Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-14"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Os lugares esquecidos da Covilhã: Usos temporários para (re)ativação de espaços devolutosPublication . Filipe, Joel Taborda; Castro, Ana Rita Martins Ochoa deOs espaços e edifícios devolutos têm nas cidades um impacto considerável, negativo na maioria dos casos. Esta investigação tem como objeto de estudo a cidade da Covilhã e pretende debater os usos temporários e respetivas arquiteturas como resposta para a (re)ativação desses espaços. Devido ao grande impacto que o processo de industrialização teve nesta cidade, muitas são as fábricas e edifícios que se encontram em abandono. A somar a este conjunto, existem outros na mesma situação, outrora com funções de cariz residencial, cultural, de caráter tanto público como privado, ou até que nunca exerceram as suas funções previstas, por não terem sido concluídos, como as obras embargadas. Perante este enquadramento, o presente trabalho é composto por três partes. A primeira contempla o mapeamento e identificação de um conjunto de edifícios e espaços devolutos passíveis de serem intervencionados, sinalizando-os como espaços de intervenção futura e trabalhando o fator de identidade e memória que estes elementos constituem para a cidade. A segunda parte diz respeito às necessidades funcionais e possíveis usos em três áreas geográficas da cidade para que, assumindo um ato interventivo, a terceira fase do trabalho proponha um gesto arquitetónico em alguns desses espaços. Esta ação projetual concretiza-se através da implementação de usos temporários, que, com o seu caráter efémero e a rapidez de resposta, permitem testar diversas atividades nos vários locais e perceber o sucesso ou o fracasso das mesmas, podendo deste modo efetuar testes até se chegar a um uso definitivo e que sirva a comunidade da melhor forma possível (Oswalt et al., 2013; Patti & Polyak, 2015; Tytgadt, 2018). Na contemporaneidade, as questões ecológicas são cada vez mais pertinentes e não podem ser ignoradas. O facto de se recorrer aos usos temporários pode ser, por si só, uma vantagem em relação a outras práticas e abordagens, por serem mais sustentáveis, por se apropriarem de estruturas existentes em detrimento de construção de raiz e evitarem, nalguns casos, demolições, contribuindo duplamente para um menor impacto ambiental.
- Arquitetura e bem-estar psicológico: Abordagem integrada na terapia Open DialoguePublication . Martins, Maria Rita Simões Moreira Lima; Garcia, Andreia Sofia OliveiraA presente investigação propõe-se estudar a arquitetura aliada à terapia, tema escolhido para a dissertação de final de curso. Com este trabalho tenta-se trabalhar e estudar a reciprocidade da relação ativa entre a mente (Humano) e o espaço (Arquitetura), bem como questionar de que forma é que o espaço, em conjunto com os diferentes sentidos que consegue despertar, poderá contribuir para a terapia. Por conseguinte, exploraram-se as funções da arquitetura e o modo como, ao serviço do bem-estar, tanto físico como psicológico do doente, estas potenciam o ambiente de terapia e de estímulo do paciente. Este tema obrigou, desde logo, a uma rigorosa pesquisa para entender que tipo de influência é que o objeto arquitetónico poderá ter no quotidiano dos pacientes mentais, nomeadamente inquirindo pessoas implicadas no processo terapêutico, provenientes de outras áreas do conhecimento. Toda a pesquisa foi usada com o intuito de conceber um espaço que afete positivamente a vida dos pacientes. Neste sentido, foi importante entender e compreender quais deverão ser os elementos constituintes do programa arquitetónico e como poderão influenciar a qualidade de habitação e, por conseguinte, de vida. Após a definição do tema, assim como do objetivo, deu-se continuidade à investigação, optando-se por uma abordagem metodológica assente numa estruturação teórica, que permitiu enquadrar um conjunto de conceitos e entendimentos de termos de modo inteligível e coerente com a área disciplinar em estudo. Em seguida, aplicaram-se na prática os resultados dessa pesquisa e foi então ensaiado um exercício de estudo prévio destinado ao cuidado de doentes com problemas mentais. Edifício esse que se pretende que sirva dois tipos uso: por um lado, um lugar de tratamento, por outro, um lar para reintegração dos cidadãos na sociedade, com atmosferas consideradas pelos técnicos como acolhedoras, onde os residentes têm à sua disposição dispositivos arquitetónicos que lhes permitem reaprender as tarefas mais simples do dia a dia, aleadas a terapias de grupo e terapias ocupacionais, para que num futuro próximo sejam capazes de viver novamente em sociedade e recuperem a sua independência.
- Coparentalidade e sentido de competência parental em famílias com crianças em idade escolarPublication . Correia, Eliana Teixeira; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraA partir da literatura, é possível perceber que são vários os fatores que contribuem para uma dinâmica familiar harmoniosa e saudável. Entre eles, estão a coparentalidade e o sentido de competência parental que, além de impactarem o bem-estar da família, exercem efeitos a longo prazo no ajustamento infantil. Assim, o presente estudo procura compreender em maior profundidade de que forma o sentido de competência parental, envolvendo a satisfação e eficácia parental, e a coparentalidade, envolvendo a perceção de cooperação, triangulação e conflito, se relacionam. Para isso, foi pedido a pais e mães de crianças com idades compreendidas entre os 6-12 anos (famílias intactas e tradicionais) que preenchessem um questionário sociodemográfico e as versões portuguesas da Parenting Sense of Competence Scale (PSOC) e do Coparenting Questionnaire (CQ). Os resultados permitiram concluir que quanto mais satisfeitos os pais se sentem quanto ao papel parental, mais tendem a cooperar, bem como a evitar o conflito e comportamentos de triangulação na relação coparental. A eficácia parental também revelou uma associação positiva com a cooperação, e negativa com o conflito, apesar de não ter sido verificada nenhuma relação estatisticamente significativa com a triangulação. Adicionalmente, foi possível verificar que tanto a cooperação quanto o conflito predizem a satisfação parental, sendo que a triangulação não demonstrou ser um preditor significativo. Por outro lado, a eficácia parental apenas é predita pela cooperação. Este estudo contribuiu com uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciam o bem-estar, as necessidades e a funcionalidade das famílias com crianças em idade escolar.
- Em nome delas: de histérica a histórica - A mulher como sujeito mitológico na gênese do pensamento ocidentalPublication . Torquato, Luísa Cota; Manso, José Henrique Rodrigues; Veiga, SuzanaDocumentada desde o princípio pela perspectiva masculina, a história da humanidade confrontase com a metade da sociedade que pouco foi descrita como agente atuante: as mulheres. E delas muito se falou, muito se idealizou; em contrapartida muitas de suas vozes foram silenciadas, por séculos. No intuito de observar a história pela perspectiva também das mulheres que muito agiram, questionamos como a mulher se constrói subjetivamente como ser social, e se estes mesmos parâmetros se mantêm atuais. Partimos da época clássica analisando o mito de Deméter e sua Perséfone, e percorremos diversos períodos, centrando-nos na história das mulheres tal como foi difundida, e apontando onde e como as mulheres agiam. No entanto outras ciências como a Arqueologia e a Antropologia são utilizadas como ferramentas fundamentais na análise da narrativa histórica, não somente da forma escrita e falada, como também pictórica. Da mitologia clássica traçamos um caminho até a cultura mais recente, ao analisar algumas representações femininas, principalmente as imagens da Virgem Maria e Maria Madalena, que resumem dois dos principais eixos arquetípicos da construção social feminina: as mulheres bem aceites e as mulheres postas às margens. Das mulheres marginalizadas caminhamos um pouco mais através da Psicologia e da Psicanálise, trazendo à tona as novas estratégias utilizadas pelo campo médico no enclausuramento das mulheres. Grandes cientistas tentaram provar o que a história já há muito suspeitava: somos sujeitos socialmente construídos, apesar da inscrição biológica inata, que em nada altera o ser mulher atual. Busca-se assim com este trabalho contribuir para a reorientação da perspectiva histórica ao incluir a mulher também como agente, ao mesmo tempo que questionamos a sua construção enquanto ser social.
- História e Ficção n’ O Sal da Terra: a trajetória de Padre Antônio Vieira à luz de Miguel RealPublication . Oliveira, Ana Paula Pernambuco; Luis, Carla Sofia Gomes Xavier; Luis, Alexandre António da CostaA presente Dissertação aborda, de modo geral, a trajetória de uma figura incontornável da cultura portuguesa, Padre Antônio Vieira, à luz da obra O Sal da Terra, da autoria do ensaísta/escritor português contemporâneo Miguel Real. Como é apanágio de qualquer trabalho científico, definimos certos conceitos operatórios necessários à execução do presente trabalho, de onde destacamos, a título exemplificativo, o de História, o de Ficção, e o de Metaficção, o de Romance Histórico, o de Barroco e outros relacionados com certas categorias da narrativa. Com efeito, utilizamos O Sal da Terra como corpus principal para a análise levada a cabo que foi sustentada por literatura especializada. Usufruímos ainda de uma entrevista que o ensaísta/escritor teve a gentileza de nos conceder e que se revelou muito proveitosa para compreendermos como se dá a construção do imaginário português contemporâneo através deste personagem que tem grande relevância quer na história e na literatura de Portugal quer na do Brasil.
- A formação profissional como ferramenta para a gestão do conhecimento nas organizaçõesPublication . Gomes, Catarina Alexandra Dias Mendes; Pinheiro, Paulo GonçalvesO contexto atual das organizações é caracterizado por mudanças rápidas e incertezas, impulsionadas pela liberalização, desregulamentação e globalização. Nesse cenário, a capacidade de gerir conhecimento torna-se essencial para manter a competitividade e levar ao sucesso. A gestão do conhecimento é um processo coletivo e interativo que envolve a partilha de informação e atitudes ao longo do desenvolvimento do conhecimento, desempenhando um papel fundamental na criação de vantagens competitivas sustentáveis. A formação e o desenvolvimento profissional são vistos como meios pelos quais os indivíduos adquirem aptidões e disponibilizam o seu conhecimento para a estratégia empresarial. O objetivo desta pesquisa é esclarecer a importância da formação profissional como ferramenta estratégica de gestão do conhecimento no desenvolvimento e sucesso de uma organização. Dado que a transferência de conhecimento é um fenómeno subexplorado em Portugal, esta investigação visa preencher essa lacuna tanto do ponto de vista académico quanto prático. Esta investigação procura responder às hipóteses formuladas e contribuir para o entendimento das dinâmicas de gestão do conhecimento e formação profissional nas organizações, bem como para a sua relevância na competitividade e sucesso empresarial. Para alicerçar o estudo, foi efetuada uma recolha de dados, por meio de entrevistas aos responsáveis pela área da formação nas empresas em estudo e um inquérito por questionário, junto dos colaboradores das mesmas, que foram tratados em termos estatísticos. Os resultados obtidos através da análise fatorial, demonstraram que os trabalhadores percebem como é importante a formação profissional na aquisição de conhecimento e desenvolvimento da empresa, no entanto, referem que não aumentam os seus conhecimentos e que os benefícios da formação são muito reduzidos. Com a análise Cluster efetuada, veio reforçar a ideia de que os trabalhadores consideram que a formação leva ao desenvolvimento da empresa, no entanto, há um nicho de respondentes considerável, que desvalorizam a formação, considerando que a mesma não lhes trás qualquer benefício e muito menos conhecimentos adquiridos.
- O papel dos contos populares na construção dos valores identitários da criança Angolana: análise a partir de sunguilando, de Óscar RibasPublication . Tunganeno, Foiba Luisa Janeta; Vieira, Cristina Maria da CostaA nossa dissertação foca-se sobretudo na definição e no desenvolvimento de temas ligados à tradição oral, o que envolve fenómenos da colonização que resultaram na marginalização dos costumes, até à luta pelo resgate do património cultural pertencente aos nativos desse território. Deste modo, torna-se necessário descrever os métodos viáveis usados para salvaguardar o que era transmitido de boca em boca e, sobretudo, a sua eficácia no contexto atual e as novas formas de interagir com um mundo globalizado, logo, com culturas hegemónicas em relação a outras ao nível do mundo. Ao olhar para a literatura como a chave na defesa das tradições, é imprescindível reconhecer o seu valor e o seu estatuto ao incluir a criança na tradição oral para que a mesma contacte com o seu habitat cultural desde cedo, permitindo o enraizamento e a definição da sua identidade cultural antes de contactar com outras culturas ou conhecimentos mais solidificados. Isso é feito a partir da análise de textos da obra Sunguilando, de Óscar Ribas, para melhor interpretação dos jogos e valores identitários que a criança pode julgar como justos ou injustos de acordo com o conteúdo dos contos.