Browsing by Author "Moreira, Juliana Maria de Oliveira"
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- Regulação Emocional, Perfeccionismo e Distress Psicológico em Estudantes de Medicina: Uma Revisão SistemáticaPublication . Moreira, Juliana Maria de Oliveira; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaIntrodução: No dia-a-dia, somos expostos a situações stressantes, com as quais temos de lidar. Isto é ainda mais comum em ambientes altamente competitivos e de extrema responsabilidade, em indivíduos com um percurso de sucesso e com altas expectativas para si mesmas, como é o caso da área da saúde. Assim sendo, considerando a importância de determinadas variáveis na compreensão deste tipo de temática, e sabendo que os estudantes universitários, em especial os estudantes de Medicina, se enquadram naquele grupo, decidiu-se fazer uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a regulação emocional, o perfeccionismo e o distress psicológico, de forma perceber o impacto destes construtos. Objetivo: Esta dissertação tem como objetivo geral perceber de que forma a regulação emocional, o perfeccionismo estão presentes e se relacionam com o distress psicológico nos estudantes de Medicina. Método: Foi elaborada uma Revisão Sistemática da Literatura, segundo as diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A pesquisa foi efetuada nas bases de dados B-On e PubMed, incidindo sobre os artigos publicados de janeiro de 2000 a dezembro de 2022, e de acordo com os restantes critérios de elegibilidade. Resultados: Dos 219 artigos inicialmente identificados nas bases de dados, apenas 3 foram selecionados para leitura integral, tendo sido excluídos todos aqueles que não cumprissem os critérios de elegibilidade. Em geral, houve concordância nos principais resultados dos estudos analisados. De facto, estes parecem corroborar o entendimento de que os estudantes de Medicina são uma população particularmente suscetível a apresentar determinados indicadores a nível da saúde mental, e que existe uma grande variabilidade individual na forma como os indivíduos lidam com certas emoções. Em termos metodológicos, as investigações analisadas são bastante similares, incidindo na avaliação das respostas dos participantes a uma variedade de questionários e escalas de avaliação (auto-relato). Conclusões: Em termos gerais, foi possível constatar que os três construtos em estudo - a regulação emocional, o perfeccionismo e o distress psicológico - estão associados e que se potenciam. Além disto, apurou-se que estas variáveis não atuam de forma independente e que existem outros fatores que também influenciam a forma como os indivíduos, neste caso os estudantes, lidam com os eventos que percecionam como sendo stressantes e desafiantes.