Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-19"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A Ideia de LugarPublication . Ferreira, Hugo Miguel Almendra; Oliveira, Tiago de Almada Cardoso Proença deA presente dissertação tem como tema a elaboração de um projeto de arquitectura que consiste numa intervenção sobre um imóvel na praia da Torreira. Constituído por um restaurante e uma pensão, que dão pelo nome comercial “O Moliceiro”. Se o seu nome se relaciona com a região onde o edifício se insere, o mesmo não se pode dizer em relação à sua arquitectura. Daqui nasce a preocupação que preside a esta dissertação, e que se prende com a ideia de lugar, de como certa região se apresenta. Assim, procura-se refletir sobre a forma de intervir arquitetonicamente nesta região que, como outras, foi descaracterizada por um “progresso” desmedido. O lote foi escolhido pelo convívio que tenho com ele desde a minha juventude, e pelas boas recordações que me traz. A ideia passa por manter a mesma função, mas com conceitos diferentes, passando este lote a albergar um hostel com bistrô-bar, agregando uma escola náutica, que se justifica pela carência deste tipo de serviços nesta zona balnear. A nível conceptual procurou-se recriar elementos culturais e históricos deste local, aliando-os ao progresso e à contemporaneidade. Se, por um lado, pretendemos enquadrar elementos que identificam o edifício com uma contextualização cultural, por outro não devemos atribuir a esses elementos a essência da qualidade arquitetónica da intervenção como se estivéssemos a propor um receituário para que toda a construção se uniformize, e se perdesse no processo a especificidade de cada edificação e a singularidade de cada autor. Sendo assim, pretende-se que o edifício se possa inspirar no passado, mas ao mesmo tempo cumpra as necessidades atuais, desta forma modernizando-se e não ficando preso ao passado.
- Uma Análise sobre o Traje Académico PortuguêsPublication . Silva, Rebecca Nantes; Grando, Rafaela Noro; Duarte, Alexsander JorgeA presente investigação toma por objeto de estudo o traje acadêmico do estudante universitário português das Universidades de Coimbra, Beira Interior e Aveiro. Compreendendo que este é símbolo da academia portuguesa e traça uma distinção explícita entre as universidades e a sociedade de outros países. O objetivo geral desta pesquisa é traçar uma análise semiótica mediante os significados das tradições académicas e a forte ligação com o traje, com base nos conceitos de Charles S. Peirce, seguindo a vertente de estudos apresentada pela Dra. Maria Lúcia Santaella, entre outros autores que abordam a semiose no universo da moda como Ana Cláudia Oliveira, Káthia Castilho, Ana Mery Sehbe De Carli. O objetivo específico, por briefing lançado pela TUNA de Aveiro e com base nos estudos iniciados nesta investigação, foi desenvolvido um projeto de design de vestuário de verão para atuações performáticas paralelas estruturado pelos princípios de design de moda e baseado nas tradições, contextos históricos e geográficos e nas necessidades ergonômicas indicadas pelos artistas.
- O outro lado da margemPublication . Vasconcelos, Renato Pinto; Campos, Inês Daniel deDesde sempre que Vila Nova de Gaia está associada à cidade do Porto e a sua relação com o rio Douro que as separa é indescritível, estando estas cidades localizadas nas margens do rio Douro, o triângulo associativo traz vantagens e desvantagens. Ao longo da presente dissertação, pretende-se que este relacionamento se coadjuve e aprofunde de maneira a propor-se um projeto completo e fundamentado que responda a necessidades que se ressaltem na pesquisa efetuada. A proposta de reabilitação e ampliação dos Serviços das Águas de Gaia vem retorquir os conceitos estudados e globalizar todas as componentes intrínsecas quando se pretende construir numa cidade que é Vila Nova de Gaia. Conceitos como património, turismo e cultura são relevantes e essenciais para se reabilitar conscientemente e, conseguir ao mesmo tempo, manter intacta a identidade e memória dos espaços. E não há maior identidade nesta cidade que o Vinho do Porto e as suas Caves e, uma relação entre estes elementos e o conceito projetual terá um reconhecimento elevado e será uma tarefa a aplicar. É deste modo que se propõe o projeto da presente dissertação, com uma componente teórica necessária para toda a compreensão pré-laboral e para um acompanhamento e decisões projetuais imprescindíveis para a coerência e viabilidade da proposta. Uma proposta de um complexo hoteleiro com várias valências que diversificam os serviços prestados e tornam todo o espaço completo e apelativo, respondendo a várias questões e necessidades impostas pela onda de turismo que a cidade tem vindo a adquirir
- Motivações para o voluntariado e a iniciativa de crescimento pessoal em estudantes do Ensino SuperiorPublication . Freitas, Petra Ludovina Santos; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraO presente estudo tem como principal objetivo estudar a motivação para o voluntariado e a iniciativa de crescimento pessoal em alunos do Ensino Superior. O estudo apresentado tem como objetivo principal analisar as motivações para o voluntariado em estudantes universitários e a sua perceção de iniciativa de crescimento pessoal. Como objetivos específicos, pretendese, junto de uma amostra de alunos universitários que já praticaram, pelo menos uma vez, atividades de voluntariado: (1) Analisar as diferenças entre os sexos ao nível da motivação para o voluntariado; (2) Comparar as motivações para o voluntariado em função do tempo (nº de dias) despendido em atividades de voluntariado; (3) Comparar a iniciativa de crescimento pessoal em função do tempo (nº de dias) despendido em atividades de voluntariado; e (4) Analisar a relação entre as motivações para o voluntariado e a perceção de iniciativa de crescimento pessoal. Finalmente, procurou-se comparar a perceção de iniciativa de crescimento pessoal entre o grupo de alunos que já praticou voluntariado e o um segundo grupo que nunca teve essa experiência. Participaram no estudo 177 estudantes (Universidade da Beira Interior e da Universidade da Madeira), dos quais 119 já praticaram voluntariado pelo menos uma vez [75.6 % do sexo masculino e 23.6% do sexo feminino (com idades compreendidas entre os 18 e 36 anos, (M=20.87 DP=1.827)] e 58 que nunca praticaram voluntariado [ 77.6 % do sexo masculino e 22.4 do sexo feminino (com idades compreendidas entre os 18 e 36 anos, (M=20.93 DP= 1.365)]. Os instrumentos aplicados foram a versão portuguesa do Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Clary & Snyder, 1998) e a Escala da de Iniciativa de Crescimento Pessoal (EICP-II; Robitschek & Keyes de 2009). Os resultados revelaram que estudantes que praticaram maior número de dias voluntariado manifestaram valores superiores de motivação na função valores. A dimensão comportamento intencional da iniciativa de crescimento pessoal prediz positivamente as funções de valores, experiência, crescimento e carreira. Não houve diferenças significativas quanto às dimensões da iniciativa de crescimento pessoal entre os grupos de alunos que já tiveram e nunca tiveram experiências de voluntariado. Os resultados são discutidos no âmbito das potencialidades das atividades de voluntariado para o desenvolvimento pessoal dos estudantes do ensino superior.
- Design de Moda num Estudo de Caso: Heart Memory Project numa Universidade SéniorPublication . Santiago, Ana Sofia; Grando, Rafaela NoroEsta dissertação teve como base um estudo de caso realizado na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré com observação participativa nas práticas de desenvolvimento projetual de projeto de design de moda. Através de pesquisa nas áreas do design de moda, bem como a inserção pessoal em campo investigatório, o trabalho apresentado nesta dissertação decorreu pelo Heart Memory Project pautado pela sustentabilidade e o resgate da cultura material, com alunas foi iniciada a abertura de diálogo ao resgate de memória individual e coletiva, principalmente relacionados à moda, costumes e ritos de passagens para suprir, também com este material, o desenvolvimento de processos projetuais de design. O processo projetual tomou por base material um objeto pessoal à escolha das alunas, preferencialmente relacionado com o vestir e que estivesse obsoleto nos seus armários, sem sentido, desatualizado ou que seria descartado. Investigou-se e traçou-se etnograficamente cada uma das alunas, tendo como objetivo revelar parte de uma memória de moda. Além disso, buscouse traçar o perfil de cada aluna na construção de um universo inspiracional pessoal e vincular isso ao processo criativo pelo resgate e upcycling de objetos de cultura material e vinculação emocional com o produto. Foram confecionados 5 objetos - que tomaram por base 4 peças de roupa, bijuterias e restos de outros materiais que estavam em desuso e que por uma revisão de seus conceitos de vestir estas mulheres para o contexto atual (social e de suas próprias afirmações) ganharam uma nova vida e um propósito sentimental mais elevado.