Browsing by Author "Lemos, Mafalda Cristina Pereira Mendes da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O multiculturalismo e a multiculturalidadePublication . Lemos, Mafalda Cristina Pereira Mendes da Silva; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaNo presente trabalho irei fazer uma reflexão global do que foi o estágio pedagógico na Escola Básica do 2º e 3º ciclo do Tortosendo, no ano letivo 2012/2013. Quando iniciamos a prática pedagógica não sabemos ao certo o que vamos encontrar. Cada ano letivo é uma verdadeira aventura. Estou no ensino desde 1997 e nunca lecionei dois anos numa mesma escola. Grande parte dos professores vivem esta realidade e no início de cada ano letivo, não têm só que se adaptar aos seus novos alunos, têm também que se adaptar a novos colegas, novos auxiliares da educação, novas instalações e novas localidades. Não é fácil, mas para quem ama a sua profissão, torna-se mais fácil. No primeiro capítulo deste trabalho abordo o tema da multiculturalidade e interculturalidade. A escola do Tortosendo é um exemplo disso. Deparei-me com uma grande variedade de culturas, raças, tradições, religiões. No segundo capítulo apresento a escola. Caracterizo-a e contextualizo-a. É importante dar a conhecer a realidade com a qual me deparei ao longo deste ano letivo. No capítulo três caracterizo o núcleo de estágio e dou a conhecer as aulas assistidas realizadas ao longo dos três períodos letivos. Faço também uma breve crítica aos manuais que foram adotados pela escola e que, logicamente, foram usados para a preparação destas aulas. É certo que os manuais foram utilizados, mas também elaborei outros materiais didáticos novos, fichas informativas, formativas e de trabalho, jogos, músicas e vídeos de modo a diversificar as aulas e a superar algumas limitações que os manuais apresentam. No capítulo seguinte, o quarto, apresento todas as atividades extracurriculares que o núcleo de estágio desenvolveu no decorrer do ano. Procurámos sempre arranjar atividades que envolvessem, não só os nossos alunos, como também os alunos de 6º ano, como forma de os sensibilizar para a escolha da língua espanhola no terceiro ciclo. Farei uma breve conclusão, no quinto capítulo. Finalizo o relatório com os anexos, material que considero essencial para a divulgação e exemplificação de todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo.