Browsing by Author "Ribeiro, Catarina Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os estilos motivacionais, a prática do exercício físico e o bem-estar psicológico em idosos: estudo exploratórioPublication . Ribeiro, Catarina Oliveira; Ramos, Ludovina Maria de Almeida; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsA presente investigação teve como finalidade compreender e analisar os fatores que motivam os idosos a praticar atividade física e de que forma este facto contribuiu para o seu bem-estar físico e psicológico. Desta forma, contextualizou-se a problemática do envelhecimento ativo tendo em conta o Modelo Ecológico de Lawton e os contributos da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan. Para o efeito, descreveu-se e caracterizou-se os estudantes universitários seniores relativamente aos estilos motivacionais, à prática de atividade física e aos níveis de bemestar psicológico, bem como a compreensão de algumas associações entre estas variáveis. Realizou-se um estudo de natureza transversal, constituído por uma amostra de 70 estudantes universitários seniores, estudantes de Universidades Seniores localizadas no Porto e em Santa Maria da Feira. O protocolo de instrumentos administrado aos participantes foi constituído por: o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Regulação de Comportamento no Exercício Físico (BREQ-2) (Palmeira, Teixeira, Silva & Markland, 2007), a Escala de Ânimo ou a Escala de Moral do Centro Geriátrico de Filadélfia; Lawton, 1975; versão portuguesa de Paúl, 1992) e o Mini exame do Estado Mental (Folstein & Mchugh, 1975; adaptado para a população portuguesa por Guerreiro & Colabs, 1994). Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que a maior parte dos participantes tinham um estilo de vida saudável e que, com a entrada nas universidades seniores, aumentaram a prática do exercício físico, sendo que 65 (94.2%) indicaram que estas atividades tiveram impacto nas áreas da sua vida. Para além disso, verificou-se a existência de correlações positivas, estatisticamente significativas, entre a regulação externa e a idade, bem como entre a regulação externa e o número de bisnetos. Os resultados sugeriram, ainda, a existência de uma associação negativa entre a regulação introjetada e a idade, estando as atitudes no envelhecimento associadas positivamente às habilitações académicas e ao tempo na universidade sénior.