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- Manutenção PaperlessPublication . Pires, Ricardo Manuel Branco Moura Sobral; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Pestana, Paulo Jorge Gomes de AndradeOs registos técnicos das aeronaves, nomeadamente as cadernetas de voo, são meios para avaliar o estado de aeronavegabilidade de uma aeronave e dos seus componentes, e servem também para o registo de anomalias verificadas nas aeronaves. Tradicionalmente, estes registos são manuscritos e a legibilidade e a confiabilidade destes é por vezes posta em causa. Os registos técnicos incompletos levam também a uma compreensão errada com riscos para segurança da operação das aeronaves. Por outro lado, no processo de papel a entrada e atualização de dados nas páginas do Aircraft Technical Log é suportada muitas vezes com recurso a meios alternativos, via telefone e/ou e-mail. Isto é puramente justificado pois os centros de controlo de manutenção não têm visibilidade da atividade que é registada no Aircraft Technical Log. O processo atual não é robusto suficiente para fazer face a estes problemas recorrentes. A grande vantagem que os Electronic Logbooks trazem para indústria aeronáutica resume-se a uma questão de oportunidade, em que os dados estão disponíveis em tempo real e poderão para desta forma serem trabalhados. Com a introdução desta plataforma, o Electronic Logbook, um operador aéreo poderá assim ganhar eficiência operacional. Com o recente aparecimento do Electronic Logbook as vantagens desta nova plataforma face aos inconvenientes do atual processo de registo de anomalias das aeronaves são evidentes. Podemos afirmar, que o Electronic Logbook se insere numa perspetiva de independência do formato de papel, porém, a mais valia desta nova plataforma insere numa visão de alcançar uma melhoria de processo que anteriormente estava muito limitada pelas cadernetas em formato de papel, e que era muitas vezes retardador para a obtenção de informações pertinentes, para o sucesso de operacional de uma companhia aérea.
- Estudo e otimização numérica de estrutura para parapente elétricoPublication . Oliveira, Alexandrina da Conceição Faria; Gamboa, Pedro VieiraO parapente ou parapente motorizado é uma atividade desportiva que tem crescido e evoluído consideravelmente nos últimos anos. A par dessa evolução surgiu o parapente elétrico ParaFly- VOne, que foi idealizado pelo Engenheiro David Chaumet. As principais características inovadoras do ParaFlyVOne são o formato da estrutura de suporte e a distribuição adequada de cada um dos seus componentes, o que garante um equilíbrio perfeito em voo e proporciona várias vantagens. Como garantia de segurança e seriedade do sistema desenvolvido, este parapente elétrico deverá cumprir os requisitos impostos pela Circular 34864 de Ultraleves Motorizados de Classe 1, regulamentada pela Direction Générale de l’Aviation Civile. A circular indicada afirma que o parapente elétrico ParaFlyVOne não pode apresentar deformações plásticas até ao fator de carga de 3,5 e não pode fraturar até atingir um fator de carga de 5,25. A estrutura do primeiro protótipo testado experimentalmente cumpriu cada um destes requisitos, mas também demonstrou que estava sobredimensionada e o seu formato não era o mais indicado para a mobilidade do piloto. Por essa razão, nesta dissertação redesenhou-se a estrutura e foram utilizados novos materiais (liga de alumínio 5086-H12 e camadas de fibra de vidro UD-epóxi) que possibilitassem a criação de uma peça mais leve/confortável e fácil de fabricar. Desta vez, não se avançou imediatamente para a construção de um protótipo, mas optou-se por realizar várias análises numéricas em ANSYS com o objetivo de estudar a fiabilidade da nova estrutura. O ANSYS permitiu obter a distribuição de tensões na estrutura, bem como as zonas com maior carregamento e o seu grau de deformação. A compreensão de cada um destes parâmetros possibilitou a aplicação de material de reforço na estrutura em regiões específicas, diminuindo a massa final do equipamento, porém aumentando-se o custo de fabricação. Os requisitos da circular acima mencionada foram cumpridos para este modelo, após a aplicação do reforço de fibra de vidro-epóxi, embora ainda existam tensões demasiado elevadas nos furos de ligação da asa à estrutura. Contudo, esses valores correspondem a regiões muito específicas e localizadas, o que não invalida totalmente o novo modelo uma vez que aplicação de um terceiro material (por exemplo, um casquilho) nessas áreas pode resolver o problema. Desta forma, o próximo passo é o teste experimental do modelo estrutural implementado em ANSYS com o objetivo de validar a análise realizada. Além disso, devem ser testados os novos materiais de reforço e verificar se a circular 34864ULM é respeitada.
