Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-20"
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Drivers that lead companies to adopt environmentally sustainable measuresPublication . Pires, Catarina Isabel Maranga; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoUp until the Industrial Revolution, in the eighteenth century, human activity did not have a great impact on the environment. From that point on, however, the great growth of industrialization has taken its toll on the planet. Population has exponentially grown, since that period, and so have their needs; more products/goods are manufactured to meet and capitalize demands, agriculture became intensive with the energy consumption/production following the trend, causing an increase on the GHG emissions, a carefree use of natural resources and the overall destruction of the natural world. In second half of the twentieth century researchers warned the world that the economic model was harming the environment, temperatures were rising, resources were being used without any criteria and the ozone layer was disappearing. Now, in the 21st century, with decades of data in record, the scientific community is sure that, if an alternative for the current economic model is not adopted soon, the consequences will be catastrophic. Because the business role is well-established, changing its approach to the environment becomes a long-term process, not only because it requires a change on manufacturing processes, but also a big investment, nonetheless some companies are taking action and presenting results. Having the previous ideas into consideration, it is necessary to understand what moves and drives companies into adopting environmentally sustainable practices and supported in what type of principles and ideas. To address this purpose, a literature review was performed on several important concepts and the reports on sustainability of two big Portuguese companies were analysed. The results suggest that legislation compliance is the main driver or instrument, but the creation of new value and response to costumers demands on sustainability is also important.
- Proposta de um Centro de Desenvolvimento de Sharing Economy para o Setor Têxtil e do VestuárioPublication . Mingote, Andreia Sofia Braz; Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaO planeta Terra enfrenta, atualmente, as consequências de décadas de excessos, demonstrada pelos padrões exagerados de produção e consumo, o que está a criar instabilidade económica, ambiental e social. A indústria da moda e dos têxteis é uma das maiores potências económicas mundiais, mas também uma das mais poluentes e insustentáveis. Este trabalho procura abordar a Economia Circular e as práticas da Sharing Economy, de modo a encontrar soluções para as necessidades atuais. A metodologia usada baseia-se no estudo do funcionamento da Economia Circular e da Indústria Têxtil e do Vestuário e, na análise de casos práticos da Sharing Economy. A investigação resulta na proposta de um centro de desenvolvimento, o “Covil da Lã - Sharing Economy Center”, aproveitando o potencial histórico e o contexto económico, geográfico e académico da cidade. Assim, o Covil da Lã terá como objetivo principal criar valor social, ambiental e económico localmente, com a integração de práticas colaborativas da Sharing Economy na região, para dinamizar o desenvolvimento da Indústria Têxtil e do Vestuário, e o reconhecimento da Beira Interior como uma referência no sector, enquanto mantém vivas as memórias da cidade-fábrica e a tradição dos lanifícios na Covilhã.
- Adesão ao tratamento e estratégias de coping numa amostra de pessoas com Hipertensão ArterialPublication . Resende, Bárbara do Amaral Freitas; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Gama, Jorge Manuel dos Reis; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daO presente estudo está integrado no projeto “Determinantes de adaptação à doença” que contribui para a avaliação dos fatores psicossociais de pessoas com doenças crónicas, que convivem diariamente com as exigências impostas pelas mesmas. O objetivo geral da presente investigação é avaliar os níveis de adesão ao tratamento e as estratégias de coping em pessoas com hipertensão arterial, assistidas no Centro de Saúde de Vagos. Neste estudo, foram aplicados os questionários sociodemográfico, de Medida de Adesão ao Tratamento (MAT) e o Brief Cope. Participaram 146 indivíduos com hipertensão arterial, 74 homens e 72 mulheres, com uma média de idades de 68.79 anos. Trata-se de um estudo correlacional, quantitativo, comparativo e transversal. Os principais resultados obtidos evidenciam diferenças significativas para a adesão ao tratamento na idade; e entre algumas subescalas das estratégias de coping na idade, género, estado civil e habilitações literárias. Relativamente às características clínicas, para as estratégias de coping verificaram-se diferenças no tempo de diagnóstico, existência de outro problema de saúde crónico e controlo da pressão arterial. Encontraram-se ainda associações entre a adesão ao tratamento e as estratégias de coping, nomeadamente foram verificadas correlações positivas para as subescalas Coping Ativo e Reinterpretação positiva e correlações negativas para as subescalas Auto-culpabilização e Negação. O aumento do conhecimento em relação à adesão e às estratégias de coping revelase fulcral para o desenvolvimento de programas de intervenção eficazes, que possam contribuir para o bem-estar físico e psicológico do doente a longo prazo.
- Exercício físico e bem-estar: motivos hedónicos e eudaimónicosPublication . Silva, Maria Lelia da; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes da; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaA presente dissertação está estruturada em formato de artigo científico, sendo o seu objetivo principal analisar as orientações de bem-estar associados à motivação para a prática de exercício físico, à luz da Teoria da Autodeterminação. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e transversal, que contou com 421 participantes de nacionalidades portuguesa e brasileira, dentre os quais 95 (23.2%) são homens e 314 (76.6%) são mulheres com idades entre 18 e 77 anos (M=32.6; DP=10.8). Foram usados a Escala de Motivos Hedónicos, Eudaimónicos e Extrínsecos para as Atividades (Hedonic. Eudaimonic and Extrinsic Motives for Activities - HEEMA) e o Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-3). Os resultados obtidos revelaram correlações positivas entre as orientações hedónicas e eudaimónicas para a prática de exercício físico, com uma predominância da motivação/orientação eudaimónica, logo seguida da orientação hedónica para o prazer. Os estilos de regulação motivacional para a prática de exercício físico mais prevalentes foram a motivação identificada e a motivação intrínseca, associadas a um comportamento autodeterminado. Em virtude da ausência de estudos nessa área, sugere-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas sobre as orientações de bem-estar neste contexto.
- Gigarte - Agência de Design e ComunicaçãoPublication . Proença, António João Cordeiro; Paiva, Francisco Tiago Antunes deO presente relatório de estágio curricular decorreu entre 1 de outubro e 30 de dezembro de 2019 na Gigarte - Agência de design e comunicação, no âmbito do 2º ciclo de estudos do curso de Design Multimédia da Universidade da Beira Interior. Primeiramente é contextualizado o universo de trabalho da agência e os meus respetivos objetivos e expectativas para o estágio. Como tal, são expostos, em jeito de memória descritiva, incluindo pesquisas, processo criativo, esboços e resultados finais, todas as atividades e projetos realizados, tais como vídeos em motion graphics, páginas web, cartazes e outros materiais gráficos, concebidos para empresas/associações como: Aguarela, Academia de Patinagem da Covilhã/UBI, Associação Empresarial Covilhã Belmonte e Penamacor, Bricomarché Covilhã, Covi Care, Município de Figueira de Castelo Rodrigo e Road Watcher, entre outros. Deste modo, o presente relatório culmina numa aprendizagem adquirida em ambiente académico com a sua aplicação na prática do design, consolidando conceitos fundamentais e uma experiência profissional essencial na preparação para um futuro nesta área de atividade.
- Relatório de Estágio Curricular na empresa Graph&co.Publication . Costa, Francisco Campos da; Paiva, Francisco Tiago Antunes deO presente relatório pretende demonstrar os conhecimentos adquiridos e o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular, no âmbito do mestrado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior, na empresa Graph&co. Iniciando com a apresentação da empresa, dos seus componentes e das suas vertentes, o relatório inclui igualmente uma seleção de projetos, por mim realizados e corealizados, no período definido, representando, de certa maneira, as várias áreas de atuação da empresa. Descreve-se ainda o processo de criação e/ou produção de dois projetos de maior dimensão, quer pela sua importância para o cliente, quer pela complexidade, responsabilidade, tempo e custos envolvidos, atribuindo assim, um maior destaque neste relatório. Por fim, realiza-se uma assimilação de todo o processo evolutivo durante o estágio e uma ponderação sobre o desenvolver das atividades realizadas na empresa acolhedora do estágio.
- Uma “mirada” sobre a relevância de estratégias de aprendizagem afetivas no Ensino de Espanhol Língua EstrangeiraPublication . Gaspar, Mónica Alexandra Simões; Carrilho, Ana Rita de Sousa AguiarO processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira pode sempre representar uma mais-valia quando verdadeiramente valorizado, de diferentes formas, pelos seus intervenientes, sempre com a intenção de o agilizar. Parte dele fazem muitas vezes as estratégias de aprendizagem afetivas, que merecem uma “mirada” atenta e de especial consideração. As estratégias de aprendizagem sempre que utilizadas com o intuito de combater dificuldades e encorajar neste processo, que traça um caminho complexo, podem revelar-se realmente úteis, transformando-o em saber, sabedoria e conhecimento das capacidades do próprio aprendente. Com o passar do tempo, as estratégias de aprendizagem afetivas foram ganhando cada vez mais relevância por se reconhecer que a sua aplicação contribui, em muito, para o desenvolvimento da competência existencial dos aprendentes, concorrendo para uma aprendizagem igualmente motivadora e positiva. Com o intuito de aferir melhor o impacto que estas poderão causar, no presente trabalho são definidos alguns conceitos de destaque, é abordada a sua evolução e complexidade, qual é o papel de alguns intervenientes e o uso e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem afetivas. A fim de verificar se estas últimas marcam verdadeiramente a diferença e se constituem um contributo para um processo de ensino/aprendizagem enriquecedor e muito positivo, foi realizado um trabalho de pesquisa em consonância com a prática pedagógica.
- A comunicação digital nos estúdios de jogos brasileirosPublication . Pinheiro, Jéssica Ronton; Reis, Bruno Miguel Carriço dosA Comunicação no ambiente digital dos estúdios de videojogos brasileiro é o enfoque central desta dissertação, a pertinência da temática reside no potencial de crescimento do setor, bem como no baixo número de estudos que correlacionem a comunicação digital e os estúdios no Brasil. Sob esta perspectiva, fez-se um estudo sobre as ferramentas de comunicação utilizadas pela indústria, como também as práticas de marketing, publicidade e relações públicas, com o intuito de investigar qual o nível de compreensão e de empregabilidade destas ferramentas no cotidiano por parte destas empresas para a construção da comunicação junto aos seus públicos. Também buscouse compreender os elementos envolvidos na elaboração da Arquitetura da Informação e o impacto do mesmo nas organizações. Realizou-se uma análise de conteúdo com um grupo de estúdios brasileiros, foram selecionados uma amostra com cinco empresas do setor, o número reduzido se deu para conseguir analisar de modo mais aprofundado as múltiplas redes sociais utilizadas pelas organizações. O objetivo do trabalho foi o de verificar as estratégias e a construção das marcas de games no país perante seus públicos no ambiente online. Buscando verificar as práticas e como se posicionam as empresas no cenário nacional. Após o desenvolvimento e análise da pesquisa, identificou-se diversos pontos fracos no desenvolvimento comunicacional dos estúdios de videojogos brasileiros, devido a não utilização de estratégias de marketing e publicidade nos canais oficiais dos estúdios. Bem como a não criação de conteúdo e atualizações das redes sociais e também algumas barreiras que precisam ser transpostas pelos estúdios para conseguir desenvolver uma comunicação eficiente e objetiva.
- Relatório de estágio no departamento de Eventos e Marketing da SETsquared PartnershipPublication . Castilho, Mara Sofia Nunes; Gonçalves, Gisela Marques PereiraO presente relatório pretende refletir sobre a importância do planeamento estratégico na comunicação de eventos utilizando como estudo de caso a SETsquared Partnership, organização onde a aluna estagiou durante 6 meses como coordenadora de eventos e marketing, na cidade de Bath, no sul do Reino Unido. O relatório está dividido em três capítulos: 1. Apresentação da organização SETsquared Partnership, o seu funcionamento e a reflexão crítica sobre o estágio; 2. Enquadramento teórico centrado na comunicação estratégica como ferramenta de Relações públicas, que por sua vez é a força impulsionadora do sucesso de eventos de cariz organizacional; 3. Análise do presente plano de comunicação da organização e proposta de um novo plano estratégico que possibilite à organização alcançar melhores resultados.
- Analysis of the regulation of drug uptake and detoxification systems in the blood cerebrospinal fluid barrier: the role of sex hormones and circadian rhythmPublication . Mineiro, Rafael Morais; Paixão, Telma Alexandra Quintela; Gonçalves, Isabel Maria Theriaga Mendes VarandaThe choroid plexus (CP), localized in the brain ventricles, forms the bloodcerebrospinal fluid barrier, which, by the presence of thigh junctions, detoxification enzymes, and membrane transporters limit the traffic of molecules into the brain. Sex hormones influence several CP functions, including its activity as a circadian oscillator. This study aims to evaluate the impact of sex hormones and circadian rhythms in the function of CPs´ membrane transporters. First, we compared the diary expression of Abca1, Abcc1, Abcc4, Abcg4, and Oat3 transporters in the CP of male and female rats. We observed a circadian expression of Abcc1 and Oat3 in female rats and Abcg4 in male rats, suggesting that sex hormones influence the rhythmicity in the expression of these transporters in CP. Next, we also compared the 24 hours transcription profile of Abca1, Abcc1, Abcc4, Abcg4, and Oat3 in the CP of sham-operated and ovariectomized female rats. We found that Oat3 circadian expression is dependent on ovarian hormones. Using an in vitro model of the human blood-cerebrospinal fluid barrier, we also found that methotrexate (MTX), a very unspecific substrate in terms of transport, is transported in a circadian way across this barrier. Moreover, we demonstrate that Abcc4 is also expressed in a circadian way in the human CP epithelial papilloma cells and is partially responsible for the MTX circadian transport across the basal membrane of choroid plexus epithelial cells.