Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-11"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Estágio em Treino no FutsalPublication . Barão, Gonçalo Correia; Travassos, Bruno Filipe RamaO presente trabalho de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior, encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira evidencia a minha prática enquanto treinador estagiário de futsal na equipa Sub-20 do Centro Social de São João, em Coimbra. Foi definido que teríamos como funções: i) colaborar com o treinador principal na execução dos planos de treino e jogo, ficando responsáveis pelo treino dos esquemas táticos, trabalho de fortalecimento muscular e retorno à calma no final das sessões de treino e aquecimento nos jogos; ii) realizar um trabalho de investigação no âmbito do estágio e das tarefas desempenhadas nesse campo de ação, nomeadamente, identificar pontos fortes e fracos dos esquemas táticos (pontapés de canto e pontapés de linha lateral) das equipas participantes no Campeonato Nacional sub-20 de Futsal. Deste modo foram objetivos identificar o número de finalizações obtido em cantos e pontapés de linha lateral; as zonas de finalização; taxa de sucesso e insucesso das finalizações; a representatividade dos golos marcados em situações de esquemas táticos face ao número total de golos. Para tal, foram analisados 656 esquemas táticos ofensivos, ocorridos nos 14 jogos oficiais da 1.ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal Sub-20. Os resultados obtidos mostraram que foi difícil encontrar e criar vantagem nas situações de esquemas táticos analisadas, com a representatividade dos golos nos esquemas táticos analisados face ao total de golos marcados a situar-se nos 18,2%. Nos pontapés de canto registaram-se 42,5% de finalizações e 3,9% de sucesso, sendo a zona 6 aquela em que se finalizou mais vezes (23,5%) e a zona 4 a que registou menos finalizações (2,0%). Relativamente aos pontapés de linha lateral, observámos 20,5% de finalizações e 5,5% de sucesso. Estes dados permitem melhor compreensão sobre a metodologia de treino utilizada, mostrando-nos que o volume de treino específico destas situações estratégicas deverá ser revisto, bem como a definição do jogador que executa a tarefa, já que o mesmo deverá ser alguém com mais experiência e melhor capacidade de decisão, a fim de podermos tirar vantagem no jogo.
- Desenvolvimento de pequenos geradores de energia a partir da temperatura corporalPublication . Vieira, João André Castro; Calado, Maria do Rosário AlvesA população mundial está aumentando exponencialmente à medida que o tempo passa, assim como, a constante procura de energia. A este ritmo, estima-se que as fontes de energia não renováveis se extingam num futuro próximo. É então necessário recorrer a fontes alternativas de energia como o “energy harvesting” para que se consiga satisfazer os sistemas mais básicos. O “energy harvesting” está associado à captação de pequenas quantidades de energia através de vários sistemas, seja através do sol, de sistemas à base de vibrações ou através de processos fisiológicos humanos como a movimentação ou a temperatura corporal. Neste trabalho o conceito “energy harvesting” está associado à captação da energia baseada na disponibilização de energia térmica no corpo humano, uma vez que, existe um gradiente em relação à temperatura do meio ambiente. Através de dispositivos termoelétricos essa energia poderá ser captada e armazenada, utilizando para o efeito, sistemas eletrónicos de condicionamento. Será proposto um sistema de captação de energia térmica do corpo humano, definindo-se a matriz de módulos termoelétricos e sua interligação, bem como o circuito de condicionamento e de armazenagem de energia. Será caracterizado o sistema do ponto de vista de disponibilização de energia, em função da área de colocação de módulos e dos gradientes de temperatura presentes.
- Avaliação económica de terapias biológicas nas doenças inflamatórias do intestinoPublication . Montenegro, Diogo Teixeira; Almeida, Anabela Antunes de; Ferreira, ErnestoO abrandamento da economia mundial trouxe consigo restrições e cortes orçamentais em setores determinantes, como é o caso do setor da saúde. Os recursos económicos são bens finitos e a crescente escassez de recursos obriga os decisores a estarem completamente informados na altura das tomadas de decisão, para assegurar uma gestão eficiente e comprometida. As avaliações económicas apresentam-se como aliados para os tomadores de decisão, já que providenciam dados relativamente aos custos e à eficácia de determinado fármaco ou terapia. Estas ferramentas são consideradas cada vez mais esclarecedoras na área da saúde, tornando possível a comparação entre intervenções médicas em diferentes campos da medicina, levando assim a uma maior capacitação na alocação de recursos. Neste sentido, foi objetivo do presente trabalho identificar e comparar as principais avaliações económicas referentes ao tratamento nas doenças inflamatórias do intestino. Mais ainda, perceber o papel das terapias biológicas na gestão do tratamento das doenças, e qual o seu impacto económico a curto e longo prazo. Fazendo uso, em termos metodológicos, de uma investigação qualitativa, foram identificados vinte e oito estudos de interesse, que foram analisados segundo vários parâmetros. Os resultados do estudo sugerem que ainda existe alguma disparidade nos diferentes trabalhos de investigação neste tema. Não é possível concluir que as terapias biológicas se apresentam como alternativas com custo-eficácia em relação ao tratamento convencional, porém existem indícios que o indicam. Dentro das terapias biológicas, o infliximab e o adalimumab apresentam-se como as melhores alternativas. Foi possível concluir, com base nos resultados, que o tipo de sistema de saúde do país onde os estudos são desenvolvidos apresenta influência nos resultados finais. Por fim, os custos indiretos são normalmente ignorados, no entanto foram identificados indícios que provam que estes custos são avultados e devem ser considerados em todos os estudos. É esperado que a presente investigação possa, para além de contribuir para o aumento do conhecimento da temática avaliação económica, servir de referência e recomendação para estudos futuros acerca deste tema, em contexto nacional.
- Implantação da Filosofia Lean no Processo de Inscrição e de Matrícula para Melhoria Contínua dos ProcessosPublication . Chipeca, Olga dos Anjos Iesse; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaA filosofia Lean surgiu no setor automóvel e atingiu grande notoriedade mundial, é aplicável a várias áreas de economia, indústria e serviços, tanto no setor público como no privado. O objetivo principal deste estudo é identificar como a filosofia Lean pode ser implementada no sector de ensino em Angola, e quais os obstáculos e benefícios daí decorrentes. Para a concretização deste estudo foi realizada uma revisão bibliográfica, procurando-se identificar os artigos mais relevantes relacionados com o pensamento Lean nos serviços. Foi também elaborada uma análise do processo de matrículas e inscrições na universidade 11 de novembro em Angola, de forma a compreender como ocorrem estes processos. Como conclusão do trabalho efetuado verificou-se que são vários os fatores que promovem os desperdícios durante os processos de inscrição e de matrículas, pelo que se sugere uma proposta de melhoria dos processos.
- Relação entre a Iniciativa de Crescimento Pessoal e a Satisfação com a Vida na população universitáriaPublication . Silva, João Pedro Rodrigues; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaA iniciativa de crescimento pessoal ainda é uma variável muito recente, mas que se tem revelado com elevado interesse para a psicologia, pela associação com diversas variáveis positivas, como a satisfação com a vida. Assim, a presente investigação teve como principal intuito analisar a relação entre a iniciativa de crescimento pessoal e a satisfação com a vida, numa população universitária. A presente investigação é de natureza quantitativa, descritiva, correlacional e transversal, sendo que os dados foram recolhidos através de um protocolo de investigação. A amostra é constituída por 183 estudantes universitários, sendo 141 do sexo masculino (77%) e 42 do sexo feminino (23%), com uma média de idades de 21 anos. De forma, a estudar a relação entre as variáveis foi utilizada uma versão da Escala de Iniciativa de Crescimento Pessoal (EICP-II) e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Neste estudo foi possível concluir que os estudantes universitários estão ligeiramente satisfeitos com a sua vida e apresentam um ligeiro indicador de iniciativa de crescimento pessoal, sendo que os resultados obtidos mostraram que de facto existe uma correlação positiva entre estas duas variáveis. Na nossa amostra são os estudantes mais velhos que apresentam uma maior iniciativa de crescimento pessoal e são as estudantes mulheres que apresentam uma maior satisfação com a vida.
- Estudo exploratório acerca da relação entre iniciativa de crescimento pessoal e indicadores de saúde mentalPublication . Brutti, Aline Barros; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaA iniciativa de crescimento pessoal é um constructo relativamente novo, proposto por C. Robitschek (1998), que vê já reconhecida a sua relevância para a psicologia, ao ser entendido como um processo ativo e necessário para que os indivíduos atinjam seus objetivos, onde o sujeito identifica as mudanças que deve realizar para obter êxito em suas metas pessoais. Entretanto, sabe-se que as sintomatologias depressivas, ansiosas e somáticas prejudicam o indivíduo em seu nível funcional, trazendo mais sofrimento e fraca qualidade de vida, sendo cada vez mais visíveis na sua expressão epidemiológica. Partindo dos aspetos referidos, com o presente trabalho, integrado no projeto intitulado “Investigação em saúde mental, qualidade de vida e bem-estar psicológico ao longo do ciclo vital”, pretendeu-se caraterizar a iniciativa de crescimento pessoal em função de alguns indicadores sociodemográficos, e em estudar a sua relação com os indicadores de saúde mental referidos. Para a recolha de dados foi utilizado um protocolo disseminado on line, contendo entre outros instrumentos, um questionário sociodemográfico elaborado no âmbito do presente estudo para caracterizar os participantes, o Inventário de Saúde Mental (BSI-18) de Derogatis (2000) e a Escala de Iniciativa de Crescimento Pessoal II (PGIS II) (Robitschek et al. 2012). Neste no estudo foi possível contar com 1095 participantes. Através dos resultados obtidos observámos diferenças significativas entre homens e mulheres, ao nível da iniciativa de crescimento pessoal. Foi possível ainda observar a relação entre a iniciativa de crescimento pessoal e os indicadores de saúde mental, a qual se carateriza por uma correlação negativa entre as variáveis, que mesmo sendo fraca, é corroborada por resultados idênticos encontrados noutros estudos. Tendo em consideração os resultados obtidos, compreende-se a necessidade de mais investigações a cerca da temática, a fim de explorar sobre a iniciativa de crescimento pessoal e desenvolver estratégias de intervenção, principalmente com indivíduos com baixos níveis de qualidade de vida.
- O papel das redes sociais na disseminação de produtos de moda e valores culturaisPublication . Balbino, Joyce Kelly Gomes; Fernandes, Clara EloïseNa sociedade contemporânea os media sociais configuram-se como uma das ferramentas de marketing mais importantes, sendo utilizados por praticamente todas as organizações em todas as áreas de atividade. Neste trabalho interessa-nos estudar em particular a forma como essas plataformas de sociabilidade têm sido utilizadas pelas empresas da indústria da moda e com que objetivos. Os media sociais detêm hoje um poder inigualável em termos de divulgação, mas são também importantes plataformas de contacto com um público que pode ser selecionado em função de gostos e preferências. É neste contexto que nesta dissertação analisamos os media sociais, não apenas enquanto ferramenta de disseminação de produtos de moda, mas enquanto meios capazes de transmitir valores e mensagens para públicos cada vez mais segmentados. A partir de uma revisão da literatura sobre a origem e o desenvolvimento histórico das redes e dos media sociais, analisamos o forma como foram criados sites que promovem as relações sociais, mas também a que forma como as empresas da indústria da moda podem tirar partido dessas redes. Em termos metodológicos, a investigação teve dois momentos: o primeiro, mais exploratório e numa dimensão quantitativa, com a recolha de dados através de um inquérito por questionário online a uma amostra de consumidores de produtos de moda e utilizadores de media sociais em Portugal e no Brasil; o segundo, mais qualitativo, e que se configurou como um estudo de caso múltiplo, na medida em que foram selecionadas três marcas, Burberry, Chanel e Missguided, e analisada a sua presença nos diferentes media sociais. Entre os principais resultados do trabalho, destaca-se o facto de os media sociais, nomeadamente os sites de redes sociais, serem importantes ferramentas de partilha de informações, mas funcionarem ao mesmo tempo como espaços que promovem uma sociabilidade superficial e onde as marcas comunicam valores e lógicas de consumo rápido e fácil. Numa sociedade ainda muito pautada pelo consumo, parece-nos importante estudar a forma como os media sociais podem estar a ser utilizados para promover comportamentos mais consumistas e, pelo contrário, não esteja a ser promovida uma consciência em relação ao desperdício e à necessidade de sustentabilidade na indústria da moda.
- As rotinas da criança em idade escolarPublication . Marques, Inês Franco Alves; Alves, Marta Sofia Lopes Pereira; Major, SofiaO estudo das rotinas familiares tem vindo a ser reportado na literatura principalmente, pelo impacto que estas têm ao nível da adaptação da criança e do seu bem-estar. Assim, as rotinas e os rituais representam uma variável familiar essencial para o desenvolvimento da criança, associada à ideia de ordem e estabilidade. O presente estudo tem como principal objetivo compreender a relação entre a perceção das rotinas da criança em idade escolar (5-9 anos) e a perceção do sentido de competência parental. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma amostra composta por 63 mães e 21 pais de 84 crianças com uma média de idade de 7.52 (DP = 1.10), sendo 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino. Pais e mães das crianças responderam a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas do Child Routines Inventory (CRI) e da escala Parenting Sense of Competence Scale (PSOC). Os resultados apontam para valores muito satisfatórios ao nível da consistência interna para a escala total do CRI (coeficiente de alfa de Cronbach = .89) e da PSOC (coeficiente de alfa de Cronbach = .83). As rotinas da criança demonstraram correlacionar-se positivamente com o sentido de competência parental (e.g., r = .49, p < .001, para a subescala de Satisfação da PSOC com a subescala das Rotinas de Vida Diária do CRI). Este estudo permitiu dar um contributo para o estudo das rotinas das crianças portuguesas em idade escolar e reforçou as boas características psicométricas das versões portuguesas do CRI e da PSOC.
- O Papel da Reputação no Processo de Cooperação EmpresarialPublication . Ferreira, Ana Inês das Neves; Franco, Mário José BaptistaO presente estudo tem como objetivo identificar as principais razões para formar um acordo de cooperação empresarial e, perceber qual o papel da reputação neste processo de cooperação no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PME). Para dar resposta a estes objetivos definidos, adotou-se uma abordagem de investigação de natureza qualitativa, especificamente, o método de estudo de caso. O contexto de análise aqui estudado é constituído por cinco PME (casos) localizadas no distrito de Castelo Branco, Portugal. Como instrumentos de recolha de dados adotou-se as entrevistas individuais e a análise documental e, como técnica de tratamento de dados recorreu-se a análise de conteúdo. Tendo em consideração os resultados obtidos, concluiu-se que as PME estudadas têm conhecimento, no geral, do conceito da cooperação empresarial e, que são várias as razões para entrar num acordo de cooperação, apontadas pelas PME selecionadas, nomeadamente: (1) a partilha de recursos, (2) alcançar objetivos e necessidades idênticas entre os parceiros, (3) alcançar reconhecimento no mercado, (4) desenvolvimento de novos produtos, (5) entrada em novos mercados, (6) crescimento de negócio e, (7) consolidação do mercado já existente. Ainda com base nas evidências empíricas, conclui-se que o critério da reputação, na seleção do parceiro, foi referenciado pelas PME estudadas. Assim, quando questionadas acerca da reputação, as PME referiram que a reputação do parceiro é um fator muito importante a ter em conta no processo de seleção do parceiro(s). Adicionalmente, neste estudo conclui-se também que um outro importante critério na escolha do parceiro é a confiança. Isto significa que para além dos recursos que o parceiro possa ter, o mais importante é poderem confiar no parceiro. Com os resultados obtidos pode-se afirmar que a reputação tem um papel importante no processo de cooperação empresarial, pelo menos nas PME aqui estudadas, porque os responsáveis das PME referiram a sua importância quando questionados acerca da mesma. Face aos resultados alcançados, com o presente estudo espera-se ajudar os empresários-gestores das PME a caracterizar e a entender o fenómeno da Cooperação Empresarial e, que contribua de forma positiva para a escolha do parceiro ideal. Se as PME considerarem a reputação e a confiança na seleção dos seus parceiros, estas empresas conseguem obter um bom desempenho nas relações de cooperação formadas. Os resultados obtidos podem ainda ser utilizados para orientar futuras empresas na escolha de um parceiro certo para a formação de um acordo de cooperação, a fim de aumentarem a sua resposta no mercado e a sua vantagem competitiva. Outras implicações do estudo serão ainda apresentadas.
- Efeitos da aplicação de um programa de treino de resistência em circuito, seguido de destreino, no desempenho físico de Jogadores de Futebol Sub15Publication . Neto, Lourival Vianna da Silva; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente estudo teve como objetivo principal analisar os efeitos de um programa de treino de resistência em formato de circuito (TRC) durante seis semanas, seguido de um período de destreino de quatro semanas, no desempenho físico de jovens jogadores de futebol. Vinte jogadores de futebol sub15 (13,30 ± 0,47 anos; 1,63 ± 0,08 m; 52,23 ± 10,65 kg; IMC 19,49 ± 2,54; 6,25 ± 2,46 ETF) participaram no estudo. Para analisar os efeitos do TRC foram realizadas avaliações em indicadores de desempenho físico antes e após a aplicação do programa de treino, tais como: salto com contramovimento (CMJ), Bangsbo Sprints Repetidos, Illinois Agility Test, Yo-yo Intermittent Recovery Test Level 1 e Modified 300 m Shuttle Run Test. Para calcular as diferenças intra-grupos em cada variável, foi utilizada a análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas; (Tempo: Pré-treino, Pós-treino e Destreino) e complementarmente foi feita uma análise inferencial baseada na magnitude dos efeitos de forma a interpretar os efeitos práticos dos resultados obtidos. Diferenças significativas foram encontradas nos resultados após a execução do programa de treino nas seguintes variáveis: i) CMJ Best e Total Time, ii) Bangsbo Total time e Average, iii) Yoyo Distance e VO2máx, iiii) Illinois Average e Best, iiiiii) Shuttle Run Total time. O estudo permitiu concluir que a inclusão complementar do TRC em sessões de treino no futebol, parece ser um método eficaz para a melhoria da capacidade física em jovens jogadores sub15, em particular na melhoria de indicadores como a capacidade de realização de sprints repetidos, salto vertical, agilidade (capacidade de realizar mudanças de direção), capacidade anaeróbia e capacidade aeróbia.
