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- Trilhando histórias - o uso de elementos de composição musical para criação de storytellingPublication . Gomes, Lucas Barbosa; Almeida, Flávio Henrique de; Gonçalves, Helder Filipe Marques PereiraA música está presente em diversos meios de entretenimento, incluindo os videojogos, filmes e séries. Nos videojogos, em particular, a música contempla a essencialidade em destacar momentos-chave na narrativa e intensificar a ação, estando estritamente conectada à narrativa do jogo. Entretanto, muitas vezes, a banda sonora é desenvolvida de forma isolada, sem uma integração harmoniosa com a jogabilidade e a narrativa do jogo, o que pode resultar numa experiência desconexa para o jogador, onde a música não se relaciona de maneira eficaz com o que está a acontecer no jogo. Ter consciência da narrativa e aplicar técnicas vinculadas ao storytelling são um meio de aprimorar a banda sonora e assim também aprofundar a narrativa e a experiência do jogador. Esta pesquisa explora a complexa relação entre composição musical e narrativa nos videojogos, fenômenos relevantes têm sido observados na construção narrativa de experiências interativas. Um aspeto particularmente interessante desta conexão é a aplicação de leitmotive, que são temas musicais recorrentes associados a personagens, lugares ou eventos dentro do jogo. Este estudo examina como a variação intencional de leitmotive ao longo do jogo pode ser correlacionada com a progressão narrativa, conforme demonstrado pelos autores Berry e Vazsonyi (2020), e nos videojogos, em Final Fantasy VII (1997). Assim, o objetivo principal deste projeto é compreender como os elementos composicionais ajudam para a construção da narrativa e a promoção da imersão em videojogos. No mais, propõe-se analisar a integração efetiva da música com elementos visuais e narrativos, a perceber como a música influencia a conexão entre o jogador e o jogo, e investigar estratégias para criar uma narrativa sonora coerente. Busca-se aplicar essas estratégias na produção da banda sonora para o jogo Sands Of Ruins, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior, permitindo uma abordagem prática e aplicada das técnicas de composição musical estudadas e a criação de uma experiência imersiva para os jogadores. Para atingir esses objetivos, o projeto adota uma abordagem de pesquisa mesclada, combinando revisão bibliográfica e produção de banda sonora, proporcionando uma compreensão abrangente e prática da interseção entre composição musical e narrativa nos videojogos.
- Gamificação na Restauração: Como ambientes virtuais impactam a percepção real do paladarPublication . Albuquerque, Maria Nayara de França Del Rio de; Filgueiras, Ernesto Vilar; Rodrigues, Eulerson Pedro FerreiraEsta dissertação empreende uma investigação teórica e exploratória para compreender o impacto da concepção de ambientes virtuais na percepção gustativa durante videoconferências, inspirando-se na proximidade gerada pelos videojogos. O estudo envolveu a representação minuciosa de cenários reais e a criação de ambientes virtuais baseados em pesquisas específicas. Adicionalmente, foram introduzidos ambientes placebo, sem correlação alimentar, e ambientes de videojogos. O escopo da pesquisa está ligado à identificação e análise detalhada de elementos visuais e interativos presentes em ambientes virtuais, com o objetivo precípuo de estabelecer uma consonância sensorial específica com determinados tipos de alimentos. Com isto, o experimento envolveu a apresentação desses ambientes aos participantes, seguida por respostas a formulários acerca da experiência. O objetivo central foi identificar elementos visuais e interativos em ambientes virtuais, estabelecendo uma consonância sensorial com tipos específicos de alimentos. Ao abordar a convergência entre design virtual e experiência gastronômica, a pesquisa busca fornecer resultados para a criação de ambientes digitais que potencializem a apreciação sensorial de refeições específicas. Essa abordagem tem como propósito preencher uma lacuna no entendimento da interseção entre design virtual, experiência do utilizador e vivências gastronômicas.
- Automações e Videojogos: Análise do Impacto na Experiência do Jogador e no GameplayPublication . Laurindo, Clauton Wesley Feitosa; Filgueiras, Ernesto Vilar; Rodrigues, Eulerson Pedro FerreiraNo universo dos jogos digitais, os automatismos emergem como ferramentas em ascensão que impactam diretamente a dinâmica e a experiência dos jogadores. Essas funcionalidades, concebidas para simplificar e agilizar certos aspectos do jogo, tornam-se cada vez mais prevalentes nos designs contemporâneos. Contudo, investigações como a de Fizek (2018) indicam que a incorporação crescente de automatismos suscita questionamentos cruciais acerca do impacto dessas funcionalidades na experiência dos jogadores. Diante da onipresença desses recursos nos designs de jogos, torna-se imperativo compreender de que forma tais automatismos influenciam a vivência dos jogadores e como são percebidos pela comunidade. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo aprofundar a compreensão das automações aplicadas aos jogos digitais, utilizando conceitos do game design e elementos pertinentes na área, como os conceitos de Fun, discutidos por Koster (2004) e Frosi & Siqueira (2019), Flow abordados pelos autores Csikszentmihalyi (2020) e Campos (2022) e o Engagement explorado por Filsecker & Kerres 2014 e Malone & Lepper 1987. Para atingir esse propósito, conduziu-se uma experiência com trinta participantes por meio de um software relevante no cenário de jogos automáticos, denominado MIR4. A fim de capturar diversas perspectivas em relação às automações, os participantes foram divididos em três grupos distintos, realizando as experiências de forma manual, automática e mista. Ao final, foram solicitados a preencherem um formulário planejado sistematicamente para que possamos interpretar os resultados à luz dos elementos aplicados ao game design mencionados anteriormente (Fun, Flow e Engagement). Entre os resultados obtidos destaca-se a considerável necessidade de os desenvolvedores de jogos exercerem um controle preciso na implementação de automações nos jogos, preservando a diversão, a autonomia e o desafio intrínseco ao jogo, sem levar a extremos. Torna-se, então, responsabilidade desses profissionais empregar esses elementos de forma otimizada, visando colher benefícios como a eliminação de tarefas repetitivas e o equilíbrio das demandas cognitivas.
