Browsing by Author "Lopes, Diana Sofia Barroca"
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- A cosmética verde: A identidade de marca das microempresas portuguesasPublication . Lopes, Diana Sofia Barroca; Paço, Arminda Maria Finisterra doA indústria da cosmética verde é objeto de investigação académica, contudo tem-se vindo a focar mais na perspetiva da procura (consumidores), e não tanto na perspetiva da oferta (marcas). Assim, esta investigação foca-se na identidade da marca de microempresas no ramo da cosmética verde. O mercado da cosmética sólida, em Portugal, era até muito recentemente composto unicamente por microempresas. Estas microempresas têm uma identidade, sendo esta o objeto de estudo com base no modelo de análise de Kapferer (2008). Para preencher as seis facetas do prisma (físico, personalidade, relação, cultura, reflexo e autoimagem) foram entrevistadas oito marcas nacionais que se inserem em pelo menos uma das categorias da cosmética verde: biodinâmico, hipoalergénico, não-OGM (sem organismos geneticamente modificados usados), fair trade, cruelty free, vegan, orgânicos e/ou naturais. Descobriu-se que as principais fontes de diferenciação entre as marcas são o seu design, e respetivos elementos visuais, e a personalidade da marca. Sobre as facetas da cultura e da relação é visível que as marcas, na sua maioria, defendem os mesmos valores e fazem uso dos mesmos canais de comunicação. Constatou-se também que as marcas confundem o modo como os consumidores querem ser vistos, com o público-alvo da marca. As categorias de cosmética verde mais comuns são o cruelty free, vegan e orgânico, e os produtos com maior representação são os champôs, sabonetes e condicionadores. Espera-se que estes resultados possam orientar o caminho a percorrer pelas marcas para a complementação e atualização dos elementos associados à identidade de marca, e incentivar ao estudo deste segmento de mercado e de pequenas marcas nacionais.