Browsing by Author "Mattos, Dulce Helena Pissarra de"
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- As aulas de educação física à distância: o efeito dum programa de treino de 8 semanasPublication . Mattos, Dulce Helena Pissarra de; Neiva, Henrique PereiraO presente documento é o relatório do estágio pedagógico referente à conclusão do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado no ano letivo de 2020/2021. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Regional Dr. Dinis da Fonseca- Outeiro de S. Miguel Guarda. O presente relatório visou o desenvolvimento da prática docente no contexto educativo e escolar. A atividade e intervenção pedagógica foi centrada em dois ciclos de ensino, nomeadamente no 3º ciclo do ensino básico (9º ano) e no ensino secundário (12º ano). A atividade desenvolvida envolveu tarefas de planeamento, lecionação e avaliação de várias unidades didáticas de forma presencial, assim como foi possível lecionar Educação Física em aulas à distância. As aulas online desenvolveram-se perante contexto de pandemia de covid- 19 que se estende desde março de 2019. Para além das tarefas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem das turmas envolvidas, foi possível contactar com tarefas inerentes à direção de turma, perceber a dinâmica e participar na modalidade do desporto escolar (voleibol), bem como participar em várias atividades de integração na comunidade escolar. De forma adicional ao estágio pedagógico, foi desenvolvido um trabalho de investigação para verificar o efeito das aulas de educação física lecionadas à distância, durante um período de confinamento com uma duração de 8 semanas constituídas por 16 treinos, na aptidão física dos alunos do ensino básico e secundário. Foram analisadas variáveis de aptidão cardiorrespiratória, força muscular e flexibilidade através da aplicação da bateria de testes FITescola ® antes e após o período de aulas à distância. Os resultados demonstraram diferentes respostas entre os alunos do 9º ano e os alunos do 12º ano no que se refere às variáveis analisadas. Quando comparamos os anos letivos, no ensino secundário foi verificada a melhoria da aptidão cardiorrespiratória, redução da velocidade e agilidade, e a melhoria do salto horizontal. Já os alunos do 9º ano demonstraram melhorias na velocidade de corrida e nas flexões de braços. Considerando a totalidade da amostra, podemos também referir que as aulas de educação física realizadas em regime online foram importantes para a manutenção ou melhoria da aptidão física dos alunos. Esta investigação veio também apresentar um programa de exercícios facilmente aplicável a todas as aulas de educação física poderá motivar o aluno, num período curto da aula e com e resultados positivos.
