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- Lean Laboratory – Proposta de Aplicação de Lean a Laboratórios de Ensino e InvestigaçãoPublication . Marcelino, Sara Débora Morgado; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de Miranda; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraDesde o seu surgimento na indústria automóvel, a aplicação da filosofia Lean expandiu-se a diversas organizações, manufatureiras e não manufatureiras, com o objetivo de reduzir os desperdícios. Apesar desta filosofia se estar a tornar popular, inclusivamente em organizações que fornecem serviços, existem poucos estudos que apliquem ferramentas Lean aos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a literatura não contém Modelos de Apoio à Decisão, baseados na filosofia Lean, apropriados à gestão de stocks em laboratórios de ensino e investigação. Perante esta lacuna na literatura, foram utilizadas ferramentas Lean, nomeadamente, o 5S, a Gestão Visual e o Single Minute Exchange of Die (SMED) para melhorar a organização do espaço e, consequentemente, a eficiência das atividades de investigação e ensino desenvolvidas num laboratório universitário de robótica e automação. Adicionalmente, foi concebido um Modelo de Apoio à Decisão que consiste num e-kanban para a gestão de stocks em laboratórios de ensino e investigação. As fórmulas matemáticas incorporadas neste modelo permitem determinar quando e em que quantidade se deve efetuar uma encomenda, levando em consideração fatores como as variações da procura de componentes ao longo do ano letivo, o nível de procura (alto ou baixo) de cada artigo e a deterioração a que os componentes mais frágeis estão sujeitos. Para a testagem do Modelo de Apoio à Decisão, utilizou-se como exemplo um conjunto de artigos que integra o protocolo de uma atividade laboratorial. A aplicação das ferramentas Lean permitiu reduzir movimentos desnecessários e tempos de espera. Comparando o tempo de preparação para efetuar um procedimento experimental no laboratório do estudo de caso antes e depois da implementação de ferramentas Lean, verificou-se uma redução de 93%.
- UAS Application in Agriculture: A Review of Technologies Possible to Apply in PortugalPublication . Almeida, Alex Seyfarth; Silva, Jorge Miguel dos ReisThe world population has been significantly growing over the last years. Consequently, also the needs and search of raw materials and goods has been increasing. In this context, the production, in a sustainable way and in the needed quantities, of food is a source of concern and study. At the same time a big evolution in the Unmanned Aerial Vehicles (UAV) has been verified, both in terms at the level of the equipment, and the operational scenarios where they have been used. Portugal presents itself as a country where the agriculture and livestock activities have a very big predominance in the use of the available soil and the economy. However, the lack of studies and implementation of new technologies keeps on being a limiting factor to the increase of productivity, sustainable use of the available resources and of the value that agriculture adds to the national trade balance. The main objective of this dissertation was to show that it is possible to apply several new methods and techniques, more specifically UAVs, to the Portuguese agricultural scenario. For this extensive research was carried out and a set of studies with the potential to be adapted and implement in Portugal were selected, encompassing different cultures and activities associated with them. After the chosen studies had been exposed and carefully analysed it was possible to perceive that the application of UAS’ in Portuguese agriculture would be a great added value insofar as it could lead to savings of several million euros both in increasing productivity, as well as in reducing costs with chemicals and field tests that are becoming obsolete. The saving of limited natural resources, namely water is also a very important factor.
- Condições de trabalho em arquitetura na Beira Interior: Reflexões com perspetiva de géneroPublication . Nunes, Marta Sofia Mendes; Pedrosa, Patrícia Alexandra Dias Santos; Oliveira, Catarina Sales Barbas deAo longo da história o lugar da mulher na sociedade e no mundo foi sendo definido e redefinido, na maioria dos casos sendo vista como símbolo da casa e da família. No contexto português, a arquitetura que sempre tinha sido vista como uma área muito masculinizada, tem vindo a aumentar a sua taxa de feminização. Atualmente é cada vez maior o número de mulheres a ingressar nos cursos de arquitetura, o que resulta em que cerca de 45% do número de inscritos na Ordem dos Arquitetos sejam do sexo feminino. Apesar de a taxa de feminização profissional ter aumentado significativamente desde o Estado Novo, esta área continua a ser predominantemente masculina e, ao mesmo tempo elitista, o que tem gerado uma certa precarização das condições de trabalho ao longo dos anos. Tendo em conta a democratização e as condições atuais da profissão, bem como a condição de periferia da Beira Interior, propõe-se compreender, segundo uma perspetiva de género, de que forma a precarização atinge quem trabalha nesta região e quais os constrangimentos que o percurso das mulheres arquitetas possam ter. Deste modo foram previamente identificados trinta e um escritórios de arquitetura, que, dentro do território definido, se situam em Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Fundão, Guarda, Mação, Seia e Sertã. Aos trabalhadores dos escritórios identificados foi aplicado um inquérito por questionário com questões de carácter quantitativo e qualitativo. Com base nos resultados obtidos pretende-se retirar conclusões que possam aferir as condições de trabalho destes profissionais; nomeadamente os vínculos laborais predominantes, os horários praticados, as condições remuneratórias e as condições de trabalho, associando estas componentes com a vida pessoal, familiar e com os riscos psicossociais.
- Por uma Arquitectura com sentido(s)Publication . Costa, Vânia Filipa Martins; Garcia, Andreia Sofia OliveiraO presente trabalho para a obtenção do grau de Mestre propõe uma reflexão teórica sobre a forma como vivemos o espaço construído. De forma a considerar a Arquitetura multissensorial como base para o nosso discurso, Juhani Pallasmaa defende que (…) “toda a experiência comovente com a Arquitectura é multissensorial; as características de espaço, matéria e escala são medidas igualmente pelos nossos olhos, ouvidos, nariz, pele, língua, esqueleto e músculos. A Arquitectura reforça a experiência existencial, a nossa sensação de pertencer ao mundo, e essa é essencialmente uma experiência de reforço de identidade pessoal. Em vez da mera visão, ou dos cinco sentidos clássicos, a Arquitectura envolve diversas esferas da experiência sensorial que interagem e fundem entre si.”1 Assim, esta reflexão, centra-se e analisa o impacto das sensações que o espaço arquitetónico exerce sobre a perceção do indivíduo. É assente neste princípio que desenvolveremos as principais premissas do nosso enquadramento teórico. O estudo desenvolve-se em dois momentos, o primeiro, considera uma bibliografia selecionada, que fundamenta a base do discurso teórico, e pretende abordar a dimensão sensorial na Arquitetura e compreender como o Homem vivencia o espaço; o segundo, desenvolve uma interpretação e reflexão autónoma de obras selecionadas do Arquiteto suíço Peter Zumthor, através da análise de duas obras da sua autoria, escolhidas pela leitura analítica que permitem ao tema em debate. A leitura da bibliografia selecionada permitiu perceber o pensamento dos autores referenciados que são a base do nosso discurso. Como defende Pallasmaa: “É evidente que uma Arquitetura que intensifique a vida deve provocar todos os sentidos simultaneamente e fundir a nossa imagem de indivíduos com a nossa experiência do mundo.” 2 Assim, não obstante o objeto estético ou funcional, a Arquitetura deve ser sentida de forma a estimular todos os sentidos em simultâneo nos seus usuários. Cabe aos Arquitetos, incentivar o envolvimento sensorial na prática da Arquitetura, tendo em conta que, a Arquitetura do espaço, é algo que se concebe e que se cria, tendo a capacidade de provocar emoções e perceções sensoriais que marcam a identidade de determinado espaço e lugar. A Arquitetura deve, assim, refletir a sensibilidade do ser humano que a habita e estabelecer uma relação entre o construído e o Homem no espaço, de forma a aprofundar a íntima relação das sensações com o objeto arquitetónico.
- A Influência do Community Management no Processo de Decisão de Compra: Mi Store PortugalPublication . Gonçalves, Beatriz Marques; Elias, Herlander AlvesEmbora o crescimento das redes sociais seja cada vez mais significativo, a maioria das organizações ainda não se encontra ciente do seu potencial e de como as podem utilizar para beneficiar a sua organização. Na maioria dos casos existe uma ambiguidade entre cliente e membro da comunidade online, por meio da popularização do termo “Customer Relationship Management” (CRM) ou traduzido, “Gestão de relacionamento com o cliente”. Contudo, não é adequado porque os membros da comunidade online não são necessariamente clientes da marca, ou seja, o termo correto será Community Relationship Management (CoRM). Visto que representa com maior exatidão o que as pessoas fazem nas comunidades online, como conversar, criar, contribuir e conectar. As entidades conseguem aproveitar estas tendências, por intermédio de um profissional responsável pela construção e gestão da sua comunidade online, intitulado de community manager, com o intuito de manter relacionamentos estáveis e duradouros. Este estudo discute a comunidade da marca eletrónica, em particular a comunidade online da Xiaomi em Portugal. Resultado de um estágio de quatro meses na agência de comunicação Creative Minds e da execução direta de funções de community manager na marca Xiaomi Portugal e Mi Store Portugal. Os objetivos do mesmo passam por 1) Analisar a influência do magnetismo da Mi Store na confiança da comunidade da Xiaomi; 2) Examinar a experiência e a sua importância na comunidade e 3) Avaliar a credibilidade da marca e a fidelidade da sua comunidade através do community management, aplicado pela mesma nos seus canais digitais. A análise incorporada neste relatório resulta da análise da experiência de consumidores e fãs da marca e o seu contacto com a loja oficial da Xiaomi em Portugal. Como resultado, conclui-se que a implementação do community management na gestão da sua comunidade online teve efeitos significativos e influência no processo de decisão de compra, muitas das vezes determinante para a sua fidelização.
- O Paradigma da Marca e o seu Impacto na Indústria da Moda e no Comportamento do ConsumidorPublication . Garcia, Bruna Elisabete Nogueiro; Moura, Catarina Isabel Grácio deA palavra Moda traduz um fenómeno complexo, composto de múltiplas vertentes, entre as quais o Design e a comunicação, determinando experiências e afetando comportamentos. Assume assim, na sua constante renovação, uma forte dimensão política, ética, económica e sociocultural. Se, até pouco mais de meados do século XX, esta indústria se constrói a partir de um paradigma que valoriza o designer e a autoria, das últimas décadas deste século aos nossos dias pudemos observar o modo como a marca, na maioria dos casos, passou a imperar sobre o autor, esvaziando-se dele. Grande parte das maiores casas de moda sobreviveram à morte dos seus criadores com a contratação de diretores criativos que, salvaguardando raras exceções, se movem entre marcas, sem particular fidelidade a nenhuma delas. Por outro lado, a necessidade de poderem expandir-se a uma escala global fez com que a maior parte das marcas se deixasse adquirir por corporações e conglomerados, que inevitavelmente colocam o negócio e o lucro como prioridade. O paradigma da marca acompanha profundas alterações socioculturais que denunciam igualmente a alteração de valores que, pouco a pouco, vamos conseguindo observar e confirmar com maior acuidade. Num mundo em que, cada vez mais, as pessoas querem ser vistas e se sentem validadas pelo retorno que obtêm dessa exposição, a marca tem vindo a tornar-se um complemento essencial a esta existência performativa reforçada pelas redes sociais. Esta investigação tem como objetivo compreender o funcionamento intrínseco às marcas de moda pertencentes a distintos setores (haute couture, prêt – à – porter e fast fashion) e, nesse sentido, o impacto que têm não apenas na indústria, mas sobretudo nos consumidores — e quais as estratégias aplicadas para operacionalizar essa influência. Em função dos principais objetivos traçados, a dissertação estrutura-se não só a partir da análise teórica do tema em questão, mas também de outros recursos metodológicos, entre os quais a aplicação de um questionário (difundido e preenchido online) a consumidores de produtos de moda, e ainda um questionário enviado a influencers digitais.
- O Espaço Arquitetónico em Contexto de Demência: A Vila Ajardinada como Recurso TerapêuticoPublication . Correia, Ana Cristina Albuquerque; Dias, José da Silva Neves; Esgalhado, Maria da Graça ProençaO presente trabalho elaborado para a obtenção do grau de mestre em arquitetura, aborda o tema do espaço arquitetónico em contexto de demência. Procura-se compreender a influência da composição dos espaços interiores e exteriores nos pacientes com demência, bem como uma possível contribuição para um desejável atraso da doença. A partir de uma revisão da literatura sobre a problemática da demência e da análise de casos de estudo sobre espaços arquitetónicos considerados como modelos de respostas adequadas às necessidades desse setor da população, pretende-se concretizar uma vila ajardinada, na cidade de Mangualde, no distrito de Viseu, com o objetivo de disponibilizar novas linguagens arquitetónicas, pensadas para dar resposta aos seus residentes, pacientes com diferentes características, decorrentes do tipo de demência e do estado degenerativo associado. Pretende-se projetar a vila tendo em conta caraterísticas físicas específicas dos espaços como a luz, a cor, o som, a temperatura, os materiais e a forma, sabendo que estes afetam a perceção do ambiente vivido e, consequentemente, a reação dos doentes no espaço. A criação de um jardim terapêutico e o contacto dos indivíduos com a natureza, serão alvos de análise no presente trabalho, pois permitem uma diversificação e complementaridade capazes de relacionar o exterior com o interior, no projeto que se apresenta. Um dos objetivos principais deste trabalho passa por analisar o papel da arquitetura enquanto recurso terapêutico em distúrbios mentais, de forma a proporcionar sensações que estimulem o bem-estar físico, social e psicológico dos moradores da vila. Através da aplicação de estratégias de conceção arquitetónica, tenta-se validar que a arquitetura provoca influências positivas na vivência do espaço e, através disto, no processo de cura.
- Preditores do Burnout – Análise da Autoeficácia Ocupacional e Indicadores de Saúde MentalPublication . Caseiro, Carolina Filipa Leal; Monteiro, Samuel José FonsecaO presente estudo tem como principal objetivo analisar se existe algum tipo de correlação e efeito preditivo da autoeficácia ocupacional e de indicadores de saúde mental, nomeadamente, a ansiedade e a depressão, no Burnout. Neste estudo, foram aplicados o Questionário Sociodemográfico, o Brief Symptom Inventory – 18, o Burnout Assessment Tool e o Occupational Self-Efficacy Scale. Participaram, na amostra geral, 1667 indivíduos entre os 18 e os 74 anos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, comparativo e transversal. Os principais resultados obtidos por meio de análises de diferença, possibilitam constatar que o burnout varia em função de algumas características sociodemográficas, nomeadamente: do género, do estado marital, das habilitações académicas, do exercício de trabalho por turnos, do estatuto socioeconómico, da situação ocupacional, do setor de atividade e da dimensão da organização. Através dos testes de associação foi possível verificar que existe uma correlação negativa entre a idade e o burnout, como também entre a carga horária e o burnout. Adicionalmente, os resultados obtidos, tanto com os testes de associação como com os modelos de equações estruturais, demonstraram que a baixa autoeficácia ocupacional e os indicadores de saúde (ansiedade e depressão) predizem significativamente o burnout. O aprofundamento do conhecimento, teórico e empírico, sobre preditores do burnout constitui um domínio central para uma intervenção preventiva da Psicologia nos aspetos preditivos, tanto ao nível psicológico, físico, social e organizacional, que permitem o evitamento ou redução da síndrome de burnout e suas consequências e implicações.
- Procura e comportamento de consumo em clínicas de estética: Um estudo de casoPublication . Carmona, Andreia Gonçalves; Paço, Arminda Maria Finisterra doCom esta dissertação, pretende-se realizar um estudo do comportamento do consumidor no ramo da beleza, saúde e bem-estar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do consumidor, em particular, relativamente à depilação a laser, analisando conceitos importantes para a investigação do comportamento do consumidor na área da beleza, saúde e bem-estar. Através da revisão da literatura, foi possível constatar que o comportamento do consumidor é dinâmico, e tem um conjunto de particularidades que devem ser analisadas para o desenvolvimento de ações de marketing. É apresentada a análise deste mercado no mundo, e particularmente em Portugal, através de dados estatísticos desde 2014 até 2021. Por fim, é realizado um estudo de caso para analisar o comportamento do consumidor na região da Beira Interior.
- Cara Mila: Sustentabilidade e Vestuário 3DPublication . Costa, Fabiana da Silva; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Andrade, AdrianaAs tecnologias 3D na moda que surgiram a partir do ano de 2000 imprimiram uma nova noção de criação e modelagem através da participação da tecnologia para a ampliação do fator sustentabilidade na indústria da moda . Propõese a observação da possibilidade de reconhecimento das tecnologias de modelagem 3D, a partir do uso do focalizando o caso da Cara Mila. Tratasoftw are Clo 3D, se de uma marca inglesa instituída com base na sustentabilidade e luxo, sediada na cidade do Porto, Portugal, com características próprias exclusividade, inovação e jovialidade. Por meio de estudo da sustentabilidade na área da moda e com o uso de metodologia experimental, procedeu 2023, com o auxílio destes softwaresse à criação da coleção de primavera/verão . O estudo permitiu à marca acelerar o seu processo de criação e prototipagem das peças, bem como reconhecer todas as falhas das mesmas antes de serem concretizadas fisicamente. Constatouse a carência de conhecimento da área tecnológica, para a q ual a marca se mostrou bastante disponível e interessada. Observou conexão entre a sustentabilidade procurada e as tecnologias 3Dse possibilidades de , um contributo importante do designer de moda formado na UBI, e razão da simbiose entre academia e empres a . Conclui use que uma parceria entre a tecnologia e o cuidado com o ambiente se efetiva no ecrã de um computador e que para tal, é necessário também, formação adequada, boas práticas de investigação, a integração de designers de moda com disponibilidade, bem como, aceitação do novo.