Browsing by Author "Monteiro, Ana Sofia Dias"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Monteiro, Ana Sofia Dias; Aguiar, Marco Veríssimo DiasCapítulo 1 O primeiro capítulo do presente relatório de estágio pedagógico, tem como objetivo descrever e refletir o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão ao longo do ano letivo de 2019/2020. O objetivo principal deste estágio foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura em Ciências do Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário. O documento apresenta a descrição da planificação, lecionação, estratégias de intervenção desenvolvidas e reflexão da lecionação a uma turma de 10º ano e outra do 5º ano de escolaridade. Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Lecionação. Capítulo 2 A falta de métodos de treino nas aulas de Educação Física é um problema atual, pois é nelas que a maior parte dos alunos pratica alguma atividade física regularmente sendo fundamental para promover hábitos de vida saudável e a prática de exercício físico. Este estudo teve como objetivo verificar se a aplicação do método de treino de “Cross Training” influência a melhoria da aptidão física dos alunos nos testes do FitEscola. A amostra foi constituída por 22 alunos do 10º ano foi submetida ao método de treino “Cross Training” durante 9 semanas. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se que a turma apresentou melhorias em todos os de testes realizados, salientando-se os resultados no Vaivém, abdominais, e flexões de braços com P=0,05. Após a análise dos resultados foi possível de verificar que o Cross Training melhora a aptidão física dos jovens no contexto escolar, revelando-se eficaz a sua aplicação.
- Relatório de Estágio: Clube de Natação do FundãoPublication . Monteiro, Ana Sofia Dias; Neiva, Henrique PereiraNo âmbito do mestrado em Ciências do Desporto, no ramo de Treino Desportivo, foi realizado um estágio na modalidade de natação, durante a época 2021-2022. Com o estágio que se desenrolou no Clube de Natação do Fundão, pretendeu-se desenvolver o conhecimento e competências inerentes ao treinador de natação pura desportiva para obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, Grau II. A intervenção foi centrada em dois grupos, escalão de cadetes (pré-cadetes e cadetes) e o escalão de infantis. A intervenção envolveu tarefas de planeamento, organização e condução e avaliação do treino destes nadadores. Como por exemplo, estas tarefas envolveram planeamento, orientação e condução do treino do escalão de cadetes, observação, condução e posteriormente o planeamento do treino dos escalões de absolutos, correções de técnica, relatórios de assiduidade e de competições, tratar de inscrições de provas e participação nas reuniões de delegados das competições. Com a conclusão do estágio foi possível de desenvolver e adquirir novos conhecimentos dos cuidados e atenções que o treinador deverá ter em consideração no planeamento, orientação e condução do treino de todos os escalões. Durante a realização do estágio foi desenvolvido um trabalho de investigação com o objetivo principal de verificar o efeito de 12 semanas de treino de natação nos escalões de formação (cadetes e infantis), analisando variáveis de rendimento e técnicas no nado de crol e costas. Foram analisadas as variáveis de deslize, percurso subaquático, tempo aos 25 metros, frequência gestual, distância por ciclo de braçada, índice de nado e a técnica de nado. Os resultados demonstram diferenças significativas na variável de deslize e tempo aos 25 metros em crol e costas, não tendo sido encontradas diferenças nas restantes variáveis analisadas. Com estes resultados foi possível de verificar que o período de treino de 12 semanas nestes escalões levou à melhoria do rendimento em 25 m de nado, tendo sido notórias as melhorias no deslize em posição hidrodinâmica. A avaliação periódica dos nadadores pode ser uma mais-valia para a programação do treinador e para o rendimento dos nadadores. Realçamos ainda que, o estudo apresentado demonstra ser possível realizar avaliações em contexto real, acessíveis e pouco dispendiosas, que permitem analisar o desenvolvimento dos nadadores e a evolução em diferentes parâmetros.