Browsing by Author "Reis, Benilde Mendes dos"
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- Alfaiataria na contemporaneidade: Alfaiataria artesanal e alfaiataria industrial, um estudo de casoPublication . Reis, Benilde Mendes dos; Pereira, Maria Madalena Rocha; Moura, Catarina Isabel Grácio deInicialmente, o vestuário foi simplesmente uma forma de cobrir o corpo. Embora tenha começado como uma solução prática para um conjunto de necessidades físicas e simbólicas, rapidamente se tornou perceptível para alguns que poderiam rentabilizar essa necessidade simultaneamente individual e colectiva, fazendo esse trabalho para outros de modo a que as pessoas não o tivessem que fazer por si mesmas. Essas pessoas então começaram a pagar em moeda por receber esses bens ou serviços, nascendo assim os alfaiates. “O conhecimento e a arte da alfaiataria, do corte e costura do tecido – os dois aspectos básicos da construção de um padrão de roupas – desenvolveu-se gradualmente na Europa entre os séculos XII e XIV.” (BOYER, 1996) Esta dissertação pretende explorar, questionar e analisar as diferenças entre alfaiataria artesanal e alfaiataria industrial. A crescente preocupação com o facto de a alfaiataria artesanal estar em vias de extinção fez com que, numa primeira abordagem, fosse considerada uma pesquisa da evolução do vestuário masculino, pois esta evoluiu ao lado da alfaiataria artesanal e industrial até aos dias de hoje. Concluímos que existe espaço no mercado para estas duas potências de vestuário, cada uma com as suas características e particularidades, de forma a poderem coexistir ao mesmo tempo sem uma prejudicar a outra.
- Questões de Género no Vestuário Sem Género: Tendência versus ParadigmaPublication . Reis, Benilde Mendes dos; Pereira, Maria Madalena Rocha; Jerónimo, Nuno André Amaral; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoNo que diz respeito a moda, vestuário e género, os investigadores de vestuário há muito tempo que são fascinados pelas diferenças entre roupas e a aparência de homens e mulheres – mesmo antes da introdução do conceito de género como um padrão socialmente construído, separado do sexo biológico. De facto, é quase impossível estudar o vestuário sem considerar o género. Quando uma peça de vestuário é vista numa coleção no museu, uma das primeiras categorias em que é classificada é 0 sexo do utilizador, (Paoletti, 2018). Tendo sido escolhido um objeto de estudo específico relacionado com a moda contemporânea, pretende-se estudar o vestuário sem género a partir de uma abordagem sociológica, acerca dos tipos de género, das suas diferenças e do comportamento do consumidor de moda. Como consequência desta opção, obter-se-á uma investigação com uma perspetiva interdisciplinar. Neste contexto de vestuário sem género é importante abordar, não apenas a pesquisa de Design de Moda, mas também de áreas científicas como Sociologia e Marketing (comportamento do consumidor), bem como diversos subtemas inseridos nesses campos do conhecimento. O presente estudo foca-se em compreender e analisar questões e aspetos atuais da sociedade, relativamente a questões de género no vestuário, quer nas coleções de moda dos criadores e das marcas, quer dos consumidores. Procura-se ainda aferir se a moda sem género será um paradigma ou apenas uma tendência. O enquadramento da temática será feito através de uma detalhada revisão da literatura sobre questões de género, comportamento do consumidor e o vestuário sem género em Design de Moda. A investigação realizada usa uma combinação de metodologias, qualitativa e quantitativa, por meio da utilização do método da triangulação (qualitativa-quantitativa-qualitativa), para tratar os dados recolhidos através de uma análise de imagens, do desenvolvimento de um questionário e de uma coleção cápsula. Para a análise de imagens foram selecionadas sete marcas/designers, que tenham feito coleções, ou as suas marcas sejam classificadas como unissexo ou sem género, dos quais foram recolhidas 117 imagens, para uma análise feita através do software MaxQDA. O questionário desenvolvido foi colocado online para o consumidor de vestuário da população portuguesa, numa amostra não probabilística e de conveniência. Desta forma, foram obtidas 650 respostas válidas para se proceder a uma análise multivariada e univariada. Nesse sentido, numa fase final desta investigação e face aos resultados obtidos da análise de imagens e dos resultados da análise do consumidor desenvolveu-se uma coleção cápsula de peças de vestuário sem género, das quais, por meio de detalhes na modelagem, estas pretendem vestir tanto no corpo de mulher como de homem, que podem oscilar entre diversos tamanhos. Diante dos resultados obtidos, o trabalho desenvolvido constitui um ponto de partida para futuras investigações e discussões no vestuário sem género. Particularmente a estrutura aplicada mostrou ser útil para o estudo do vestuário sem género e dos seus consumidores. O trabalho desenvolvido apresenta também contribuições teóricas pertinentes para uma evolução do conhecimento do consumidor de vestuário na atualidade e para o vestuário sem género, que podem ser relevantes não só para o meio académico como também do ponto de vista prático para marcas e designers da indústria do têxtil e do vestuário. Para que no desenvolvimento de projetos e coleções, marcas e designers que tenham um determinado segmento tenham em consideração um conjunto de atributos e fatores valorizados pelo consumidor de vestuário, em que alguns deles diferem em termos de valorização em função das características demográficas-sociais.