Browsing by Author "Pinho, Rui Pedro Castro Silva Rangel de"
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- Lesões da Coluna Vertebral no Desporto Automobilístico: Revisão SistemáticaPublication . Pinho, Rui Pedro Castro Silva Rangel de; Lopes, Cláudia Manuela Silva SantosIntrodução: O desporto automobilístico, marcado por competições emocionantes e perigosas, abrange diversas modalidades, como a Fórmula 1, a Indycar, a NASCAR, WEC, WRC, Rallycross, entre outras. Ao longo da história, este desporto produziu múltiplos acidentes nas distintas categorias automobilísticas, sendo o mais famoso o de Ayrton Senna, que resultou na sua morte. As lesões no desporto automobilístico são bastante frequentes, nomeadamente as lesões agudas e crónicas da coluna vertebral, e podem causar danos permanentes à coluna vertebral, tais como fraturas vertebrais e lesões do disco intervertebral. Objetivo: Determinar as principais lesões da coluna vertebral decorrentes da prática do desporto automobilístico provocadas em pilotos profissionais e amadores. Ainda procura perceber como as variáveis do posicionamento adotado pelo piloto, do conforto de banco, do tipo de impacto e dos métodos preventivos, como o Halo, têm impacto na lesão. Métodos: Revisão Sistemática de Literatura recorrendo à base de dados Pubmed/MEDLINE, limitado a artigos escritos nos idiomas de português e inglês, publicados no período entre um de janeiro de 1996 e 31 de agosto de 2023, com a aplicação dos seguintes termos isolados “Motorsport”, “Auto Racing”, “Formula 1”, “Indycar”, “Rally” e “Drivers” e a seguinte combinação de termos: “Spinal Injuries” AND (“Motorsport” OR “Auto Racing” OR “Formula 1” OR “Indycar” OR “Rally” OR “Drivers”) para a pesquisa científica, tendo em consideração os critérios de inclusão e exclusão, previamente definidos. Os critério de inclusão são: acesso integral ao estudo, artigos em Português e Inglês, estudos que relacionam os sintomas e as lesões da coluna vertebral com as condições vividas pelos pilotos profissionais e amadores de automobilismo, Randomized controlled trials, estudos experimentais sem randomização, estudos de coorte e casos de controlo, estudos observacionais sem e com grupos de controlo, como os transversais e série de casos, revisões sistemáticas de literatura e artigos publicados entre 1996 e 2023. Os critérios de exclusão utilizados são: artigos noutras línguas além das consideradas nos critérios de inclusão, estudos relativos a veículos de 2 rodas, tratores e aviões e estudos relacionados com o desporto automobilístico que não integram lesões e sintomas da coluna vertebral. Resultados: Foi obtida uma amostra total de 416 artigos, dos quais foram eliminados 303 após a análise dos títulos e resumos. Realizou-se a leitura integral de 76 artigos, tendo sido selecionados sete por cumprirem os critérios de elegibilidade estabelecidos. Dos estudos incluídos, três foram realizados nos Estados Unidos da América. Discussão: Os sintomas e as lesões ao nível da coluna vertebral provocadas pelo desporto automobilístico são frequentes. O sintoma mais prevalente é a cervicalgia e as lesões mais frequentes são o entorse e distensão cervical e as fraturas vertebrais. A região da coluna vertebral mais propensa a problemas é a cervical, sendo o nível C7 mais propensa a fraturas. A evolução dos métodos preventivos tem sido positiva, uma vez que, ao longo dos anos, houve uma diminuição de fraturas vertebrais. Relativamente às complicações a longo prazo, a evidência encontrada relata a inexistência de diferenças nas alterações degenerativas do disco intervertebral entre um grupo de pilotos e um grupo de homens sem ligação com o desporto. A reduzida amostra de estudos relativos ao tema é um peso importante para obter conclusões. Uma maior investigação sobre este tema seria benéfica para obtenção de dados mais atualizados e precisos, levando à pesquisa de novos métodos preventivos.
