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A visão da mulher na obra romanesca de Eça de Queirós e de Machado de Assis
| datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Vieira, Cristina Maria da Costa | |
| dc.contributor.author | Morais, Sandra Cristina Fernandes | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-20T10:10:22Z | |
| dc.date.available | 2016-06-20T10:10:22Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Eça de Queirós (1845-1900) e Machado de Assis (1839-1908) representam, respetivamente, o expoente máximo do romance oitocentista português e brasileiro. Os paralelismos entre os dois prosadores radicam porventura no facto de ambos terem vivido na mesma época, a segunda metade do século XIX, fazendo ambos escola no realismo e no naturalismo com uma fase inicial romântica. Acresce a isto o facto de Eça e Machado serem figuras com igual peso nos respetivos países. Mas um estudo comparativista entre estes autores justifica-se, sobretudo, pelo fato de ambos focarem temáticas semelhantes, ainda que, como é óbvio, haja idiossincrasias a assinalar. Abordaremos aqui a visão da mulher na obra romanesca dos dois autores. Dentro da temática «da visão da mulher» iremos analisar o papel desempenhado por todas as personagens femininas, quer seja o relevo que alcançam (protagonistas, secundárias ou figurantes), quer sejam os papéis sociais que os autores lhes atribuem (mães, donas-de-casa, escritoras, amantes, empregadas domésticas, prostitutas, entre outros), quer sejam os papéis axiológicos que lhes são colados (heroínas, vítimas, vilãs ou anóminas). Curiosamente, os primeiros romances pertencem a movimentos estéticos diferentes: os de Machado inserem-se no romantismo, e os de Eça, no realismo. Será que a diferença desses movimentos altera a forma como os autores representam as suas primeiras personagens femininas? E se houver diferença, será que é assim tão relevante? E poderemos, por fim, deduzir a partir destas personagens femininas a visão que os autores em questão têm das mulheres? Tendo em conta o tema por nós escolhido, o nosso método de trabalho será, necessariamente, o comparativismo. Isto significa que é necessário procurar os pontos de contacto entre os dois romancistas, vendo onde são semelhantes, mas também onde se distinguem. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 101410999 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/4188 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Machado de Assis | pt_PT |
| dc.subject | Eça de Queirós | pt_PT |
| dc.subject | Personagem | pt_PT |
| dc.subject | Feminino | pt_PT |
| dc.subject | Visão | pt_PT |
| dc.title | A visão da mulher na obra romanesca de Eça de Queirós e de Machado de Assis | pt_PT |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Doutoramento em Letras | pt_PT |
