Browsing by Author "Rocha, Tatiana Alexandra Paiva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes e Motivação dos Alunos em Atividades Gímnicas nas Aulas de Educação FísicaPublication . Rocha, Tatiana Alexandra Paiva; Lourenço, Carla Cristina VieiraO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserida no 2º Ciclo de estudos, com o objetivo de obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade da Beira Interior. O relatório está dividido em duas partes. A primeira parte aborda o estágio pedagógico em si, efetuado na escola básica e secundária Soares Basto, detalhando todas as atividades desenvolvidas, trabalhadas e atuadas. No primeiro capítulo, é apresentada a intervenção pedagógica realizada no ano letivo de 2023/2024. Neste contexto, são analisadas as várias áreas nomeadamente: Organização e gestão do Ensino aprendizagem, Participação na Escola e Relação com a Comunidade e Desenvolvimento Profissional. A segunda parte, intitulada Investigação e Inovação Pedagógica, trata do desenvolvimento de um projeto de investigação concretizado na Escola de acolhimento do Estágio. Este projeto, cujo tema é "Atitudes e Motivação dos Alunos em Atividades Gímnicas nas Aulas de Educação Física", contou com a participação de 232 alunos, com idades entre 10 e 17 anos, pertencentes ao 5º, 7º e 10º anos. O estudo teve como objetivo geral investigar as atitudes e motivações dos alunos em relação às atividades gímnicas nas aulas de Educação Física, identificando fatores que podiam influenciar negativamente o seu envolvimento nessas atividades. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a maioria dos alunos da Escola Básica e Secundária Soares Basto demonstra uma apreciação pela prática de ginástica, especialmente entre os alunos mais velhos. Isso sugere que o contato contínuo com a ginástica e a experiência adquirida ao longo dos anos escolares influenciam positivamente a atitude dos alunos em relação a essa modalidade. No entanto, a perceção de dificuldade das atividades, a monotonia das aulas de ginástica devido à falta de variedade e a preocupação com o risco de lesões emergiram como barreiras significativas para o envolvimento dos alunos.
