Browsing by Author "Lamego, Ana Isabel Neves"
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- Impacto do uso de dispositivos digitais em idade pré-escolarPublication . Lamego, Ana Isabel Neves; Jorge, Arminda Maria Miguel; Ferreira, Dário Jorge ConceiçãoA primeira infância é um período fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e socio-emocional da criança. Tendo em consideração o aumento das atividades lúdicas e educativas num mundo cada vez mais digital, assim como a preocupação crescente entre os pais, educadores e profissionais de saúde, torna-se relevante o estudo da influência dos media na saúde e desenvolvimento das crianças. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso de dispositivos digitais em idade pré-escolar, assim como as suas implicações nos padrões de sono, obesidade, visão e comportamento. Neste contexto, foi realizado um estudo observacional, descritivo, analítico e transversal com 107 crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos, que ainda não tinham iniciado o 1º ano de escolaridade. Foram recolhidos dados sociodemográficos, dados sobre o uso de dispositivos digitais, padrões de sono, Índice de Massa Corporal, queixas ou problemas visuais e alterações comportamentais. Os resultados mostraram que a televisão (80,4%) e o telemóvel (67,3%) foram os dispositivos digitais mais utilizados pelas crianças e que 50,5% das crianças utiliza os dispositivos digitais diariamente. O início do seu uso ocorreu predominantemente entre os 12 e os 24 meses de idade (48,6%). Em dias úteis, 43,0% das crianças apresentou um tempo de exposição de ecrã entre 30 minutos a 60 minutos. Por outro lado, aos fins-de-semana, 17,8% das crianças apresentou um tempo de exposição de ecrã entre 3 a 5 horas. As circunstâncias de utilização mais reportadas foram em 40,2% como passatempo e em 29% como tempo de lazer em família e durante as refeições. Verificou-se que 34,6% das crianças está exposta a dispositivos eletrónicos nos 60 minutos prévios à hora de adormecer, não havendo associação estatisticamente significativa com um maior tempo para adormecerem. Neste estudo, demonstrou-se que o tempo de exposição de ecrã aumenta com a idade, tanto em dias úteis (coeficiente de Spearman=0,271; p=0,011), como aos fins-desemana (coeficiente de Spearman=0,345; p<0,001). Verificou-se ainda, que as crianças que mais utilizam dispositivos digitais durante a semana, também os utilizam com maior frequência aos fins-de-semana (coeficiente de Spearman=0,644; p<0,001). Além disso, concluiu-se que 72,2% das crianças com idade inferior a 2 anos apresenta um tempo de exposição de ecrã excessivo face à idade, à semelhança de 53,9% das crianças com idade superior ou igual a 2 anos. Verificou-se ainda que o tempo de exposição de ecrã não mostrou associação estatisticamente significativa com os problemas visuais, o Índice de Massa Corporal, o comportamento ou os padrões de sono. Em suma, constatou-se que as crianças têm acesso a dispositivos digitais de forma precoce e que o tempo de ecrã recomendado facilmente é excedido, principalmente aos fins-de-semana. É importante sensibilizar os cuidadores e profissionais de saúde no que diz respeito a esta temática e promover diferentes atividades lúdicas e educativas alternativas ao uso de dispositivos digitais.