Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Otimização do processo de identificação e aquisição de peças num centro de recondicionamento automóvel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10581_24683.pdf2.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A intensificação da competitividade do mercado faz com que as empresas ou organizações direcionem os seus esforços para fornecer produtos de qualidade, no menor tempo e custo possível. Este fenómeno contribuiu para a divulgação do Lean Thinking, uma filosofia centrada no cliente e nas suas necessidades. A implementação desta filosofia é vantajosa para as organizações, permitindo-lhes reduzir os stocks e os custos, através da eliminação de desperdícios e de atividades que não agregam valor ao produto e/ou serviço. Tudo isto culmina na melhoria do desempenho organizacional. O objetivo geral deste estudo passa por investigar a implementação da ferramenta VSM numa empresa do setor automóvel. Nesse sentido, foi realizada uma revisão da literatura que permitiu compreender os princípios fundamentais da filosofia Lean e do VSM. Além disso, foi desenvolvido um estudo de caso por meio de um estágio curricular, com a duração de 528 horas, para contribuir para a otimização do processo de identificação e aquisição de peças num centro de recondicionamento automóvel – o MyCarCenter. A metodologia utilizada demonstrou que, apesar dos desafios enfrentados, como a falta de informação documentada, a implementação do VSM é uma estratégia eficaz na identificação dos desperdícios. A aplicação desta ferramenta, quando combinada com outras ferramentas Lean, traduz-se em ganhos para a organização, nomeadamente melhorias significativas na produtividade e eficiência do processo.
The intensification of market competitiveness means that companies or organisations are directing their efforts towards providing quality products in the shortest possible time and at the lowest possible cost. This phenomenon has contributed to the spread of Lean Thinking, a philosophy centred on the customer and their needs. Implementing this philosophy is advantageous for organisations, allowing them to reduce stocks and costs by eliminating waste and activities that don't add value to the product and/or service. All this culminates in improved organisational performance. The general aim of this study was to investigate the implementation of the VSM tool in a company in the automotive sector. To this end, a literature review was carried out to understand the fundamental principles of the Lean philosophy and the VSM. In addition, a case study was developed through a 528-hour internship to help optimise the Parts identification and procurement process at a car reconditioning centre - MyCarCenter. The methodology used showed that, despite the challenges faced, such as the lack of documented information, implementing the VSM is an effective strategy for identifying waste. The application of this tool, when combined with other Lean tools, results in gains for the organisation, including significant improvements in productivity and process efficiency.

Description

Keywords

Indicadores de Desempenho Indústria Automóvel Lean Value Stream Mapping

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue