Browsing by Author "Pereira, Samuel Santos"
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- Aplicação do questionário de Kobal (1996) sobre a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física avaliando possíveis influências dessas motivações em várias dimensõesPublication . Pereira, Samuel Santos; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daEste relatório foi elaborado no contexto do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo durante o ano letivo de 2023/2024, representando a etapa final da nossa formação. O principal objetivo deste documento é apresentar todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo e as intervenções pedagógicas realizadas nos diferentes ciclos de ensino, incluindo reflexões e análises das experiências vividas, bem como os problemas que surgiram durante esse período. Desta forma, começaremos com uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização da escola, do grupo de Educação Física e de toda a intervenção realizada nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as decisões tomadas em relação ao planeamento desenvolvido ao longo do ano, especialmente a avaliação dos conteúdos abordados. Por fim, será feita uma reflexão geral sobre todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. O segundo capítulo, "Investigação e Inovação Pedagógica" teve como foco a aplicação do questionário desenvolvido por Kobal (1996) para avaliar a motivação dos alunos durante as aulas de Educação Física e analisar o seu impacto no desenvolvimento académico. O estudo visa identificar a importância atribuída pelos alunos a motivações intrínsecas e extrínsecas, avaliando possíveis influências dessas motivações em várias dimensões. Os alunos atribuem maior importância à motivação intrínseca do que à motivação extrínseca. As amotivações são geralmente neutras. Para aumentar a motivação dos alunos, é essencial tornar as aulas mais dinâmicas e diversificadas, promovendo atividades que estimulem a motivação intrínseca. Além disso, deve-se incentivar a participação em atividades desportivas, dado o seu impacto positivo na motivação dos alunos. Estes esforços podem contribuir para um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz, aumentando o interesse e a participação dos alunos nas aulas de educação física.
