Browsing by Author "Madaleno, Bruna Fernanda Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Representações da cultura espanhola em manuais de ELE: uma análise de dois manuais de 7º e 11º anosPublication . Madaleno, Bruna Fernanda Costa; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarO manual escolar, ao longo da sua história, tem reunido várias funções que se conservaram até ao presente. Contudo, o livro didático tem sido, nos últimos anos, bastante questionado, debatendo-se, hodiernamente, o espaço e a importância que este tem, ou deveria ter, no processo de ensino/aprendizagem. No que concerne às disciplinas em que se leciona uma língua estrangeira, o manual escolar é, efetivamente, uma ferramenta didática de que professores e alunos dispõem e utilizam. À luz de tudo isto, revela-se pertinente realizar uma reflexão sobre o seu potencial. Na presente dissertação discorrer-se-á sobre o manual escolar, observando a existência de uma componente essencial e intrínseca à aprendizagem de línguas estrangeiras, ou seja, a cultura. Tal significa que será associada ao compêndio escolar a componente cultural, aferindo a sua presença nesta ferramenta didática e, por conseguinte, perceber em que medida este contribui para a aquisição de conhecimentos concernentes à cultura espanhola. Todavia, para que o manual escolar e a componente cultural possam estabelecer uma relação de complementaridade, é imprescindível compreender, primeiramente, em que consiste competência cultural e intercultural e qual é a presença destas competências no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Seguir-se-á a exposição de uma breve história do manual escolar e do papel que este assume na sala de aula. A compreensão destas matérias é elementar para a realização fidedigna de uma análise qualitativa da presença de conteúdos culturais em dois manuais escolares de espanhol LE que o presente trabalho tem como objetivo estudar.
