Browsing by Author "Gama, Leonor Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das Experiências de Discriminação e da sua Relação com os Sintomas Psicopatológicos em Estudantes do Ensino Superior PortuguêsPublication . Gama, Leonor Ribeiro; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias RodriguesIntrodução: A discriminação é um fenómeno que tem vindo a ser estudado pelas ciências sociais e humanas, sendo definido como um comportamento enviesado, que abrange situações de tratamento diferencial injustas perante um grupo, assim como de favorecimento de outros, trazendo desvantagens entre os grupos e resultando em sofrimento significativo. A discriminação pode ser motivada por diversas características como: a raça/etnia; o género; a idade; o tamanho/peso; a orientação sexual; a forma de vestir; a religião; a deficiência, entre outros. Este fenómeno está presente nas várias áreas da vida, como nas relações interpessoais, no contexto educacional, no contexto organizacional e na saúde. Os estudantes universitários são também afetados por este fenómeno em diversos contextos. Estas experiências impactam a saúde física e mental das vítimas, estando associadas a níveis psicopatológicos mais elevados. Método: Com o objetivo de avaliar a presença de sintomatologia psicopatológica e a presença de discriminação nos estudantes universitários dos cursos de medicina e psicologia da Universidade da Beira Interior foi construído um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, o GAD-7 para avaliar os sintomas de ansiedade, o PHQ9 para avaliar os sintomas depressivos e a EDE para avaliar as experiências de discriminação. Resultados: Participaram neste estudo 404 estudantes dos cursos de medicina e psicologia da Universidade da Beira Interior, com idades compreendidas entre os 18 e 52 anos (M=20.79; DP=3.42). Destes 83.3% pertenciam ao género feminino e 16% ao género masculino. Os resultados demonstraram que 94% dos estudantes do ensino superior avaliados relatam pelo menos uma situação de tratamento diferencial e que as experiências de discriminação variam de acordo com as variáveis sociodemográficas curso, ano curricular, género, orientação sexual, raça, nacionalidade, nível socioeconómico, religião, posicionamento político, tamanho físico, idade, deficiência e doença cronica. Foi também encontrada a presença de sintomas de ansiedade e depressão na população em estudo, sendo que 58,1% dos estudantes referiu algum nível de ansiedade e 34,7% descreveram níveis moderados a severos de sintomas depressivos. As correlações realizadas demonstraram uma relação entre os sintomas psicopatológicos e as experiências discriminatórias, existindo uma correlação significativa, positiva e forte entre a discriminação e os sintomas de depressão (r=.409; p<.001) e uma correlação significativa, positiva e moderada entre os sintomas de ansiedade e a discriminação (r=.262; p<.001). Conclusão: Os resultados demonstraram que experiências de tratamento diferencial estão presentes na realidade dos estudantes de medicina e psicologia da Universidade da Beira Interior, em variadas situações do quotidiano, pelo que as instituições de ensino superior deveriam investir na implementação de projetos de prevenção e promoção da inclusão no ambiente académico.
