico de excelência, garantindo a visitantes/turistas e comunidade local na satisfação das suas necessidades e contribuir com maiores benefícios para desfrutarem das atrações turísticas.
- Perceção de obstáculos ao controlo da Diabetes Tipo 1 em crianças e jovensPublication . Spínola, Jéssica Santos; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daA Diabetes Tipo 1, uma doença crónica caracterizada pela falta de produção de insulina pelo pâncreas e consequente necessidade de insulina exógena, acomete maioritariamente as crianças e jovens. Dadas as características do desenvolvimento psicofisiológico normativo desta faixa etária e a exigência de cuidados diários da doença, o controlo glicémico pode ser difícil de atingir. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo explorar e descrever os principais obstáculos ao controlo da Diabetes Tipo 1, percecionados por crianças e jovens com este diagnóstico e seus cuidadores. Para tal, foi realizada primeiramente uma pesquisa de literatura sobre a vivência de doença crónica e respetivas dificuldades de confronto e adaptação, as características médicas da Diabetes Tipo 1, epidemiologia, tratamento e aspetos cognitivos e emocionais, a adesão terapêutica e suas metodologias de avaliação e preditores, e a psicologia da saúde no processo terapêutico, da qual resultou o enquadramento teórico descrito no primeiro capítulo. Numa segunda fase, e para a realização do estudo empírico abordado no segundo capítulo, foi levada a cabo uma investigação de natureza essencialmente qualitativa junto de dez jovens entre os 10 e os 16 anos de idade, e respetivas mães, a qual foi reportada em formato de artigo científico. Da investigação foi possível concluir que os principais obstáculos/dificuldades percecionados pelos jovens foram a falta de liberdade alimentar comparativamente aos pares, a dor e incómodo de alguns procedimentos médicos e a sensação de insaciedade persistente. Na perspetiva das mães, os principais obstáculos foram as restrições alimentares, a perceção de falta de suporte do médico, a elevada responsabilidade, pressão e stresse sobre o jovem, um funcionamento psicoemocional tipicamente lábil, e a inconformidade, revolta e não-aceitação da doença.
- Esgotamento emocional parental face a crianças com problemas de comportamentoPublication . Ferreira, Ana Cristina Almeida; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloA parentalidade representa, para muitos, o papel mais satisfatório desempenhado pelo adulto ao mesmo tempo que se torna no desafio mais exigente no seu ciclo de vida devido às exigências, quer emocionais quer físicas, que acarreta. Assim, tornou-se significativo explorar a emocionalidade, as práticas e dimensões parentais caracterizando, ainda, a sua própria perceção de competência, a noção de coparentalidade e as diferenças de papéis entre mãe e pai. Na presente investigação pretendeu-se analisar o funcionamento parental, mais especificamente ao nível do esgotamento parental e das práticas educativas, dos pais face a crianças com problemas de comportamento. A amostra é constituída por 18 participantes, nomeadamente 9 casais, sendo eles “pais” e “mães” de crianças utentes das consultas externas de pediatria por motivos de problemas de comportamento, indicados para o serviço de psicologia do hospital. No estudo foi aplicado, a ambos os membros do casal, um protocolo que consistia num questionário sociodemográfico e quatro instrumentos de medida psicológica, nomeadamente a Escala de Sentido de Competência Parental, Escala de stress Parental, Escala de Avaliação das Emoções, Questionário de Coparentalidade e o Questionário de Dimensão e Estilos Parentais. Os resultados desta investigação constituíram, à sua maneira, mais um contributo para a compreensão dos fatores que influenciam os níveis de stress parental e para maior conhecimento desta temática. Dos resultados obtidos destaca-se a não verificação de diferenças estatisticamente significativas, em função do género, no que respeita ao stress parental, emocionalidade, coparentalidade, estilos parentais e sentido de competência. Porém, devido ao diminuto tamanho da amostra, estes dados não são passiveis de uma generalização. Verificou-se, também, baixos níveis de stress parental, altos níveis de coparentalidade, altos níveis de competência parental, aliados a um estilo maioritariamente autoritativo.
- Estudo da aceitabilidade de um veículo para preparações líquidas orais manipuladas na forma de solução autoemulsionantePublication . Castro, Marisa Santos; Santos, Adriana Oliveira dosA dissertação encontra-se dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo descreve a componente de investigação e o segundo corresponde à experiência profissionalizante adquirida no estágio curricular em farmácia comunitária. O projeto desenvolvido na vertente de investigação teve como principal objetivo avaliar a aceitabilidade, pelo parâmetro palatabilidade, de um veículo de soluções autoemulsionantes, também conhecidas pela sigla inglesa SEDDS (Self Emulsifying Drug Delivery Systems), anteriormente desenvolvido com o intuito de facilitar a preparação manipulada de fármacos pouco solúveis na forma de preparações líquidas orais. Foi usado um desenho emparelhado para comparação com um veículo controlo (xarope simples).Assim, foram aplicados questionários, a 50 adultos, a quem foi solicitado que provasse os dois veículos, para avaliação de quatro parâmetros sobre os mesmos com recurso a uma escala hedónica: odor, textura, sabor e sabor que ficou na boca 2 minutos após a toma. O recrutamento foi feito na farmácia São João, na Covilhã. A aceitabilidade do veículo de SEDDS foi significativamente menor do que a do xarope simples. Para que o novo veículo fosse considerado aceitável, a maioria dos inquiridos teria que classificar todos os parâmetros entre “nem bom nem mau” e “muito bom” mas tal não se verificou. Apenas o “odor” e a “textura” tiveram uma classificação positiva, pelo que se pôde concluir que o veículo de SEDDS não foi bem aceite. Para que este seja melhor aceite, terá que se alterar o excipiente responsável pelo seu mau sabor. O segundo capítulo descreve o estágio realizado na Farmácia São João, na Covilhã, entre os dias 23 de janeiro e 2 de junho. O relatório de estágio descreve as atividades realizadas, experiências e conhecimentos adquiridos ao longo das 800 horas de trabalho. O estágio permitiu-me perceber o funcionamento da farmácia comunitária, consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aprendizagem e ter uma melhor perceção do papel do farmacêutico.
- Avaliação do grau de sensibilização dos profissionais de saúde para a problemática da infeção congénita pelo citomegalovírusPublication . Pinto, Ana Patrícia Oliveira; Almeida, Sofia Isabel de AguiarA presente dissertação é dividida em três capítulos. O primeiro capítulo refere-se à investigação desenvolvida no âmbito da avaliação do grau de sensibilização dos profissionais de saúde para a problemática da infeção congénita pelo citomegalovírus (CMV). O CMV é responsável pela principal causa de infeção congénita nos países desenvolvidos, sendo as sequelas maiores em crianças que as mães não possuem imunidade preexistente e contatam pela primeira vez com o CMV na gravidez (infeção primária). Em Portugal, estima-se que aproximadamente 1% dos recém-nascidos estarão infetados pelo CMV. A maioria das crianças infetadas (85-90%) serão assintomáticas à nascença e apenas 10-15% apresentará sintomatologia à nascença, como hepatomegalia, esplenomegalia, microcefalia, diminuição da acuidade audição, calcificações intracranianas e até morte. Devido às consequências inerentes à infeção congénita por CMV, bem como a sua natureza maioritariamente assintomática, leva a que seja uma das maiores preocupações de Saúde Pública. Vários estudos demostram que os profissionais de saúde não se encontram devidamente informados sobre esta problemática, não conhecendo as vias de transmissão, manifestações clinicas e medidas de prevenção. Neste sentido procedeu-se à realização de inquéritos aos profissionais de saúde de cuidados primários dos seguintes Centros de saúde: Covilhã, Fundão, Belmonte, Guarda-Gare, Cinfães, Marco de Canaveses, Santa Maria da Feira, São João de Madeira e Arouca. O segundo capítulo descreve o meu estágio em farmácia comunitária, realizado na Farmácia Gomes Pinho em Arouca. Neste período de estágio tive a oportunidade de conhecer melhor o papel do farmacêutico a nível de gestão, enquadramento legal e na promoção e racionalização do medicamento. Por fim, segue-se o capítulo referente aos estágios realizados nos Serviços Farmacêuticos Hospitalares do Hospital Sousa Martins (HSM). Neste capítulo pretendo resumir os conhecimentos e competências que adquiri durante o estágio sobre as valências e funções desempenhadas pelos farmacêuticos diariamente no hospital.