Browsing by Author "Rato, Tatiana Miraldes Paulo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação das TI na logística e a sua influência na melhoria da competitividade das empresas/cadeias de abastecimentoPublication . Rato, Tatiana Miraldes Paulo; Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido; Santos, Fernando CharruaNeste contexto de globalização onde a competitividade é efetivamente global, torna-se nuclear dar especial atenção aos processos logísticos e às suas potencialidades para reduzir os custos, o tempo de resposta aos pedidos de encomenda ou melhorar o serviço ao cliente. A logística representa assim uma ferramenta poderosíssima para a vantagem competitiva capaz de proporcionar às empresas uma superioridade face à concorrência. Com o intuito de maximizar as potencialidades da logística, as TI surgem como uma forma de apoiar as empresas a ganhar terreno no ambiente competitivo, obtendo uma resposta igual ou superior à concorrência. Numa perspetiva teórica e analítica este estudo pretende analisar quais os benefícios associados à adoção das TI como forma de potenciar ganhos de competitividade para as empresas. Para isso, foram levantadas proposições que foram suportadas através da literatura existe bem como pela análise a diversos casos de estudos já efetuados. Relativamente aos resultados encontrados indicam que existe uma relação positiva entre a adoção de tecnologias, nomeadamente o RFID, R.A. e big data analytics e o ganho/manutenção da vantagem competitiva. Através da utilização destas tecnologias é possível alcançar melhorias em vários processos que se encontram inerentes ao longo da cadeia de abastecimento, como é o caso da redução de custos associados à mão de obra, melhoria no controlo de inventários e na gestão dos canais de transporte bem como uma melhoria no serviço ao cliente. A melhoria destes parâmetros tem como consequência um ganho de competitividade face aos concorrentes o que permite que as empresas consigam atender às necessidades do mercado de forma diferenciada aumentando a satisfação do cliente.