Browsing by Author "Gomes, Lucas Barbosa"
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- Trilhando histórias - o uso de elementos de composição musical para criação de storytellingPublication . Gomes, Lucas Barbosa; Almeida, Flávio Henrique de; Gonçalves, Helder Filipe Marques PereiraA música está presente em diversos meios de entretenimento, incluindo os videojogos, filmes e séries. Nos videojogos, em particular, a música contempla a essencialidade em destacar momentos-chave na narrativa e intensificar a ação, estando estritamente conectada à narrativa do jogo. Entretanto, muitas vezes, a banda sonora é desenvolvida de forma isolada, sem uma integração harmoniosa com a jogabilidade e a narrativa do jogo, o que pode resultar numa experiência desconexa para o jogador, onde a música não se relaciona de maneira eficaz com o que está a acontecer no jogo. Ter consciência da narrativa e aplicar técnicas vinculadas ao storytelling são um meio de aprimorar a banda sonora e assim também aprofundar a narrativa e a experiência do jogador. Esta pesquisa explora a complexa relação entre composição musical e narrativa nos videojogos, fenômenos relevantes têm sido observados na construção narrativa de experiências interativas. Um aspeto particularmente interessante desta conexão é a aplicação de leitmotive, que são temas musicais recorrentes associados a personagens, lugares ou eventos dentro do jogo. Este estudo examina como a variação intencional de leitmotive ao longo do jogo pode ser correlacionada com a progressão narrativa, conforme demonstrado pelos autores Berry e Vazsonyi (2020), e nos videojogos, em Final Fantasy VII (1997). Assim, o objetivo principal deste projeto é compreender como os elementos composicionais ajudam para a construção da narrativa e a promoção da imersão em videojogos. No mais, propõe-se analisar a integração efetiva da música com elementos visuais e narrativos, a perceber como a música influencia a conexão entre o jogador e o jogo, e investigar estratégias para criar uma narrativa sonora coerente. Busca-se aplicar essas estratégias na produção da banda sonora para o jogo Sands Of Ruins, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior, permitindo uma abordagem prática e aplicada das técnicas de composição musical estudadas e a criação de uma experiência imersiva para os jogadores. Para atingir esses objetivos, o projeto adota uma abordagem de pesquisa mesclada, combinando revisão bibliográfica e produção de banda sonora, proporcionando uma compreensão abrangente e prática da interseção entre composição musical e narrativa nos videojogos.