Browsing by Author "Gomes, Beatriz Oliveira"
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- A Relação entre Stress Académico e Síndrome de Burnout em Estudantes de MedicinaPublication . Gomes, Beatriz Oliveira; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: A Síndrome de Burnout (SB) é uma condição psicológica caracterizada por um estado de exaustão emocional, física e mental devido ao stress crónico no local de trabalho, frequentemente associada a profissionais que lidam com uma alta exigência emocional e uma pressão constante, como profissionais da área da saúde. Os estudantes de medicina constituem-se como um alvo vulnerável à SB devido a uma combinação de fatores académicos, emocionais e sociais que caracterizam a formação médica. O curso de medicina é notoriamente exigente e os estudantes enfrentam pressões intensas que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da SB. Na esfera individual, o stress académico tem vindo a ser relacionado com a SB, no entanto manifesta-se a necessidade de explorar mais as especificidades desta relação. Objetivo: Investigar a relação entre o stress académico e a SB em estudantes de medicina. Métodos: Estudo observacional, transversal de natureza descritiva. Foi aplicado um questionário online entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os participantes são estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FM-UC). Os instrumentos usados foram um Questionário de Dados Sociodemográficos e Académicos, Inventário de Fontes de Stress Académico no Curso de Medicina (IFSAM e a Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (EBM)). Foram executadas análises de estatística descritiva e inferencial através do sistema informático Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 28.0 para Windows. Resultados: Na amostra participaram 336 estudantes (média de idade 21.88±3.46, 82.1% mulheres), do 1º ao 6º ano, dos cursos de medicina (FM-UC) (n= 257, 76.5%) e da (FCS-UBI) (n= 79, 23.5%). Os níveis de SB são elevados, sendo mais elevados em alunos do sexo feminino, mais novos, que frequentam anos pré-clínicos. Relativamente ao Stress Académico observou-se que estão relacionadas as variáveis do desejo de abandonar o curso, da automedicação, do rendimento académico e da nacionalidade, sendo que o modelo explica 16.7% da variância. Observa-se uma relação significativa entre o stress académico e a SB sendo que o modelo explica 29% da variância. Outras variáveis relacionadas com a SB são a satisfação com o curso e o rendimento académico. Conclusões: A SB é amplamente prevalente entre os estudantes de medicina. Foi possível de identificar diferenças na prevalência de SB entre subgrupos das variáveis sexo e idade (mais elevadas no sexo feminino e nos mais novos). Verificou-se uma relação estatisticamente significativa entre o stress académico e a SB. A alta incidência de SB nesta população indica uma necessidade urgente de rever o nível de exigência dos cursos, assim como a dinamização de programas de prevenção e tratamento da SB, incluindo medidas para equipar os estudantes com as estratégias efetivas para uma melhor gestão do stress académico.