Browsing by Author "Ribeiro, Bruno Rafael Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Ribeiro, Bruno Rafael Alves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. Neste capítulo são apresentados todos os itens considerados relevantes no desenvolvimento de todo estágio pedagógico pelo grupo de estagiários, principalmente o meu próprio desempenho e trabalho realizado, na entidade de estágio, o Agrupamento de Escolas do Fundão. Inicialmente são apresentados os meus objectivos enquanto estagiário, bem com as minhas expectativas e realidade denotada. Em seguida, exponho os objetivos da Escola bem como os do grupo de Educação Física, para este ano letivo, e também é executada uma breve caracterização do Agrupamento. A passagem pela Escola, enquanto professor de Educação Física, proporcionou diversas vivencias e situações que contribuíram para o crescimento profissional, pessoal e social. No decorrer do estágio estive responsável por uma turma do segundo ciclo, turma 5ºC, tendo também lecionado a outras turmas dos diferentes ciclos. Esta foi também a minha direção de turma, tendo acompanhando todos os processos e procedimentos necessários para as diversas situações. No âmbito do desporto escolar, foram várias as atividades em que estive presente e ajudei no seu desenvolvimento, tendo também ficado responsável pelos treinos e acompanhamento nas competições do grupo de ginástica acrobática e artística, dos diferentes níveis. Por fim, são apresentados os aspetos considerados como positivos e negativos, finalizando com as considerações finais do contributo do estágio para a minha formação profissional. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.