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- Do bordado tradicional ao contemporâneo: processos de ressignificaçãoPublication . Silva, Luísa Saraiva Leão Leite da; Grando, Rafaela Noro; Mendes, FranciscaO ato de bordar sempre constituiu uma expressão artística e estética nas sociedades em que esteve inserido. Na atualidade, o destaque da produção de bordados tem recaído sobre seu viés político-social. A presente investigação tem como objetivo principal analisar como esta técnica manual se encontra ressignificada, em diferentes aspectos, através de influências e abordagens contemporâneas. Neste âmbito considerou-se necessário utilizar uma análise interdisciplinar, que perpassou as ciências sociais, antropológicas, o design, a comunicação, a moda e a cultura. Foi realizado um apanhado territorial baseado nos tipos de bordados tradicionais que ainda hoje se encontram presentes no cenário português, com o objetivo de analisar os contextos que influenciaram a resistência dessas técnicas. Este trabalho é composto por uma pesquisa bibliográfica apresentada em capítulos que também foram ilustrados com bordados produzidos pela autora. Esses bordados integram uma coletânea composta por seis obras, constituídas a partir de processos e ferramentas projetuais. No cenário atual, as práticas artesanais podem constituir uma valiosa alternativa à forma de consumo instigada pela Revolução Industrial e massificada pelo modelo capitalista. A produção de séries limitadas de artefatos singulares, inerente ao processo artesanal de produção, possui qualidades estruturalmente sustentáveis. Além disso, alguns nichos de consumidores estão a optar por objetos que possuam maiores significados e personalidade, processo no qual a hegemonia dos produtos deixa aos poucos de fazer sentido.
- Desenvolvimento de um método por cromatografia líquida acoplada a um detetor de diode array para a identificação de compostos fenólicos em mirtilosPublication . Baptista, Rita Isabel Jorge; Alba, Maria Eugénia Gallardo; Anjos, Ofélia Maria Serralha dosA presente dissertação insere-se na unidade curricular “Estágio” do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, e encontra-se dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se à vertente de investigação e descreve o desenvolvimento de um método para a análise de compostos fenólicos presentes em mirtilos, utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a um detetor de diode array (HPLCDAD). Este trabalho foi desenvolvido devido à cooperação do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foram estudadas diferentes condições cromatográficas de forma a ter um método seletivo para os compostos em estudo: ácidos cafeíco, clorogénico, elágico, ferrúlico, gálico, p-cumárico, siríngico e vanílico, canferol, cianidina, epicatequina, laricitrina, malvidina, peonidina, quercetina, resveratrol, rutina, e siringetina. O método otimizado foi aplicado a amostras reais de forma a avaliar a aplicabilidade do método. O segundo capítulo diz respeito ao estágio em Farmácia Comunitária, que teve lugar na Farmácia Reis, em Castelo Branco, no período compreendido entre 1 de fevereiro e 11 de junho de 2021. Este capítulo descreve não só as funções e responsabilidades de um farmacêutico comunitário e o seu enquadramento legal, mas também a minha experiência enquanto estagiária e os conhecimentos adquiridos ao longo de cerca de quatro meses e meio.
- A influência das aulas de Educação física à distância na aptidão cardiorrespiratória e agilidadePublication . Fradique, Gonçalo Filipe dos Reis; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório de estágio foi feito no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, com a finalidade de obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, mais concretamente, na Escola Secundária do Fundão, no ano letivo 2020/2021. A atividade e intervenção pedagógica foi centrada em duas turmas do ensino secundário, uma delas do 11º ano de Ciências e Tecnologias e uma outra do 12º ano de Ciências Socioeconómicas, sendo esta última a turma partilhada entre estagiários. Foram realizadas tarefas de planeamento, lecionação e avaliação de várias unidades didáticas (e.g., badminton, basquetebol, voleibol e o andebol/ténis de Mesa, Kinball), assim como foi possível vivenciar o ensino da Educação Física em aulas à distância, devido ao período de confinamento imposto pelo Governo. Para além destas tarefas realizadas nas turmas em que se centrou a atividade pedagógica, foi possível vivenciar a experiência de lecionação de aulas de Educação Física em diferentes modalidades a uma turma do 2º ciclo (i.e., badminton e basquetebol). Foram ainda realizadas tarefas de acompanhamento da Direção de Turma (10º ano curso de Ciências e Tecnologias) e da equipa do desporto escolar (juvenis masculinos de futsal). A atual situação que atravessamos limitou bastante a realização de atividades para a comunidade escolar. No entanto, foi possível participar em várias iniciativas online (e.g., Dia Mundial da Atividade Física, Tertúlia de Futsal, Tertúlia de Nutrição). Como complemento ao estágio pedagógico, foi desenvolvido um trabalho de investigação procurando verificar a influência das aulas de Educação Física à distância na aptidão cardiorrespiratória e agilidade. Nele participaram 50 alunos, 21 raparigas e 29 rapazes, do 10º, 11º e 12º ano da respetiva escola com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. Os resultados deste estudo demonstraram que as aulas à distância de Educação Física provocaram melhorias significativas nas variáveis em estudo, nomeadamente no número de percursos durante o teste de vaivém, no consumo máximo de oxigénio, e no tempo para realizar o teste de agilidade de 4 x 10m. Assim, concluímos que as aulas implementadas em confinamento foram importantes, contribuindo para a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e agilidade dos alunos, mesmo neste contexto de pandemia.
- Perceção sobre a relação do estatuto socioeconómico com a atividade física e a composição corporal para uma qualidade de vida superior nos alunos da ESQPPublication . Manta, Cristiana de Oliveira; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoCapítulo 1 O presente relatório visa apresentar o trabalho que realizei no âmbito do estágio pedagógico do mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e contempla uma breve contextualização da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, do Grupo de Educação Física da mesma e das funções que desempenhei enquanto professora estagiária. Abordando ainda de forma sucinta o acompanhamento realizado no conservatório de música da Covilhã. Seguidamente o presente documento detalha três áreas a primeira relacionada com a organização e gestão do ensino e da aprendizagem discriminando aspetos do planeamento, avaliação e condução do ensino. A segunda área visa descrever as atividades que desenvolvi no âmbito do desporto escolar e com dois alunos com necessidades educativas específicas. A terceira área enuncia a minha relação com a comunidade no acompanhamento da direção de turma, na colaboração em atividades extracurriculares, incluindo ainda uma descrição geral das turmas que acompanhei. No final de cada das três áreas, é possível encontrar no presente documento uma reflexão sobre os tópicos anteriormente descritos. Capítulo 2 Numa fase final foi realizada uma investigação com intuído de obter uma perceção acerca da relação entre o nível socioeconómico do agregado familiar dos alunos, a prática de atividade física e a influência que esta tem para a composição corporal, essencialmente na percentagem de massa gorda do aluno.
- Influência da participação em atividades extracurriculares nos resultados do FITescolaPublication . Duarte, Luís Carlos Crespo; Vicente, António Manuel NevesA finalidade do Estágio é a de propociar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará e representa a parte prática dos cursos de formação de profissionais. Assim, o ano de Estágio surge como uma oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo deste percurso académico, sendo uma prova final para os aplicar em contexto escolar. O Estágio foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo 2018/2019. No primeiro capítulo deste Relatório de Estágio apresentamos a caraterização da Escola, do grupo de Educação Física e do professor estagiário (e tarefas inerentes). De seguida será abordada a intervenção realizada na Escola, na organização do ensino e aprendizagem no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Serão ainda mencionadas as atividades realizadas na Escola e a atividade para a comunidade. O segundo capítulo é dedicado ao trabalho de investigação e inovação pedagógica, onde procuramos compreender a eventual influência da participação dos alunos em atividades extracurriculares nos resultados dos testes do programa FITescola. Participaram 37 alunos, com média de idades de 14,65 anos (±1,18), sendo 19 do sexo masculino (10 que praticavam desporto extracurricular e 9 não praticantes) e 18 do feminino (7 praticantes e 11 não praticantes). Foram recolhidos e comparados os resultados nos testes de extensão dos membros superiores (1), de abdominais (2), “senta e alcança” (3) e de impulsão horizontal com os pés juntos (4). Os resultados indicam que os alunos praticantes de atividades extracurriculares obtiveram, na generalidade dos testes, melhores resultados do que os não praticantes e uma evolução positiva em dois dos testes (2 e 4), enquanto os alunos que somente realizaram as aulas de EF obtiveram melhorias em três dos testes (1, 2 e 4). Os dados indicaram ainda que os alunos com 120 minutos de prática semanal foram os que obtiveram melhores resultados, indiciando que mais tempo de prática pode não siginificar melhores resultados. Podemos assim concluir que a prática de atividades extracurriculares parece contribuir para a obtenção de melhores resultados nos testes do FITescola.
- Obesidade na AdolescênciaPublication . Silva, Mariana Sofia dos Santos; Ferreira, Ana Sofia RodriguesIntrodução: Segundo a OMS, a obesidade é um dos mais sérios desafios da saúde Pública no século XXI e a sua prevalência continua a aumentar. Crianças e adolescentes obesos ou com excesso de peso têm tendência a ser adultos obesos e maior probabilidade de desenvolver doenças crónicas mais precocemente. Estudar fatores como a tipologia de parto, o aumento de peso na gravidez, a idade gestacional e o peso ao nascer, intercorrências durante a gravidez, como diabetes gestacional, eclâmpsia ou préeclâmpsia, o tempo de aleitamento materno e o tempo de aleitamento materno exclusiva podem ter influência no desenvolvimento ponderal. Assim, o estudo destes fatores e a sua influência no desenvolvimento ponderal dos adolescentes poderá permitir uma intervenção mais adequada na prevenção da obesidade pediátrica, evitando a progressão expectável para a obesidade na vida adulta, desenvolvimento de doenças crónicas e morte prematura. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de obesidade e excesso de peso em adolescentes e a associação com fatores perineonatais. Metodologia: Estudo transversal, de cariz descritivo e com componente analítica dos dados. Baseou-se na análise dos processos clínicos de 131adolescentes e aplicação de questionários às mães dos mesmos. Os resultados foram analisados no software estatístico SPSS ® - versão 27 para o Windows ® e consideraram-se significativos para um p<0,05. Resultados: Foi encontrada uma relação estatisticamente significativa (p<0,05) entre a média de Z-score de IMC dos adolescentes frutos de gravidezes em que houve intercorrências, como a Diabetes Gestacional e estados hipertensivos. Também foi observado, que os adolescentes sem irmãos, tinham em médio, um Z-score de IMC superior aqueles com irmãos. Conclusão: Este estudo mostra uma tendência para que alguns fatores pré, peri e pósnatais influenciem o desenvolvimento ponderal das crianças e adolescentes. É imperativo desenvolver esforços para a implementação de esquemas de prevenção e controlo do excesso de peso e obesidade de forma cada vez mais precoce.
- Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemiaPublication . Antunes, Marco Paulo Valente Pereira; Marinho, Daniel AlmeidaO presente Relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021 (atípico devido à Pandemia de SAR-CoV-2), o qual decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parte é apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado, no que concerne à intervenção junto das turmas do ensino básico e secundário, 9.º e 10.º ano respetivamente, nas quais foram abordados temas como: o planeamento, ensino e aprendizagem, avaliação, direção de turma. De seguida apresenta-se o desporto escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. Na segunda parte, dá-se destaque ao projeto de investigação, o qual incidiu sobre a Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia. O qual foi realizado com a turma do ensino secundário, do 10.º ano, com a participação de 22 alunos, de ambos os géneros. Pretendeu-se, verificar se a aplicação de um programa de treino, com a duração de oito semanas, sendo este executado em ensino presencial e à distância, desenvolve a aptidão física dos sujeitos. Foi através do programa FITescola®, nomeadamente, dos testes vaivém, flexão de braços, impulsão horizontal e abdominais, que se fez uma avaliação pré e pós a execução do programa de treino e se tiraram as devidas ilações.
- As aulas de educação física à distância: o efeito dum programa de treino de 8 semanasPublication . Mattos, Dulce Helena Pissarra de; Neiva, Henrique PereiraO presente documento é o relatório do estágio pedagógico referente à conclusão do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado no ano letivo de 2020/2021. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Regional Dr. Dinis da Fonseca- Outeiro de S. Miguel Guarda. O presente relatório visou o desenvolvimento da prática docente no contexto educativo e escolar. A atividade e intervenção pedagógica foi centrada em dois ciclos de ensino, nomeadamente no 3º ciclo do ensino básico (9º ano) e no ensino secundário (12º ano). A atividade desenvolvida envolveu tarefas de planeamento, lecionação e avaliação de várias unidades didáticas de forma presencial, assim como foi possível lecionar Educação Física em aulas à distância. As aulas online desenvolveram-se perante contexto de pandemia de covid- 19 que se estende desde março de 2019. Para além das tarefas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem das turmas envolvidas, foi possível contactar com tarefas inerentes à direção de turma, perceber a dinâmica e participar na modalidade do desporto escolar (voleibol), bem como participar em várias atividades de integração na comunidade escolar. De forma adicional ao estágio pedagógico, foi desenvolvido um trabalho de investigação para verificar o efeito das aulas de educação física lecionadas à distância, durante um período de confinamento com uma duração de 8 semanas constituídas por 16 treinos, na aptidão física dos alunos do ensino básico e secundário. Foram analisadas variáveis de aptidão cardiorrespiratória, força muscular e flexibilidade através da aplicação da bateria de testes FITescola ® antes e após o período de aulas à distância. Os resultados demonstraram diferentes respostas entre os alunos do 9º ano e os alunos do 12º ano no que se refere às variáveis analisadas. Quando comparamos os anos letivos, no ensino secundário foi verificada a melhoria da aptidão cardiorrespiratória, redução da velocidade e agilidade, e a melhoria do salto horizontal. Já os alunos do 9º ano demonstraram melhorias na velocidade de corrida e nas flexões de braços. Considerando a totalidade da amostra, podemos também referir que as aulas de educação física realizadas em regime online foram importantes para a manutenção ou melhoria da aptidão física dos alunos. Esta investigação veio também apresentar um programa de exercícios facilmente aplicável a todas as aulas de educação física poderá motivar o aluno, num período curto da aula e com e resultados positivos.