Browsing by Author "Gomes, Catarina Alexandra Dias Mendes"
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- A formação profissional como ferramenta para a gestão do conhecimento nas organizaçõesPublication . Gomes, Catarina Alexandra Dias Mendes; Pinheiro, Paulo GonçalvesO contexto atual das organizações é caracterizado por mudanças rápidas e incertezas, impulsionadas pela liberalização, desregulamentação e globalização. Nesse cenário, a capacidade de gerir conhecimento torna-se essencial para manter a competitividade e levar ao sucesso. A gestão do conhecimento é um processo coletivo e interativo que envolve a partilha de informação e atitudes ao longo do desenvolvimento do conhecimento, desempenhando um papel fundamental na criação de vantagens competitivas sustentáveis. A formação e o desenvolvimento profissional são vistos como meios pelos quais os indivíduos adquirem aptidões e disponibilizam o seu conhecimento para a estratégia empresarial. O objetivo desta pesquisa é esclarecer a importância da formação profissional como ferramenta estratégica de gestão do conhecimento no desenvolvimento e sucesso de uma organização. Dado que a transferência de conhecimento é um fenómeno subexplorado em Portugal, esta investigação visa preencher essa lacuna tanto do ponto de vista académico quanto prático. Esta investigação procura responder às hipóteses formuladas e contribuir para o entendimento das dinâmicas de gestão do conhecimento e formação profissional nas organizações, bem como para a sua relevância na competitividade e sucesso empresarial. Para alicerçar o estudo, foi efetuada uma recolha de dados, por meio de entrevistas aos responsáveis pela área da formação nas empresas em estudo e um inquérito por questionário, junto dos colaboradores das mesmas, que foram tratados em termos estatísticos. Os resultados obtidos através da análise fatorial, demonstraram que os trabalhadores percebem como é importante a formação profissional na aquisição de conhecimento e desenvolvimento da empresa, no entanto, referem que não aumentam os seus conhecimentos e que os benefícios da formação são muito reduzidos. Com a análise Cluster efetuada, veio reforçar a ideia de que os trabalhadores consideram que a formação leva ao desenvolvimento da empresa, no entanto, há um nicho de respondentes considerável, que desvalorizam a formação, considerando que a mesma não lhes trás qualquer benefício e muito menos conhecimentos adquiridos.