Browsing by Author "Frias, Maria Helena Henriques Marques"
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- Comunicação e desenvolvimento da linguagem: a classificação internacional da funcionalidade na intervenção educativa em alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Frias, Maria Helena Henriques Marques; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaActualmente, promover uma escola inclusiva, vai muito além dos princípios da igualdade e da solidariedade. Incluir uma qualquer criança na escola, significa perfilá-la, para assim desencadear uma verdadeira rede de estruturas internas e externas à Escola, que articuladas entre si e respeitando as especificidades de cada indivíduo, tem a responsabilidade de formar e educar, perspectivando uma inclusão mais alargada: a inclusão social. A presente dissertação circunscreve-se à problemática da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, em contexto pedagógico, com especial incidência, na intervenção educativa destes alunos, cujos comprometimentos situam-se na tipologia da comunicação e linguagem. A Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF), como instrumento comum, utilizado pelas várias áreas sociais, assume um papel preponderante, na despistagem e identificação de factores que determinam a funcionalidade do indivíduo, preconizando um modelo biopsicossocial, que inclui a participação de todos, na individualização das características elementares do ser humano, em detrimento de estereótipos sociais e de esferas de referência. A investigação aqui apresentada tem a configuração de um estudo de caso único, onde se ilustram traços de união entre teoria e prática. Esta metodologia, assente no papel do professor enquanto investigador em acção, permitiu explanar a intervenção educativa com um aluno portador de comprometimentos ao nível da comunicação e linguagem, com base nos pressupostos da CIF e da legislação em vigor, visando o diagnóstico, avaliação e definição de um plano de intervenção pedagógico e didáctico multidisciplinar. Este estudo aparece sustentando por um enquadramento teórico bastante vasto que alude desde o conceito de NEE, passando pela CIF, aspectos específicos da linguagem e suas perturbações, conceito de comunicação, sistemas aumentativos e alternativos de comunicação até ao conceito de avaliação quer em sentido lato, quer no âmbito da intervenção em Educação Especial.