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A visão da mulher na obra romanesca de Eça de Queirós e de Machado de Assis

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Eça de Queirós (1845-1900) e Machado de Assis (1839-1908) representam, respetivamente, o expoente máximo do romance oitocentista português e brasileiro. Os paralelismos entre os dois prosadores radicam porventura no facto de ambos terem vivido na mesma época, a segunda metade do século XIX, fazendo ambos escola no realismo e no naturalismo com uma fase inicial romântica. Acresce a isto o facto de Eça e Machado serem figuras com igual peso nos respetivos países. Mas um estudo comparativista entre estes autores justifica-se, sobretudo, pelo fato de ambos focarem temáticas semelhantes, ainda que, como é óbvio, haja idiossincrasias a assinalar. Abordaremos aqui a visão da mulher na obra romanesca dos dois autores. Dentro da temática «da visão da mulher» iremos analisar o papel desempenhado por todas as personagens femininas, quer seja o relevo que alcançam (protagonistas, secundárias ou figurantes), quer sejam os papéis sociais que os autores lhes atribuem (mães, donas-de-casa, escritoras, amantes, empregadas domésticas, prostitutas, entre outros), quer sejam os papéis axiológicos que lhes são colados (heroínas, vítimas, vilãs ou anóminas). Curiosamente, os primeiros romances pertencem a movimentos estéticos diferentes: os de Machado inserem-se no romantismo, e os de Eça, no realismo. Será que a diferença desses movimentos altera a forma como os autores representam as suas primeiras personagens femininas? E se houver diferença, será que é assim tão relevante? E poderemos, por fim, deduzir a partir destas personagens femininas a visão que os autores em questão têm das mulheres? Tendo em conta o tema por nós escolhido, o nosso método de trabalho será, necessariamente, o comparativismo. Isto significa que é necessário procurar os pontos de contacto entre os dois romancistas, vendo onde são semelhantes, mas também onde se distinguem.

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Machado de Assis Eça de Queirós Personagem Feminino Visão

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