Browsing by Author "Pires, Ricardo Manuel Branco Moura Sobral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Manutenção PaperlessPublication . Pires, Ricardo Manuel Branco Moura Sobral; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Pestana, Paulo Jorge Gomes de AndradeOs registos técnicos das aeronaves, nomeadamente as cadernetas de voo, são meios para avaliar o estado de aeronavegabilidade de uma aeronave e dos seus componentes, e servem também para o registo de anomalias verificadas nas aeronaves. Tradicionalmente, estes registos são manuscritos e a legibilidade e a confiabilidade destes é por vezes posta em causa. Os registos técnicos incompletos levam também a uma compreensão errada com riscos para segurança da operação das aeronaves. Por outro lado, no processo de papel a entrada e atualização de dados nas páginas do Aircraft Technical Log é suportada muitas vezes com recurso a meios alternativos, via telefone e/ou e-mail. Isto é puramente justificado pois os centros de controlo de manutenção não têm visibilidade da atividade que é registada no Aircraft Technical Log. O processo atual não é robusto suficiente para fazer face a estes problemas recorrentes. A grande vantagem que os Electronic Logbooks trazem para indústria aeronáutica resume-se a uma questão de oportunidade, em que os dados estão disponíveis em tempo real e poderão para desta forma serem trabalhados. Com a introdução desta plataforma, o Electronic Logbook, um operador aéreo poderá assim ganhar eficiência operacional. Com o recente aparecimento do Electronic Logbook as vantagens desta nova plataforma face aos inconvenientes do atual processo de registo de anomalias das aeronaves são evidentes. Podemos afirmar, que o Electronic Logbook se insere numa perspetiva de independência do formato de papel, porém, a mais valia desta nova plataforma insere numa visão de alcançar uma melhoria de processo que anteriormente estava muito limitada pelas cadernetas em formato de papel, e que era muitas vezes retardador para a obtenção de informações pertinentes, para o sucesso de operacional de uma companhia aérea.
