Browsing by Author "Marques, Hugo Daniel de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Marques, Hugo Daniel de Jesus; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Martins, Júlio Manuel CardosoResumo do Capítulo 1. O presente documento surge no âmbito do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, referente ao 2º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio permitiu-nos por em prática todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, através do contacto com o meio e comunidade escolar. Neste documento encontra-se descrito todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015-2016, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. Inicia-se por uma abordagem aos objetivos não só do estagiário, mas também da Escola e do grupo de Educação Física. Depois é efetuada uma breve caracterização da escola e da amostra, assim como é apresentado e descrito um Modelo de Estrutura do Conhecimento. Além do referido anteriormente encontramos, também descritos todo o processo de lecionação de cada unidade didática, assim como, os recursos humanos e materiais existentes. Posteriormente encontra-mos descrita todas as tarefas fundamentais e realizadas junto da direção de turma. Por fim, faz-se referência às atividades não letivas, desenvolvidas pelo Grupo de estágio, nomeadamente no âmbito do Desporto Escolar, e pelo Grupo de Educação Física. Resumo do Capítulo 2. Diversos estudos indicam para o nível por vezes reduzido, quanto á intensidade do esforço físico nas aulas de educação física. Neste estudo, procuramos verificar os valores médios da Frequência Cardíaca (FC) em prática, ao longo das diferentes fases da aula de EF, procurando analisar possíveis diferenças nas aulas de EF em unidades didáticas coletivas e individuais (ginástica e basquetebol). A amostra foi constituída por 10 alunos do género feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos. O estudo realizou-se ao longo de 4 aulas (2 de cada unidade didática), de modo aleatório e consistiu no registo dos valores da frequência cardíaca durante a prática nas aulas, utilizando-se monitores de FC (Polar Electronic, modelo FT1). Após a recolha e análise dos dados obtidos, verificou-se existirem diferenças entre as modalidades, assim como, nas fases que constituem a aula. Os alunos mantêm os valores mais elevados nas aulas de basquetebol, do que nas aulas de ginástica, aquando a fase de exercitação.