Browsing by Author "Ferreira, Sandro Alfaro"
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- Automatização de um modelo de análise espacial em SIG para a avaliação do potencial de mobilidade suavePublication . Ferreira, Sandro Alfaro; Santos, Bertha Maria Batista dosA mudança para uma mobilidade de baixas emissões, incorporada numa necessidade crescente de desenvolvimento sustentável, tornam os modos suaves numa alternativa de transporte altamente promovida nas políticas de mobilidade nacional e internacional. Os fatores que podem influenciar a adoção de modos suaves nas viagens diárias urbanas podem ser agrupados em quatro subcategorias: fatores demográficos, económicos, de distância e tempo, e físicos e climáticos. O objetivo principal deste trabalho é automatizar os vários processos necessários para calcular um Índice de Potencial de Mobilidade Suave, representativo da mobilidade pedonal e ciclável em deslocações pendulares, utilizando a funcionalidade ModelBuilder disponível no software ArcGIS. As ferramentas resultantes pretendem apoiar os gestores do espaço urbano na definição de estratégias de mobilidade sustentável e na alocação de recursos. As variáveis consideradas na análise do potencial de mobilidade são a localização dos polos geradores de viagens, a densidade populacional e as características da rede viária (classificação hierárquica e inclinação das vias e a existência de passeios). Para atingir os objetivos foram elaboradas duas ferramentas em ambiente SIG. Uma que permite calcular o tempo de percurso em bicicleta convencional, elétrica e a pé de cada troço da rede analisada (em minutos), cujo resultado suporta a criação da Network Dataset, e outra que calcula, através de uma análise multicritério espacial, os índices de walkability, bikeability (convencional e elétrica) e o potencial de mobilidade suave de cada troço da rede. As ferramentas foram testadas e validadas pela aplicação das mesmas a um caso de estudo, a rede viária do perímetro urbano da cidade da Covilhã. Os resultados mostram que 16,3% das vias no perímetro urbano do município da Covilhã são classificadas com um potencial razoável a muito elevado para a mobilidade pedonal. Para a mobilidade em bicicleta convencional, as vias com potencial razoável a muito elevado sobe para 29,4%, já para a deslocação em bicicleta elétrica esse valor é de 38,7%. Combinando o potencial pedonal com o potencial em bicicleta convencional e, uma distribuição de pesos de 50% para cada modo, 18,6% da rede apresenta aptidão razoável a muito elevada para a mobilidade suave. Considerando a combinação do potencial pedonal e o potencial em bicicleta elétrica, esse valor sobe para 23,4%.