Browsing by Author "Oliveira, Virgilio Brum de"
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- Trabalho e sua monetização - Videojogos EducacionaisPublication . Oliveira, Virgilio Brum de; Silva, Frutuoso Gomes Mendes daA presente dissertação visa apresentar o design de um videojogo educativo, para temas das áreas sociais. Por especificar o tema socioeconômico, que pretende instigar a reflexão do jogador e aluno, sobre o trabalho, e sua representação de valor, social e monetário, tanto para o trabalhador como para a sociedade que carece do trabalhador. Usa como metodologia duas diretrizes: o design e a pedagogia. Na procura de uma harmonia entre o dinâmico, interativo e o lúdico educativo. Tem por usar o design de jogos com grande aceitação popular no vivenciamento da interpretação de personagens, e as didáticas com os atuais conceitos da neurociência da educação e a estrutura da taxonomia de Bloom. Na sua maioria, os jogos educativos trazem uma prática processual ou lógica do conteúdo didático. O conteúdo didático, nesta dissertação possui teorias socioeconômicas diversas, com temas muitas vezes antagônicos, por priorizar princípios cooperativistas, solidários, inclusivos e democráticos. Com a expectativa educacional de propiciar o raciocínio cognitivo, onde o aluno e jogador, venha a se interessar e alguns a entender os conceitos destas várias teorias. Embora esta dissertação seja o acúmulo de várias outras obras e resultado da prática de décadas de estudo. Por se tratar, de um dispositivo midiático cultural recente, em comparação a outros mais próximos como o cinema e teatro, faz-se necessário um maior aprimoramento nas técnicas de mídia arte, interação e programação, para que as intenções de ensino atinjam um melhor grau de eficiência. Principalmente, nos dias atuais, quando a escola concorre com hipóteses fictícias, equivocas ou falsas, que distorcem a verdadeira natureza dos valores sociais e científicos, que acompanham o desenvolvimento do saber acadêmico e profissional. Um videojogo politicamente correto e ético faz-se necessário como um exemplo do bom emprego das novas mídias para correto ensino.