Browsing by Author "Marques, Mafalda Gilberto"
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- Impacto Escolar da Dor Crónica em Crianças e AdolescentesPublication . Marques, Mafalda Gilberto; Macedo, Susana AbreuIntrodução: A dor crónica (DC) em crianças e adolescentes constitui um problema de saúde pública de elevada prevalência, afetando cerca de 20% desta população. Além de comprometer a qualidade de vida, interfere significativamente no contexto escolar, uma esfera crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos mais jovens. As repercussões da DC no ambiente escolar, incluindo o absenteísmo, o desempenho e o bem-estar escolar, carecem de uma análise integrada e abrangente. Objetivos: Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da DC no funcionamento escolar de crianças e adolescentes, analisando variáveis como o absenteísmo, desempenho académico e outras associadas ao bem-estar escolar. Adicionalmente, visou-se identificar fatores de risco e fatores mediadores que influenciem a relação entre a DC e o contexto educacional. Métodos: Com base nos critérios PRISMA, realizou-se uma pesquisa nas bases de dados PubMed e Scopus. Foram incluídos estudos originais publicados entre setembro de 2018 e setembro de 2024, que abordassem crianças e adolescentes (6-19 anos) com diagnóstico de DC, definida como dor persistente ou recorrente por mais de três meses, e que analisassem especificamente o impacto escolar. Dos 336 artigos identificados, 21 foram incluídos na análise final. Resultados: A análise revelou uma associação consistente entre a presença de DC e elevadas taxas de absenteísmo escolar, particularmente em casos de dor de maior intensidade. O desempenho académico foi negativamente impactado, especialmente em condições de dor grave ou recorrente, e o bem-estar escolar mostrou-se comprometido, refletindo baixos níveis de satisfação, altas prevalências de estigma associado à condição e dificuldades nas relações interpessoais e ansiedade escolar. O absenteísmo prévio destacou-se como o principal preditor de ausências escolares, enquanto as dificuldades de concentração e os problemas académicos auto-percebidos mediaram parcialmente a relação entre a DC e o menor desempenho escolar. Conclusão: Os estudos analisados confirmam que a DC tem um impacto profundo e multifacetado no contexto escolar. Ao identificar as variáveis do funcionamento escolar impactadas pela dor, este trabalho preenche lacunas existentes na literatura, oferecendo uma base para intervenções educativas e políticas de saúde pública. Estes resultados reforçam, assim, a necessidade de abordagens multidisciplinares que integrem uma intervenção precoce por parte dos profissionais de saúde e formação dos educadores e professores, por forma a criar ambientes escolares mais inclusivos e adaptados e a mitigar os efeitos negativos da DC no percurso académico das crianças e adolescentes.
