Browsing by Author "Freitas, Petra Ludovina Santos"
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- Motivações para o voluntariado e a iniciativa de crescimento pessoal em estudantes do Ensino SuperiorPublication . Freitas, Petra Ludovina Santos; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraO presente estudo tem como principal objetivo estudar a motivação para o voluntariado e a iniciativa de crescimento pessoal em alunos do Ensino Superior. O estudo apresentado tem como objetivo principal analisar as motivações para o voluntariado em estudantes universitários e a sua perceção de iniciativa de crescimento pessoal. Como objetivos específicos, pretendese, junto de uma amostra de alunos universitários que já praticaram, pelo menos uma vez, atividades de voluntariado: (1) Analisar as diferenças entre os sexos ao nível da motivação para o voluntariado; (2) Comparar as motivações para o voluntariado em função do tempo (nº de dias) despendido em atividades de voluntariado; (3) Comparar a iniciativa de crescimento pessoal em função do tempo (nº de dias) despendido em atividades de voluntariado; e (4) Analisar a relação entre as motivações para o voluntariado e a perceção de iniciativa de crescimento pessoal. Finalmente, procurou-se comparar a perceção de iniciativa de crescimento pessoal entre o grupo de alunos que já praticou voluntariado e o um segundo grupo que nunca teve essa experiência. Participaram no estudo 177 estudantes (Universidade da Beira Interior e da Universidade da Madeira), dos quais 119 já praticaram voluntariado pelo menos uma vez [75.6 % do sexo masculino e 23.6% do sexo feminino (com idades compreendidas entre os 18 e 36 anos, (M=20.87 DP=1.827)] e 58 que nunca praticaram voluntariado [ 77.6 % do sexo masculino e 22.4 do sexo feminino (com idades compreendidas entre os 18 e 36 anos, (M=20.93 DP= 1.365)]. Os instrumentos aplicados foram a versão portuguesa do Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Clary & Snyder, 1998) e a Escala da de Iniciativa de Crescimento Pessoal (EICP-II; Robitschek & Keyes de 2009). Os resultados revelaram que estudantes que praticaram maior número de dias voluntariado manifestaram valores superiores de motivação na função valores. A dimensão comportamento intencional da iniciativa de crescimento pessoal prediz positivamente as funções de valores, experiência, crescimento e carreira. Não houve diferenças significativas quanto às dimensões da iniciativa de crescimento pessoal entre os grupos de alunos que já tiveram e nunca tiveram experiências de voluntariado. Os resultados são discutidos no âmbito das potencialidades das atividades de voluntariado para o desenvolvimento pessoal dos estudantes do ensino superior.