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- Be-Wide Online SolutionsPublication . Jesus, Camila Maria Sousa; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraO presente relatório, resulta de um estágio curricular de três meses na empresa Be-Wide Online Solutions, o qual teve como objetivo interligar os conhecimentos que obtive em mestrado com as atividades diárias de uma empresa que atua no na área do marketing digital. O relatório descreve a experiência na empresa, as atividades desenvolvidas no percurso do estágio bem como as lições aprendidas. Por fim apresenta-se os resultados de um estudo desenvolvido com o objetivo de investigar a adoção e utilização do marketing digital nas empresas da Madeira, local onde o estágio e a atividade comercial da empresa hospedeira é desenvolvida. Os três meses de estágio foram uma experiência enriquecedora para o meu desenvolvimento académico e pessoal. Resulta da aprendizagem a noção clara que o marketing digital contribui para a construção de relacionamentos, consolidação de marcas, elaboração de publicidade, criação de promoções a partir da utilização eficientemente de dados de pesquisa de mercado. Assim, tomei consciência de que fazer marketing digital não se trata apenas de usar tecnologias, mas de compreender como os consumidores utilizam as informações obtidas. No que diz respeito às vantagens e desvantagens do marketing digital, destaca-se a relação custo-benefício favorável, a facilidade e rapidez na execução de campanhas, mas também aponta desafios relacionados à segurança e tecnologia. Para completar esta aprendizagem foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a adoção de marketing digital pelas empresas da Madeira, tendo concluído que estas o incorporam em todas as suas estratégias. Após a conclusão do estágio, sinto-me mais segura e confiante, pois aprendi a lidar com os erros de uma forma positiva, transformando-os em oportunidades de aprendizagem. Também adquiri habilidades e familiaridade com o WordPress para a produção de artigos otimizados para SEO. Para além disso, ao longo do estágio, tive a oportunidade de fazer networking ao conhecer pessoas que já estavam há mais tempo na empresa e partilhavam as suas experiências. Trabalhei também em equipa com outra estagiária, o que me proporcionou momentos de colaboração e aprendizagem conjunta.
- Avaliação da eficácia de um programa de força destinado à região abdominal e membros superiores aplicado a uma turma de 7ºanoPublication . Santos, Laura Isabel Melo; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 No capítulo 1 do relatório de estágio pedagógico, detalho as diversas atividades desenvolvidas, com ênfase na direção de turma, no envolvimento com o desporto escolar e na lecionação das aulas de educação física. Abordo as responsabilidades na gestão das turmas, na elaboração e execução de planos de aula dinâmicos e inclusivos, além da organização e supervisão de eventos desportivos que incentivaram a participação e o espírito de equipa dos alunos. Esse período de estágio foi crucial para o aprimoramento das minhas competências pedagógicas, demonstrando a importância de integrar aspetos educacionais e desportivos na formação integral dos estudantes. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Direção de Turma, Desporto Escolar, Lecionação, Educação física. Capítulo 2 No capítulo 2 do relatório de estágio pedagógico, apresento um estudo intitulado "Avaliação da eficácia de um programa de força destinado à região abdominal e membros superiores aplicado a uma turma de 7º ano". No estudo utilizei os testes do programa FitEscola para avaliar a eficácia de um regime de exercícios focado no fortalecimento dessas áreas musculares. Durante o período de intervenção, os alunos foram submetidos a avaliações utilizando os testes padronizados do FitEscola para medir a força e a resistência. Os resultados indicaram melhorias significativas nas capacidades físicas dos alunos, comprovando a eficácia do programa de força aplicado e ressaltando a utilidade dos testes FitEscola como ferramenta de avaliação e monitoramento no contexto educacional.
- Otimização do processo de identificação e aquisição de peças num centro de recondicionamento automóvelPublication . Monteiro, Letícia Catarina Queirós; Morais, Flávio Daniel CorreiaA intensificação da competitividade do mercado faz com que as empresas ou organizações direcionem os seus esforços para fornecer produtos de qualidade, no menor tempo e custo possível. Este fenómeno contribuiu para a divulgação do Lean Thinking, uma filosofia centrada no cliente e nas suas necessidades. A implementação desta filosofia é vantajosa para as organizações, permitindo-lhes reduzir os stocks e os custos, através da eliminação de desperdícios e de atividades que não agregam valor ao produto e/ou serviço. Tudo isto culmina na melhoria do desempenho organizacional. O objetivo geral deste estudo passa por investigar a implementação da ferramenta VSM numa empresa do setor automóvel. Nesse sentido, foi realizada uma revisão da literatura que permitiu compreender os princípios fundamentais da filosofia Lean e do VSM. Além disso, foi desenvolvido um estudo de caso por meio de um estágio curricular, com a duração de 528 horas, para contribuir para a otimização do processo de identificação e aquisição de peças num centro de recondicionamento automóvel – o MyCarCenter. A metodologia utilizada demonstrou que, apesar dos desafios enfrentados, como a falta de informação documentada, a implementação do VSM é uma estratégia eficaz na identificação dos desperdícios. A aplicação desta ferramenta, quando combinada com outras ferramentas Lean, traduz-se em ganhos para a organização, nomeadamente melhorias significativas na produtividade e eficiência do processo.
- Aplicação do questionário de Kobal (1996) sobre a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física avaliando possíveis influências dessas motivações em várias dimensõesPublication . Pereira, Samuel Santos; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daEste relatório foi elaborado no contexto do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo durante o ano letivo de 2023/2024, representando a etapa final da nossa formação. O principal objetivo deste documento é apresentar todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo e as intervenções pedagógicas realizadas nos diferentes ciclos de ensino, incluindo reflexões e análises das experiências vividas, bem como os problemas que surgiram durante esse período. Desta forma, começaremos com uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização da escola, do grupo de Educação Física e de toda a intervenção realizada nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as decisões tomadas em relação ao planeamento desenvolvido ao longo do ano, especialmente a avaliação dos conteúdos abordados. Por fim, será feita uma reflexão geral sobre todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. O segundo capítulo, "Investigação e Inovação Pedagógica" teve como foco a aplicação do questionário desenvolvido por Kobal (1996) para avaliar a motivação dos alunos durante as aulas de Educação Física e analisar o seu impacto no desenvolvimento académico. O estudo visa identificar a importância atribuída pelos alunos a motivações intrínsecas e extrínsecas, avaliando possíveis influências dessas motivações em várias dimensões. Os alunos atribuem maior importância à motivação intrínseca do que à motivação extrínseca. As amotivações são geralmente neutras. Para aumentar a motivação dos alunos, é essencial tornar as aulas mais dinâmicas e diversificadas, promovendo atividades que estimulem a motivação intrínseca. Além disso, deve-se incentivar a participação em atividades desportivas, dado o seu impacto positivo na motivação dos alunos. Estes esforços podem contribuir para um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz, aumentando o interesse e a participação dos alunos nas aulas de educação física.
- Desenvolvimento de aplicação para avaliação do nível de serviço em secções correntes de autoestradas com recurso ao HCM 7Publication . Soares, Flávio André Carrola; Santos, Bertha Maria Batista dosAs autoestradas são infraestruturas caracterizadas por, em regra geral, proporcionarem aos utentes boas condições de circulação, permitindo manter a velocidade praticada, boas condições de segurança e facilidade de manobra. A qualidade do serviço prestado nestas infraestruturas é determinada pela avaliação do nível de serviço. Para tal, recorrese à metodologia mais aceite e utilizada em todo o mundo, a metodologia norteamericana apresentada no manual Highway Capacity Manual do Transportation Research Board. Esta foi concebida, a partir do exemplo do panorama rodoviário norteamericano, embora a sua aplicação não seja exclusiva a este, e seja possível aplicá-la ao panorama rodoviário europeu. A edição mais recente do manual, é o “Highway Capacity Manual 7th Edition: A Guide for Multimodal Mobility Analysis”, publicado em 2022. Este inclui uma metodologia para determinar o nível de serviço em autoestradas, concebida para avaliar as condições de circulação, assim como para simular medidas corretivas e o seu efeito na melhoria das mesmas. Nesta dissertação é descrita a metodologia desenvolvida pela atual edição do manual HCM (HCM 7), para avaliar o nível de serviço em secções correntes de autoestradas, para com base nesta, desenvolver uma folha de cálculo automatizada em ambiente Excel na qual o objetivo central é a determinação do nível de serviço neste tipo de secções, permitindo ainda o cálculo de débitos e volumes de serviço. Esta folha de cálculo foi preparada para ter em consideração a informação normalmente recolhida pelo gestor da rede rodoviária nacional, servindo não só para obter o nível de serviço, mas também para uma monitorização das condições de circulação, podendo servir de instrumento de apoio à decisão, identificando os casos que necessitam de análise adicional e de intervenção para elevar ou manter o nível de serviço pretendido. Para a validação da folha de cálculo automatizada proposta foram utilizados dados recolhidos e registados pela Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.), fornecidos no âmbito desta dissertação, relativos a 252 secções correntes de autoestrada e ao ano de 2022, tendo sido ainda efetuada uma análise comparativa dos níveis de serviço obtidos com a metodologia HCM 7 com os obtidos por esta entidade pela aplicação da metodologia HCM 2000. Da análise efetuada, verificou-se a existência de uma discrepância entre os valores do nível de serviço previamente determinados pela IP, S.A., recorrendo à metodologia HCM 2000, e os valores obtidos com a metodologia HCM 7, que pode ter origem na própria atualização da metodologia e dos seus parâmetros, atualização de valores e intervalos de valores para as diferentes variáveis, assim como das próprias fórmulas de cálculo. No entanto, cerca de 72% (182 em 252) do total das secções correntes de autoestrada, apresentaram o mesmo resultado nas duas metodologias. De maneira geral, a folha de cálculo automatizada, elaborada no decorrer desta dissertação, pode ser uma ferramenta válida e útil para o processamento de dados com vista à obtenção do nível de serviço, débitos e volumes de serviço, de forma rápida e simples, contribuindo ainda para a adaptação das fórmulas e parâmetros de cálculo para o sistema de unidades métrico, facilitando a aplicação da metodologia nos países que adotam este sistema de unidades.
- A prática do Mindfulness no Retorno à Calma na Educação FísicaPublication . Silva, Rosa Maria da; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Ferreira, José MiguelO presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, no ano letivo 2023/2024. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende relatar as aprendizagens e experiências ocorridas durante os três períodos do ano letivo. O primeiro capítulo, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, debruça-se em três tópicos principais relacionados à instituição de ensino, nomeadamente à organização e gestão do ensino e aprendizagem, ao 3º ciclo do ensino básico e secundário regular e, por fim à participação na escola e relação com a comunidade. Dentro destes grandes tópicos, destacam-se temáticas como, o desporto escolar, à assessoria à direção de turma, à participação na escola e integração com o meio. O segundo capítulo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, refere-se a um projeto de investigação onde se procurou investigar os efeitos da prática do Mindfulness no retorno à calma, na aula de educação física. Os resultados obtidos permitiram concluir que a intervenção foi significativamente positiva comparando o antes e o depois através do Questionário de Cinco Facetas de Mindfulness.
- Impacto das aulas de Educação Física na Aptidão Funcional dos alunos: uma análise com o “Functional Movement Screen"Publication . Ruivo, Jorge Miguel Cupido; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daO presente documento resulta da realização da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, integrada no segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Este relatório abrange todas as experiências e atividades desenvolvidas durante o estágio realizado no Agrupamento de Escolas de Campo Maior (AECM), ao longo do ano letivo 2023/2024. O relatório está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo, intitulado "Intervenção Pedagógica", detalha todo o trabalho pedagógico realizado, desde o planeamento até à avaliação, para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Este capítulo também aborda as funções desempenhadas na direção de turma, as atividades extracurriculares realizadas e a participação ativa no Desporto Escolar. No segundo capítulo, "Investigação e Inovação Pedagógica", o objetivo do projeto de investigação foi avaliar a eficácia das aulas de Educação Física na melhoria da aptidão funcional dos alunos, bem como analisar as diferenças nos resultados entre alunos que praticam atividade desportiva também fora do contexto escolar. O instrumento de avaliação utilizado foi a aplicação da bateria de testes Functional Movement Screen (FMS) no início do 2.º período e a meio do 3.º período, permitindo a comparação dos resultados. Os resultados deste estudo sugerem que as aulas de Educação Física contribuem para a melhoria da aptidão funcional dos alunos, embora de forma modesta. A prática regular de exercícios específicos, como os avaliados pelo FMS, pode ser um fator crucial para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos. Além disso, a promoção de um estilo de vida ativo, que inclui a prática de atividades físicas fora do ambiente escolar, pode potenciar ainda mais esses benefícios.
- Representações de Beleza e Envelhecimento na Comunicação de ModaPublication . Ferreira, Larissa Jesus; Grando, Rafaela NoroEsta dissertação propõe uma análise da representação do envelhecimento na comunicação de moda. Visando destacar de que maneira essa comunicação influencia a formação da identidade da mulher no processo de envelhecimento. A pesquisa é guiada por três questões principais: 1) Como a comunicação de moda pode contribuir para a compreensão da sociedade em relação ao envelhecimento feminino de maneira natural e inclusiva? 2)Como a construção do ideal de beleza associada à juventude afeta a percepção da autoimagem feminina no processo de envelhecimento? 3) Qual é a importância da aceitação do envelhecimento para as mulheres na indústria da moda? Com base nessas questões, são exploradas três hipóteses centrais: 1) a necessidade das mulheres de não serem retratadas de uma forma natural e sem procedimentos de rejuvenescimento; 2) a suposição de que a indústria da moda tende a favorecer mulheres mais jovens ou com uma aparência jovem; 3) a crença da sociedade de que a representação do belo está associada à juventude. Essas hipóteses auxiliam a verificação do quanto e como a percepção e as regras estéticas afetam a visão e o valor social atribuído ao envelhecimento feminino. Para além das análises, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo. A pesquisa aborda como mulheres que atuam no campo de comunicação e influenciadoras percebem e expressam seus conhecimentos para contribuir com a sociedade, enquanto mulheres maduras são examinadas sob a ótica da influência da comunicação de moda em suas vidas.
- The Profile of the Older Adult Residing in a Long-Term Care Facility in Sabugal Loneliness and Perceived Social SupportPublication . Peixoto, Mariana de Paiva; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Patto, Maria de Assunção Morais e Cunha Vaz; Pinto, Nuno Filipe CardosoObjectives: Loneliness has been increasingly recognized as a major health concern, that parallels established health risk factors and perceived social support (PSS) emerges as a crucial protective factor against it. The challenges of old age frequently demand for relocation of older adults to long-term care facilities which can associate with external isolation and decreased interactions. The study aims to better understand the prevalence of loneliness among institutionalized older adults and the role of perceived social support to mitigate these feelings. Methods: This is a descriptive cross-sectional study conducted in long-term care facilities in Sabugal (n=21), with a sample size of 119 participants. The sample was inquired about sociodemographic data, the institutionalization process, their health, functional and social status and geriatric assessment scales were applied. Results: Prevalence of loneliness was 37.0%, n=44. Low PSS from significant others (p<0.001) and friends (p<0.001) associated with significantly higher odds of experiencing loneliness and medium PSS from family was also associated (p=0.018). Perceiving the process of institutionalization as difficult associated with loneliness (p=0.001). Receiving visits and establishing phone contacts were positively associated with PSS. Establishing phone contacts frequently was associated with higher levels of PSS and with decreased risk of loneliness. Conclusion: A significant portion of older adults in long-term care facilities in Sabugal experience loneliness. The study corroborates the positive associations between perceived social support, especially from friends, and loneliness, and highlights the contribution of a difficult institutionalization process to loneliness. Fostering friendships in older age and supporting the transition from home to care facilities could benefit wellbeing and reduce loneliness in this population.
- Impacto do Financiamento de Capital de Risco no Crescimento das PME IbéricasPublication . Mwanza, Moisés Wandi; Sardo, Filipe Manuel AlvesO interesse por parte da academia pela importância do financiamento via capital de risco para o crescimento das pequenas e médias empresas (PME) tem crescido. A dificuldade das PME em aceder ao financiamento bancário tem sido identificada como um fator que limita seu crescimento. A presente dissertação visa analisar o impacto do financiamento de capital de risco no crescimento das PME pertencentes à Península Ibérica. Para se atingir o objetivo desta dissertação, procedeu-se à recolha de dados relativos a 160 PME que possuíam investidores de capital de risco na sua estrutura acionista, durante o período compreendido entre 2013 e 2022, da base de dados Orbis. Para analisar os dados recolhidos, recorreu-se ao estimador GMM system. O modelo em análise consiste no crescimento das PME como variável dependente, e nas variáveis crescimento no período anterior, endividamento, dimensão, idade, dummy VCs e dummy País como variáveis explicativas. Os resultados sugerem que as PME ibéricas com investidores de capital de risco na sua estrutura acionista apresentam níveis superiores de crescimento no período analisado. Também se observou que o crescimento entre o período anterior e o período corrente é mais persistente para este tipo de empresas. Os resultados obtidos destacam a importância do financiamento via capital de risco para o crescimento sustentável das PME.