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Trilhando histórias - o uso de elementos de composição musical para criação de storytelling

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A música está presente em diversos meios de entretenimento, incluindo os videojogos, filmes e séries. Nos videojogos, em particular, a música contempla a essencialidade em destacar momentos-chave na narrativa e intensificar a ação, estando estritamente conectada à narrativa do jogo. Entretanto, muitas vezes, a banda sonora é desenvolvida de forma isolada, sem uma integração harmoniosa com a jogabilidade e a narrativa do jogo, o que pode resultar numa experiência desconexa para o jogador, onde a música não se relaciona de maneira eficaz com o que está a acontecer no jogo. Ter consciência da narrativa e aplicar técnicas vinculadas ao storytelling são um meio de aprimorar a banda sonora e assim também aprofundar a narrativa e a experiência do jogador. Esta pesquisa explora a complexa relação entre composição musical e narrativa nos videojogos, fenômenos relevantes têm sido observados na construção narrativa de experiências interativas. Um aspeto particularmente interessante desta conexão é a aplicação de leitmotive, que são temas musicais recorrentes associados a personagens, lugares ou eventos dentro do jogo. Este estudo examina como a variação intencional de leitmotive ao longo do jogo pode ser correlacionada com a progressão narrativa, conforme demonstrado pelos autores Berry e Vazsonyi (2020), e nos videojogos, em Final Fantasy VII (1997). Assim, o objetivo principal deste projeto é compreender como os elementos composicionais ajudam para a construção da narrativa e a promoção da imersão em videojogos. No mais, propõe-se analisar a integração efetiva da música com elementos visuais e narrativos, a perceber como a música influencia a conexão entre o jogador e o jogo, e investigar estratégias para criar uma narrativa sonora coerente. Busca-se aplicar essas estratégias na produção da banda sonora para o jogo Sands Of Ruins, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior, permitindo uma abordagem prática e aplicada das técnicas de composição musical estudadas e a criação de uma experiência imersiva para os jogadores. Para atingir esses objetivos, o projeto adota uma abordagem de pesquisa mesclada, combinando revisão bibliográfica e produção de banda sonora, proporcionando uma compreensão abrangente e prática da interseção entre composição musical e narrativa nos videojogos.
Music is present in various entertainment media, including video games, films and series. In video games, in particular, music is essential for highlighting key moments in the narrative and intensifying the action, being strictly connected to the game's narrative. However, the soundtrack is often developed in isolation, without harmonious integration with the gameplay and narrative, which can result in a disconnected experience for the player, where the music does not relate effectively to what is happening in the game. Being aware of the narrative and applying techniques linked to storytelling are a way of improving the soundtrack and thus also deepening the narrative and the player's experience. This research explores the complex relationship between musical composition and narrative in video games, relevant phenomena have been observed in the narrative construction of interactive experiences. A particularly interesting aspect of this connection is the application of leitmotifs, which are recurring musical themes associated with characters, places or events within the game. This study examines how the intentional variation of leitmotif throughout the game can be correlated with narrative progression, as demonstrated by the authors Berry and Vazsonyi (2020), and in video games, in Final Fantasy VII (1997). Thus, the main objective of this project is to understand how compositional elements help to build the narrative and promote immersion in video games. In addition, it aims to analyze the effective integration of music with visual and narrative elements, to understand how music influences the connection between the player and the game, and to investigate strategies for creating a coherent sound narrative. The aim is to apply these strategies to the production of the soundtrack for the game Sands Of Ruins, developed as part of the Master's Degree in Digital Game Design and Development at the University of Beira Interior, allowing for a practical and applied approach to the musical composition techniques studied and the creation of an immersive experience for players. To achieve these goals, the project adopts a mixed research approach, combining bibliographic review and soundtrack production, providing a comprehensive and practical understanding of the intersection between musical composition and narrative in video games.

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Banda Sonora Elementos Composicionais Leitmotiv Storytelling Videojogos

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