Browsing by Author "Martins, Mariana Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação e Proposta de Intervenção nas dimensões: Educação Física de Alta Qualidade e Comunidade Escolar no contexto da ESQPublication . Martins, Mariana Carvalho; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoO presente relatório está dividido em dois capítulos e pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP) e no Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve, no ano letivo 2020/2021. No primeiro capítulo são apresentadas as tarefas que contribuíram para a minha formação como futura docente, e o conjunto de competências que adquiri serão expressas no decorrer do relatório. Consta no mesmo, a contextualização das instituições, os objetivos inerentes a este processo, a caracterização das turmas, bem como aspetos operacionais vivenciados. Apresenta também reflexões acerca da minha participação nas atividades de desporto escolar, direção de turma e outras atividades realizadas na escola. No segundo capítulo, dá-se destaque ao projeto de investigação, com o objetivo de desenvolver estratégias de intervenção na promoção de AF, na dimensão da comunidade escolar na ESQP. Este estudo foi realizado com os alunos, docentes e funcionários, com a participação de 140 inquiridos e pelos docentes e coordenadora de Educação Física. Os valores demonstram que os alunos são mais ativos (65,9%) do que os professores e funcionários, isto porque, as atividades realizadas na escola estão direcionadas para os mesmos. No entanto, não cumprem as recomendações da OMS, evidenciando uma reflexão relativamente à qualidade das aulas de educação física, o tempo que estes estão em atividades sedentárias na escola, a adesão no desporto escolar e na divulgação das atividades realizadas. Relativamente aos professores e docentes estes devem de ser inseridos nas atividades, mantendo-se ativos e incentivando os alunos à prática de atividade física regular, para isso devem de ser criadas estratégias de intervenção.