Browsing by Author "Morais, Sandra Cristina Fernandes"
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- Perspectivas femininas da guerra em Mujeres de Negro, de Josefina Aldecoa, e as Taças da Ira, de Helena Rainha CoelhoPublication . Morais, Sandra Cristina FernandesO papel da mulher na guerra foi desde sempre negligenciado tanto pela historiografia como pela literatura, pois muitos foram os romances escritos sobre essa temática que têm como heróis os personagens masculinas, relegando para segundo plano as personagens femininas, submetendo-as por vezes quase até à invisibilidade. Porém, é nosso objectivo demonstrar que, embora a guerra seja feita por homens, as mulheres desempenham nela um papel crucial, mesmo que seja na rectaguarda. Tendo como objecto de estudo dois romances históricos, As Taças da Ira, de Helena Rainha Coelho, e Mujeres de Negro, de Josefina Aldecoa, que têm como cenário a guerra, as Invasões Francesas e a Guerra Civil de Espanha, respectivamente, iremos comprovar que o papel desempenhado pela mulher na rectaguarda, sendo crucial, é subvalorizado em relação ao do homem na frente de batalha. Sendo assim, podemos desde já afirmar que estas duas autoras ibéricas dão ao leitor uma perspectiva diferente, uma perspectiva heterodoxa da guerra, que destaca o olhar e as vivências das personagens femininas durante os graves conflitos bélicos que devastavam os respectivos países.
- A visão da mulher na obra romanesca de Eça de Queirós e de Machado de AssisPublication . Morais, Sandra Cristina Fernandes; Vieira, Cristina Maria da CostaEça de Queirós (1845-1900) e Machado de Assis (1839-1908) representam, respetivamente, o expoente máximo do romance oitocentista português e brasileiro. Os paralelismos entre os dois prosadores radicam porventura no facto de ambos terem vivido na mesma época, a segunda metade do século XIX, fazendo ambos escola no realismo e no naturalismo com uma fase inicial romântica. Acresce a isto o facto de Eça e Machado serem figuras com igual peso nos respetivos países. Mas um estudo comparativista entre estes autores justifica-se, sobretudo, pelo fato de ambos focarem temáticas semelhantes, ainda que, como é óbvio, haja idiossincrasias a assinalar. Abordaremos aqui a visão da mulher na obra romanesca dos dois autores. Dentro da temática «da visão da mulher» iremos analisar o papel desempenhado por todas as personagens femininas, quer seja o relevo que alcançam (protagonistas, secundárias ou figurantes), quer sejam os papéis sociais que os autores lhes atribuem (mães, donas-de-casa, escritoras, amantes, empregadas domésticas, prostitutas, entre outros), quer sejam os papéis axiológicos que lhes são colados (heroínas, vítimas, vilãs ou anóminas). Curiosamente, os primeiros romances pertencem a movimentos estéticos diferentes: os de Machado inserem-se no romantismo, e os de Eça, no realismo. Será que a diferença desses movimentos altera a forma como os autores representam as suas primeiras personagens femininas? E se houver diferença, será que é assim tão relevante? E poderemos, por fim, deduzir a partir destas personagens femininas a visão que os autores em questão têm das mulheres? Tendo em conta o tema por nós escolhido, o nosso método de trabalho será, necessariamente, o comparativismo. Isto significa que é necessário procurar os pontos de contacto entre os dois romancistas, vendo onde são semelhantes, mas também onde se distinguem.
