Browsing by Author "Garcia, Bruna Elisabete Nogueiro"
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- O Paradigma da Marca e o seu Impacto na Indústria da Moda e no Comportamento do ConsumidorPublication . Garcia, Bruna Elisabete Nogueiro; Moura, Catarina Isabel Grácio deA palavra Moda traduz um fenómeno complexo, composto de múltiplas vertentes, entre as quais o Design e a comunicação, determinando experiências e afetando comportamentos. Assume assim, na sua constante renovação, uma forte dimensão política, ética, económica e sociocultural. Se, até pouco mais de meados do século XX, esta indústria se constrói a partir de um paradigma que valoriza o designer e a autoria, das últimas décadas deste século aos nossos dias pudemos observar o modo como a marca, na maioria dos casos, passou a imperar sobre o autor, esvaziando-se dele. Grande parte das maiores casas de moda sobreviveram à morte dos seus criadores com a contratação de diretores criativos que, salvaguardando raras exceções, se movem entre marcas, sem particular fidelidade a nenhuma delas. Por outro lado, a necessidade de poderem expandir-se a uma escala global fez com que a maior parte das marcas se deixasse adquirir por corporações e conglomerados, que inevitavelmente colocam o negócio e o lucro como prioridade. O paradigma da marca acompanha profundas alterações socioculturais que denunciam igualmente a alteração de valores que, pouco a pouco, vamos conseguindo observar e confirmar com maior acuidade. Num mundo em que, cada vez mais, as pessoas querem ser vistas e se sentem validadas pelo retorno que obtêm dessa exposição, a marca tem vindo a tornar-se um complemento essencial a esta existência performativa reforçada pelas redes sociais. Esta investigação tem como objetivo compreender o funcionamento intrínseco às marcas de moda pertencentes a distintos setores (haute couture, prêt – à – porter e fast fashion) e, nesse sentido, o impacto que têm não apenas na indústria, mas sobretudo nos consumidores — e quais as estratégias aplicadas para operacionalizar essa influência. Em função dos principais objetivos traçados, a dissertação estrutura-se não só a partir da análise teórica do tema em questão, mas também de outros recursos metodológicos, entre os quais a aplicação de um questionário (difundido e preenchido online) a consumidores de produtos de moda, e ainda um questionário enviado a influencers digitais.
