Browsing by Author "Lasca, Lara Sofia Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto INOVA9 Estratégias especificas para a aula de portuguêsPublication . Lasca, Lara Sofia Gomes; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO estudo explora de forma aprofundada o conceito de estratégia pedagógica, contextualizando-o no ambiente educativo, com uma caracterização detalhada e apresentação de alguns modelos teóricos que fundamentam a sua aplicação. Esses modelos, baseados em princípios científicos e pedagógicos, foram analisados para compreender a adaptabilidade e eficácia no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Igualmente, tratamos o conceito de literacia, abrangente ao projeto desenvolvido. No âmbito do estágio pedagógico, – Prática de Ensino Supervisionada (PES) –, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, procedeu-se à escolha criteriosa de um modelo estratégico. Este foi posteriormente adaptado e implementado numa turma específica, estabelecendo-se um paralelismo com as estratégias já aplicadas no projeto Inova9, conhecido por promover práticas inovadoras e colaborativas no ensino. Essa abordagem permitiu não apenas a adaptação do modelo ao contexto real da sala de aula, mas também trouxe uma reflexão crítica sobre como as estratégias pedagógicas podem ser ajustadas às necessidades específicas dos alunos. Paralelamente, foi realizada uma análise de reflexão de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, abrangendo a dinâmica da escola, a interação com os colegas docentes e a implementação de práticas pedagógicas adaptadas ao contexto escolar. Essa vivência prática mostrou-se essencial para a construção de uma base sólida de competências profissionais, sendo um marco importante na minha formação enquanto futura docente de português e espanhol. A experiência não apenas enriqueceu a minha compreensão teórica e prática sobre o ensino de línguas, mas também ressaltou a importância de uma abordagem estratégica, reflexiva e inovadora no processo de ensino-aprendizagem, fatores que considero determinantes para a minha carreira docente.
