Browsing by Author "Pignatelli, Francesco"
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- Paradigma educativo: a metodologia projetualPublication . Pignatelli, Francesco; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Trigueiros, João Paulo Forjaz PachecoElaborado no âmbito do Mestrado de Ensino em Artes Visuais no 3º Ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório relata a experiencia de estágio e investiga um paradigma pedagógico, umas das temáticas fundamentais do ensino das Artes Visuais: a Metodologia Projetual. A principal referência de apoio para a sua elaboração é a Prática de Ensino Supervisionada (PES) decorrida no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras (ESQP) da Covilhã. O professor estagiário, Francesco Pignatelli, autor deste relatório, lecionou 56 aulas na disciplina opcional da componente de Educação Artística: Arte e Design (AD). A partir dessa experiencia, das planificações das aulas, das observações e reflexões constantemente elaboradas, produziu-se a presente investigação. Nas aulas de AD abordaram-se principalmente temáticas relacionadas à Arte e ao Design, nas suas diferentes formas e aspetos. Em específico, foram desenvolvidos Unidades de Trabalho (UT) com temas de estética, estrutura, forma, arte contemporânea, Eco-Design e Poesia Visual. O principal desafio da PES foi a definição de problemas por parte do professor estagiário, e sucessiva procura, por parte dos alunos, de estratégias projetuais para a resolução dos mesmos. Dessa forma o objetivo foi procurar que os alunos desenvolvessem competências na área projeto, em geral. A metodologia e o percurso adotado para a elaboração do relatório foi a planificação detalhada das aulas, a observação direta, a definição de um tema, a pesquisa bibliográfica, a elaboração de investigação e sucessiva fase de composição de todos os elementos. O relatório divide-se em três capítulos: no Capítulo I, faz-se um enquadramento geral da prática de estágio, uma caracterização geral da universidade, da escola, do grupo de estágio, do Mestrado, da disciplina lecionada e da turma; O Capítulo II, coração deste relatório, enquadra teoricamente e conceptualmente a pedagogia e a didática à base da PES, principalmente expondo a investigação desenvolvida, em todo os seus aspetos, apresentando resultados e reflexões; O Capítulo III expõe a prática de ensino e as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos, uma reflexão crítica e apresenta eventuais propostas de melhoria. Por fim os apêndices e anexos contêm fichas de trabalhos, documentos orientadores da escola, material didático pedagógico, e outros documentos relevantes elaborados pelo autor deste relatório, em formato digital.
- Urbanismo em confronto: exemplos de expêriencias na Itália e em Portugal dos anos cinquenta do século XXPublication . Pignatelli, Francesco; Mathias, Michael Heinrich Josef; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaActualmente na Europa verifica-se a existência de diferentes realidades e metodologias de planificação urbanística. Dentro deste contexto, tanto Portugal como Itália, distinguem-se pela diversidade de património urbano, que permite dar forma e consistência à “imagem das cidades”. No âmbito desta matéria existem as politicas urbanísticas das cidades europeias como instrumentos, que permitem estudar o desenvolvimento dos ambientes urbanos. Através dos recentes instrumentos de análise geográfica (PDM, Elementos cartográficos, etc.) e dos antigos e eficientes instrumentos de política de ordenamento do território (PGU, POT, etc.), foi efectuada uma análise comparativa entre uma cidade portuguesa (Covilhã) e uma italiana (Matera). Este estudo apresenta algum interesse, uma vez que se está a comparar duas cidades que se encontram afastadas no espaço, mas próximas do ponto de vista do percurso evolutivo de criação de ambientes urbanos. Pretende-se ainda com este trabalho, desenvolver sistemas de planeamento sustentáveis, que permitem preservar os ambientes históricos e tradicionais destas cidades. Este trabalho está organizado em duas partes. A primeira inclui uma abordagem ao conhecimento e descrição do ambiente urbano das cidades de Matera (Itália) e Covilhã (Portugal), analisando a história e a evolução dos lugares, assim como os acontecimentos sócio-económicos que levarão as duas cidades a ter uma identidade cultural, um património arquitectónico, uma riqueza histórica e um ambiente natural único e importante no panorama nacional e europeu. Na segunda parte do trabalho faz-se uma descrição dos dois bairros mais significativos e representativo de ambas as cidades, Bairro La Martella e Spine Bianche em Matera e Bairro do Rodrigo e da Estação na Covilhã. São analisados e apresentados de uma forma metódica e sintética, os diversos elementos morfo-tipológicos e de teor urbano, que compõem e afectam a qualidade urbanística dos lugares, das áreas residenciais e do bairros. Neste trabalho propõe-se efectuar um estudo comparativo entre os diferentes bairros, observando o desenvolvimento da habitação e analisa-la segundo diferentes pontos de vista, tais como, aspectos logísticos, distâncias e posicionamento dos bairros e ainda as condições sócio-económicas da década de 50. Cada um dos níveis de evolução física e sociológica (Zona Urbana, Espaços públicos, Arquitectura e Actividade, Centro Histórico, Imagem urbana, Edifícios e Fogos, Construção) foi dividido em diferentes capítulos, apresentando em cada um deles, uma breve descrição dos respectivos níveis. Estas caracterizações constituem um suporte de apoio para a analise da requalificação e valorização urbana à escala da cidade, dos bairros e dos conjuntos habitacionais.