Browsing by Author "Quintal, Sandra Filipa Jardim"
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- Estratégias de regulação emocional e a sua relação com a satisfação com a vidaPublication . Quintal, Sandra Filipa Jardim; Guimarães, Sandra Carina Machado; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaNeste estudo procurou-se evidenciar a relação da regulação emocional, que se define como um conjunto de processos que são responsáveis pela monitorização, avaliação e modificação das reações emocionais, com a satisfação com a vida, definida como um julgamento da qualidade de vida dos indivíduos com base em critérios individuais, nomeadamente o modo como as diferentes dimensões da regulação emocional estão associados a níveis mais elevados de satisfação com a vida. O principal objetivo do presente estudo consiste, então, na compreensão da relação que a regulação emocional pode ter na satisfação com a vida. A investigação assume uma vertente descritiva, transversal, de tipo correlacional. A amostra foi recolhida de forma presencial, mediante o preenchimento de um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, pela Escala de Satisfação com a Vida criada por Diener, Emmons, Larsen e Griffin (1985) e adaptada à população portuguesa por Neto, Barros e Barros (1990) e pelo Emotion Regulation Index for Children and Adolescents, criado por MacDermott, Gullone, Allen, King e Tong (2010) e validado para a população portuguesa por Reverendo (2011). Inclui um grupo de 60 participantes com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos (Média=14.03; Desvio-Padrão= 2.15) com 29 sujeitos do sexo feminino e 31 do sexo masculino. Foi possível observar, através dos resultados obtidos, uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a regulação emocional e a satisfação com a vida. Em geral verificou-se que níveis mais elevados de regulação emocional acabam por estar relacionados com a prevalência da satisfação com a vida. Os sujeitos mais jovens obtiveram valores superiores de regulação emocional, assim como os sujeitos do sexo masculino obtiveram uma pontuação mais elevada, comparativamente aos sujeitos do sexo feminino. Já em termos de satisfação com a vida, os participantes do sexo feminino obtiveram pontuações superiores, bem como os sujeitos mais novos. Da análise dos dados e na amostra em estudo, é possível concluir que a forma como as crianças e adolescentes regulam as suas emoções se encontra associada com a sua perceção de satisfação com a vida.